Translater

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Incontáveis são os eus que nos habitam



Incontáveis são os eus que nos habitam.
Diferentes os meus dos teus,
mesmo não os podendo comparar,
porque, tal como tu, por dentro não me vejo.
Vejo-te quando te imagino ou sinto,
mas desconheço qual de mim te vê.
Não sei qual de ti me imagina e sente,
nem sei qual de mim tu vês.
Se eu chamar de alma
àquilo que em nós imagina e sente,
as almas que temos são muitas.
Tantas almas quantos os eus,
que lutam entre si continuamente
para monopolizarem o imaginar e o sentir.
Porém, quando nos tocarmos, vamos contar
quantas das nossas almas se beijam
e, só então, saberemos se é com amor
que os nossos eus se entrelaçam.




Jaime Portela


49 comentários:

Pedro Luso de Carvalho disse...

O poema "Incontáveis são os eus que nos habitam" é o canto instigante do poeta que vai além da estética na abordagem desse tema, como se pode ver por por seus primeiros versos:

"Incontáveis são os eus que nos habitam.
Diferentes os meus dos teus,
mesmo não os podendo comparar,
porque, tal como tu, por dentro não me vejo."


Parabéns por mais uma bela criação poética, caro amigo Jaime.
Um grande abraço.
Pedro

Marina Filgueira disse...

¡Hola Jaime!!!

¡Agradezco tu huella! Y cambio de tema: (decirte, que non e bon eso de termos moitos eus) no es buena cosa... Creo que siendo uno mismo, las segundas personas sabrán a que atenerse; y uno mismo también.
Es un texto precioso y para debate, tiene puntos importantes a debatir además amoroso, cuando se trata de amor, ¡hay que ver lo que hace la imaginación!... Je je.

Un saludo y se muy -muy feliz.

Ivone disse...

Ah, que lindos versos, nossa, me fez refletir nos "eus" que habitam cada um de nós!
"..as almas que temos são muitas..." e são mesmo meu amigo poeta sensível, li e reli, poderia citar cada verso que me fez me prender aqui e digo, todos!
Abraços bem apertados!

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

São inimagináveis os nossos "eus" quando se encontram e se identificam.
Lindo poetar Jaime.
Bjs e obrigada pela visita.
Carmen Lúcia.

Cidália Ferreira disse...

Fantástico maravilhoso. Parabéns.


Beijo e uma noite feliz

Larissa Santos disse...

Que poema fantástico. Parabéns

Hoje, em texto:-Aves que esvoaçam ... Afastamento dilacerante...

Bjos
Votos de uma feliz Quinta Feira.

Ailime disse...

Boa noite Jaime,
Um poema magnífico em que os "eus" se entrelaçam de forma sublime.
Beijinhos,
Ailime

Lua Singular disse...

Nossa Jaime!
Fiquei encantada com sua poesia.
Bem diferente e enigmática.
Amei
Beijos no coração
Lua Singular

HD disse...

"...só então saberemos se é amor"
Muito bonito! :-)

Recomenzar disse...

me encanta tu romance con las letras me deja mágicamente feliz

A Nossa Travessa disse...

Caro Jaimamigo

Subscrevo o comentário do Pedro Luso de Carvalho. O nosso comum Amigo é um especialíssimo analista literário! Repito o voto dele: Muitos parabéns!

Também repito o meu pedido de ires à Nossa Travessa e comentares. Muito obrigado. No momento tão doloroso que estou a passar pode servir-me de lenitivo.
Um abração do teu amigo
Henrique, o Leãozão...+

Odete Ferreira disse...

Deu-me especial prazer perder-me nesta espécie de silogismo poético; um exercício intelectual que, pela musicalidade e cadência imprimida, se verte
num belo poema.
Bjinho, Jaime

Pedro Coimbra disse...

Belíssimo poema, de grande sensibilidade e sentimento.
Aquele abraço, bfds

Tais Luso de Carvalho disse...

Tinha lido esse belo poema, Jaime, e jurei que tivesse já posto meu comentário!

"e, só então, saberemos se é com amor
que os nossos eus se entrelaçam."

Muito bonito, querido amigo, gosto desses temas.
Um beijo, e ótimo final de semana que está chegando!

Célia disse...

Um poema fantástico que nos leva a uma revisão de vida com tranquilidade do que somos e a que viemos... Explorar sentimentos... ainda que vagos! Belo!
Abraço.

Marta Vinhais disse...

Quando os "eus" se entrelaçam, estão completos....
Lindo...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Arthur Claro disse...

Muito bom.

Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com

Beijaflor disse...

Não tem conta, nem medidas
Tudo que em nós carregamos
Num deixar de” almas “aturdidas
Sempre que nos” eus “encaixamos.

Bom fim-de-semana

Abraço

Suzete Brainer disse...

Mais um poema de excelência, este no patamar de uma
profundidade belíssima...

Filosofia e Poesia que se unificam na expressividade
magnífica, amigo Jaime.

Apreciei imensamente!!

Um ótimo final de semana
Beijo.

Andreia Morais disse...

Somos feitos de tantos «eus». Mas é interessante perceber que todos se alinham quando encontramos o caminho/a pessoa certos
Belíssimo poema!

r: Por vezes, não é intuitivo, fazemos sem darmos conta
Obrigada e igualmente :)

manuela barroso disse...

Este registo poético, é o balouçar dos eue que nos habitam;
Se há um eu que se questiona, não precisará da resposta do outro eu?
E como gostei!
Beijo, Jaime

Elvira Carvalho disse...

Mais uma prova do excelente poeta que o habita.
Abraço e bom fim-de-semana

Toninho disse...

Poesia e reflexão amigo Jaime.
Bonita e profunda numa boa sabedoria.
Grande abraço

Teresa Isabel Silva disse...

Fabuloso!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Enquanto a chuva cai... disse...

Sábias palavras, Jaime. Só mesmo tocando para saber se é amor.

Gostei muito.

Beijinhos.

Teresa Almeida disse...

Interiorizamos teu poema e entramos nos abraços dos eus que nos habitam. E, não sendo coincidentes com os eus do outro, talvez nos busquemos no apelo da diferença e na urgência de viver.

Surpreendente e belo este poema, amigo Jaime.

Beijinho e bom fim de semana.

Evanir disse...

Ser sensível nesse mundo requer muita coragem.
Todo dia.
Esse jeito de ouvir além dos olhos,
de ver além dos ouvidos,
além do horizonte...
Esse amor tão vívido em terra em que
a maioria parece se assustar
parece que o mundo tem medo de amar.
Tenha um abençoado final de semana.
Um Domingo com missa ou culto
tanto faz Deus esta em toda parte.
Bjs.Evanir.
Sinto falta do seu carinho.
Ficaria feliz se pudece ver a tristeza do meu
profundo olhar.

Evanir disse...

Ser sensível nesse mundo requer muita coragem.
Todo dia.
Esse jeito de ouvir além dos olhos,
de ver além dos ouvidos,
além do horizonte...
Esse amor tão vívido em terra em que
a maioria parece se assustar
parece que o mundo tem medo de amar.
Tenha um abençoado final de semana.
Um Domingo com missa ou culto
tanto faz Deus esta em toda parte.
Bjs.Evanir.
Sinto falta do seu carinho.
Ficaria feliz se pudece ver a tristeza do meu
profundo olhar.

Ana Freire disse...

Tantos eus... quanto as emoções do momento, dadas as circunstâncias!...
Inspiração sempre no seu melhor, por aqui, Jaime!
Mais um belíssimo momento poético! Beijinho! Feliz fim de semana!
Ana

Manuel Veiga disse...

gostei muito do poema, caro Jaime
os dois últimos versos são a síntese perfeita
da "multiplicidade" dos "eus que nos habitam.

a "chave de oiro" do poema, como se fora um soneto!

abraço

Daniel Costa disse...

Nem mais Jaime Portela. Adoro os teus poemas. Quando crescer quero ser poeta como tu.

CONVITE A COMENTÁRIO
Brasil – País do futuro:
PERÍODO DE 1995 – 2018, QUATRO PRESIDENTES

amornaguerra.blogspot.pt


SOL da Esteva disse...

Quantos "eus" temos nós? As perspectivas de ver e conhecer, são imensas e variáveis.
Mas ainda há quem não se consiga ver ou encontrar!
Belo trabalho poético.


Abraço
SOL

Graça Pires disse...

Entrelaçados os eus nunca se separam. Haverá cumplicidade maior?
Uma boa semana, Jaime.
Um beijo.

JANE GATTI disse...

Profundo o pensamento da construção do ser. Embora possa parecer apenas um recurso poético, é um dado filosófico que leva à reflexão e porventura ao debate. Nossos "eus" se escondem e se revelam e se relacionam... A partir deles se constroem as nossas várias faces. Gostei muito, Jaime. Deste e dos poemas anteriores, pelos quais passeei, com prazer. Abraços.

Lucinalva disse...

Olá Jaime
Obrigada pelo comentário no meu blog, gostei muito. Bela poesia, abraços.

Erika Oliveira disse...

Que lindo poema, muito sensível e expressivo. Uma obra de arte.

saudade disse...

Dá vontade de beber as tuas palavras... De facto são incontáveis os eus que nos habitam...
beijo de ....
Saudade

By Me disse...

Eus ou máscaras? Há quem as crie para ludibriar os outros e depois a confusão é tão grande que acaba por se desconhecer e pode conduzir à loucura total!

Alma é outro domínio!

Belíssimo poema com muitas mais interpretações poéticas, filosóficas, estéticas...inovadoras...

Jaime, boa semana e sempre inspirações de grande qualidade!

Beijo.

Ana Tapadas disse...

Tantos somos, na realidade...
Belo poema!

Beijinho do Sul

Luiza Maciel Nogueira disse...

Tantos eus nos habitam, tantos eus somos, tantos eus nos sugerem eus. Que bárbaro! Belíssima poesia e muito profunda também. Um abraço!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

sensibilidade e talento neste trabalho.

sentires e eus diferentes mas quando se entrelaçam aí, sim é amor.

muito belo!

boa semana.

beijinhos

:)

Betonicou disse...

Maravilhoso amigo poeta. Como sempre sensibilidade e extrema poesia. abraço. ótima semana Jaime.

Minhas Pinturas disse...

Amigo mais uma magnifica poesia. É lendo poesias que acalmo meus pensamentos quando estou tensa, e esta foi assim para todos os meus eus e minhas almas. Obrigada por esta maravilha.
Grande abraço.
Léah

Maria Rodrigues disse...

Sim, são imensos os eus que em nós habitam.
Belissimo poema
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Majo Dutra disse...

Incontáveis são os 'eus' e as almas
e intermináveis são o teu engenho e
inspiração.
Um poema de leitura muito agradável.
Abraço, poeta amigo.
~~-

Diana Fonseca disse...

Tantos e tão complexos, diria.

rosa-branca disse...

São tantos, que por vezes nos surpreendem na positiva e na negativa. Maravilhoso quando se entrelaçam. Amei demais o teu poema. Jaime, uma boa semana e beijos com carinho

Jaime Portela disse...

*******************************************************************************
Caros amigos, obrigado pelos vossos comentários. Voltem sempre.
Entretanto, acabei de publicar um novo poema. Espero que gostem.
Continuação de boa semana.
Saudações poéticas.
*******************************************************************************

SOLIDARIEDADE disse...

O Pessoa não nos deixa mentir.
Abraços