Translater

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Há quem diga



Há quem diga
que o poema só vale uma ilusão
de salvar do naufrágio a certeza
arrumada além-mar do coração.

Há quem jure
que a alegria vale menos que a pobreza
de carpir a presença da saudade
no sorrir macilento da tristeza.

Também dizem
que um poeta só vale a ingenuidade
a cuidar que é verdade o seu amar
sem julgar o que é falso ou realidade.

Ainda assim,
é no todo que eu busco o meu trovar
sem banir a contenda que me assola
no silêncio dos cantos por achar.



Jaime Portela


52 comentários:

Karocha disse...

Se o dizem é mal, e é porque não o sabem Jaime !!!

Bfs

Bjocas

Marta Vinhais disse...

Mas a verdade é sempre dita....nos poemas escritos na saudade do tempo...
Lindo...
Obrigada pele visita
Beijos e abraços
Marta

Cidália Ferreira disse...

Excelente poema! Amei. Obrigada pela partilha

beijos

Luna disse...

"Há quem diga",

deixem o poeta poetar
escrever com a tinta do mar
e nesse redemoinho do coração
vai compor com emoção

Beijinhos

chica disse...

Beleza de poesia e inspiração sempre ,Jaime! Gostei muito! abraços, ótimo fds! chica

Andreia Morais disse...

Um poema carrega sempre tanto em si!

r: Recomendo :)
Boa semana*

Lua Singular disse...

Oi Jaime,
Suas poesias são lindas.
A poesia nos transporta para o ar
É uma bela emoção que nos encantam.
Beijos no coração
Lua Singular

Franziska disse...

Ingenioso y lleno de sentido, ha sido un placer toda la lectura pero me quedo, de modo muy especial, con esta estrafa con la que se cierra el poema:

Ainda assim,
é no todo que eu busco o meu trovar
sem banir a contenda que me assola
no silêncio dos cantos por achar.

Saludos muy cordiales y afectuosos. Franziska

Pedro Coimbra disse...

Uma das situações óptimas em que se pode dizer com o povo que "vozes de burro não chegam ao Céu".
Aquele abraço, bfds

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Maravilhoso poema!
Abraço amigo.

Mirtes Stolze. disse...

Bom dia Jaime.
Há quem diga tanta coisa, mas o que eu digo rsrs,é que as almas do poeta é muito mais elevada pois tem uma sensibilidade acurada. Como sempre uma bela poesia. Um feliz final de semana meu amigo. Grande abraço

Suzete Brainer disse...

A poesia é um "voo" expressivo das palavras
em liberdade!...

A tua poesia sempre em grande inspiração, amigo Jaime.
Beijo.

Vera Lúcia disse...


Por isso você é um grande poeta, Jaime!
Lindo poema!

Tenha um ótimo final de semana!

Abraço.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Pois é isso mesmo, caro Jaime, ao poeta cabe o seu espaço, longe das tantas atribulações da vida, crua realidade do dia a dia, para ali construir o seu canto poético.
Um belo poema. Parabéns.
Um abraço.
Pedro

manuela barroso disse...

Deixa que digam , querido amigo , o que importa é que tragas a nudez da tuas palavras com toda a poética que estas vestem . Belo manto !
Bji , Jaime 😘

Graça Pires disse...

Muito belo, Jaime! Por isso Poeta te chamamos...
Um bom fim de semana, meu amigo.
Um beijo.

luar perdido disse...

Querido Amigo, há quem diga tanta coisa neste mundo... O que é verdade para uns será mentira para outros. O que importa é a alma, o coração, o sentir e o solfejo de alma de um Poeta. A tua Jaime. Mais um canto no silencio do trovar - e, se me permites, penso que já achaste o que é amar.
Que jamais percas essa sensibilidade e esse dom de pores nas palavras a beleza que te vai na alma.
Bom fim de semana, amigo.
Beijo de luar

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Jaime,quantas verdades nesse seu poema!
Muitas vezes os poetas escrevem verdades e outras não,somente ele sabe o que é falso e o que seja realidade.

Gostei muito.

Bjs,obrigada pela visita e um ótimo final de semana.
Carmen Lúcia.

SOL da Esteva disse...

Mas eu penso
Que o Amor faz partir o coração,
Quando a saudade não é ilusão
E a Vida já me acena com seu lenço.


Abraço
SOL

Os olhares da Gracinha! disse...

Jaime ter alma de poeta não é para todos!
Os seus poemas são dignos de leitura!!!
Bj

cantinhovirtualdarita disse...

Passando para deixar uma mensagem!!

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado dos amigos, com certeza vai mais longe.
Clarice Lispector

Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

RN disse...

Nunca se pode agradar a todos, mas o seu talento para a poesia é inegável.
Belo poema!
Bom fim-de-semana, beijo.

Teresa Almeida disse...


É essa a contenda que nos move: o "silêncio dos cantos por achar."

Se te sigo é porque me revejo na tua escrita.

Beijinho, Jaime.

Tais Luso de Carvalho disse...

O poeta diz tudo o que pensa, diz tudo o que quer de uma maneira elegante, verdadeira (porque sabe usar as entrelinhas) sem perder o foco. E ainda dentro da simetria. E o que vemos é que ninguém se sente ofendido!
Um Beijo, poeta.

Daniel Costa disse...

Jaime Portela
Excelente poema, excelente modo de equacionar a vida através da poesia.
Abraço

Manuel Veiga disse...

assim os poetas de corpo inteiro
"nada do que é humano me é estranho!

abraço, caro Jaime.
gostei, deveras.

Fê blue bird disse...

O meu amigo escreve com equilíbrio, conjugando sempre de forma poética e bela todas as emoções.

Siga sempre a sua intuição, pois está certa!

Um beijinho e bom fim de semana

O Toque do coração

Maria Rodrigues disse...

Tanto se diz ... mas o importante é que a força e encanto da poesia aliviam e iluminam a nossa alma.
Maravilhoso poema
Um abraço
Maria

Daniela Silva disse...

Eu sei que é só um poema, mas não posso concordar com o a alegria vale menos que a pobreza. A alegria é um dos nossos maiores bens :)

Um beijinho com carinho

Diamonds In The Sky, Daniela Silva

saudade disse...

O mais importante é o que os poetas transmitem nas palavras.... E tu indiscutivelmente falas pelos teus poemas. Adorei como sempre ler te.
Beijo de ....Saudade

Bell disse...

Simplesmente lindo!!

bjokas =)

Bandys disse...

Ola Jaime,

Sempre belo seus poemas cheio de emoção.
Há quem diga que o poeta desnudam a alma
e eu acredito.
Beijos meu amigo

Edum@nes disse...

Até não sei como comentar,
esse seu poema bem escrito
todavia, fazê-lo vou tentar
continue a navegar caro amigo!

Tenha uma boa tarde,
agradável o dia 25 de Abril
na vida a saúde não lhe falte
consigo seja sempre gentil!

Um abraço.

Mariazita disse...

Olá, Jaime
Depois de uns dias de ausência, primeiro por umas mini férias, depois por doença, estou regressando, devagar...

Dizem? Deixa dizer...
Eles não sabem... nem sonham... o que é ser poeta!
Pois que continuem na ignorância!
Gostei muito, amigo Jaime.

Votos de uma semana muito feliz.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Lídia Borges disse...

"Ainda assim,
é no todo que eu busco o meu trovar"

Precisamente!

Lídia

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP
Dizem tanta coisa, e guardam tanta coisa que deviam dizer.
E é por isso que te chamam Poeta!
Gostei muito deste trabalho!
Boa Semana
Beijinhos
:)

Ana Tapadas disse...

É no poema que a verdade humana habita...por isso,tu, poeta tão bem os escreves.

Beijo amigo.

Catarina disse...

Lindo Poema :)


Muito obrigada por estas tão belas palavras que fizeram-me sorrir.

Continuação de uma boa semana.

Clau disse...

Olá Jaime,
Os poetas devaneiam com sensibilidade
e desenvoltura sobre o amor e sobre quase tudo...
Sua inspiração é sempre bela!
Beijos ;)

Fá menor disse...

E diz Fernando Pessoa: "O poeta é um fingidor/ Finge tão completamente /Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente"

Eu digo: seja o poeta um sonhador!

Boa semana, amigo, com poesia no seu todo!

Bjs

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, os poetas revelam o seu estado de alma através da criação de poemas.
AG

Arte & Emoções disse...

Olá Jaime! Gostei bastante do teu poema, com ênfase para a estrofe abaixo:

Também dizem
que um poeta só vale a ingenuidade
a cuidar que é verdade o seu amar
sem julgar o que é falso ou realidade.

Abraços,

Furtado

Brisa disse...

Meu querido Jaime
Eu digo:
O poema não é ilusão.
É a verdade do nosso coração.
A presença,a saudade,
a alegria e o sorriso
e o poeta em silêncio,ganha asas e voa...

Bjo e desejo-te uma continuação de uma boa semana

Berço do Mundo disse...

Dizem muita coisa, mas o poeta não pode negar a sua natureza. É um fingidor e também um trovador. E as suas trovas encantam-nos sempre.
Abraço
Ruthia d'O Berço do Mundo

Maria Luisa Adães disse...

Um encanto seu poema

"é no todo que eu busco o meu trovar"...

E é no todo
que o poema toma vida e encanto!


Maria luísa

Ana Freire disse...

Só cada um sabe o que a poesia representa para si... e apenas pode imaginar o que a mesma pode representar para os outros...
Que se faça poesia com prazer, amor e paixão... e já a poesia terá cumprido a sua missão...
Um belo poema, que nos faz reflectir, sobre o importante papel da poesia!...
Beijinho! Continuação de uma boa semana!
Ana

Agostinho disse...

Ora, viva amigo Jaime!

o poeta diz e finge
e quando finge
desvenda a esfinge
E a maioria nem atinge

Um abraço.

Jaime Portela disse...

*******************************************************************************

Caros amigos, obrigado pelos vossos comentários. Voltem sempre.
Entretanto, acabei de publicar um novo poema. Espero que gostem.
Continuação de boa semana para todos.
Saudações poéticas.

*******************************************************************************

Odete Ferreira disse...

Não sei como me passou este poema! Imperdoável, mas cá estou.
"Ainda assim
é no todo que eu busco o meu trovar"
Meu amigo: nestes versos, eu digo e juro, é precisamente isso o apelo da escrita, é precisamente por isso que vale a pena o canto dos poetas.
Adorei!
Bj, Jaime

Parapeito disse...

gostei, gostei muito.
Brisas doces *

Graça Alves disse...

Adorei, Jaime!
beijinho

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Que maravilha seu poetar, pura sensibilidade em versos que nos faz viajar nos sentimentos. Beijos!