Translater

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Não sei...




Sabes que eu posso
fazer os poemas de que gostas,
em que o burburinho das águas
te molhem os interstícios da alma
enquanto te sirvo colheradas de algodão doce
embebido nas palavras,
em que as castas metáforas de amor
te façam esquecer
a areia movediça dos mistérios
das coisas só explicadas em dogmas.

Sabes que eu posso
fazer os poemas que te fazem sonhar,
para que a fêmea depravada e enclausurada
nas palavras libertárias do teu corpo,
sempre submisso à minha espada amotinada
e que esperas desabotoada
sob a forma de flor de ninfa predadora,
se liberte do afogo da realidade
das coisas que não precisam de explicação.

Sabes que eu posso… mas eu não sei...
Tal como tu,
talvez eu não queira encontrar-te agora
para não nos perdermos depois.


Jaime Portela




55 comentários:

Andreia Morais disse...

Absolutamente maravilhoso! Essa quadra, final, então... Sublime

r: É mesmo, recomendo :)

Obrigada e igualmente

Célia disse...

Há certos momentos poéticos que nenhuma palavra os define... Melhor arquivar no na alma do coração para "um depois..."
Magnífico poema!
Abraço.

Cidália Ferreira disse...

Boa tarde!
Poema belo e sedutor!! Amei. Parabéns

Beijo e um excelente dia

Larissa Santos disse...

Brilhante poema. Adorei. Parabéns

Hoje:- Silenciada nas águas do rio.
.
Bjos
Votos de uma feliz Quinta-Feira.


Ana Freire disse...

Inspiração, e romantismo, numa sedutora conjugação!
Mais uma belo momento poético, por aqui, Jaime!
Beijinho! Continuação de uma óptima semana!
Ana

Beijaflor disse...


Caro Jaime,

De amor ninguém se perde
Mesmo á porta da igreja
Que em torrentes emerge
Sem importar quem o veja.

Bom resto de semana

Abraço

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Parabéns Jaime pelo poema tão bem delineado em palavras para um grande amor.
Gostei muito.
Bjs e obrigada pela visita.
Carmen Lúcia.

Regilene Rodrigues Neves disse...

J orra a poesia em tua alma
A grandeza do poema
I nspira-me versos simplórios
M ergulhados em tua beleza
E não sei se esse burburinho das águas

P oema que me faz sonhar...
O que sinto molha os interstícios da alma
R esgata-me a ode.
T alvez eu não queira
E ncontrar-te agora
L ibertárias palavras do teu corpo
A areia movediça dos mistérios...

Regilene Rodrigues Neves – em 22/02/2018

Anónimo disse...

Sabes que eu posso sempre dizer
... mas não digo.
Sabes se eu posso querer lembrar?
... o que aparentemente esqueço?

Não sei se ainda queres encontrar
...o que sentes perdido.

Talvez eu queira encontrar-te agora mesmo que suporte perder depois!

SOLIDARIEDADE disse...

Como diríamos (elogiosamente), aqui na Amazônia em nosso "dialeto caboclo", "égua da poesia". Temática amorosa metaforicamente bela.
Abraços.

Josélia Micael disse...

Que maravilhosa é esta poesia, como todas as que escreve!
Obrigada pela partilha:) adorei!
Beijo fraterno. Seja feliz!

Manuel Veiga disse...

grande o poder da palavra! quando assim usada com talento

gostei muito do poema, meu caro amigo

abraço

Minhas Pinturas disse...

Linda poesia, amei. beijinhos, Léah

Elvira Carvalho disse...

Então não sabe? Ela, eu, e todos os que o lêem, sabe que em poesia, há pouco que não possa escrever.
Abraço




À margem.
Obrigada pelo comentário de hoje. Eu nasci na Seca do Bacalhau. Lá cresci, vivi e trabalhei lá vários anos. Não tem conta as vezes que estive naqueles navios, nem as histórias que ouvi aos pescadores.
Abraço

HD disse...

Muito bonito, Jaime! :-)
Tu podes mesmo... ;-p

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Amigo Jaime Portela,
És um santo sem saber,
Pois o poeta é um ser
Que é santo e não se revela.

Santo por ter a chancela
De algo que lhe dá poder
De compor para render
Graças a coisa mais bela

Que é a doce poesia.
Sua santidade cria
A luz vinda de além.

Com tua luz e porfia
Tu dás a nós a alegria
Santa que nos faz tão bem.

Grande abraço. Laerte.

Graça Sampaio disse...

Muito bonito!! Suave como as ondas do mar do Algarve. Subtil como o amor deve mostrar-se. Sempre.

Muito bonito.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

É sempre bom saber
e resaber.
Lindos versos.
Bjins e/ou Abraço.
CatiahoAlc.

Pedro Coimbra disse...

Uma belíssima declaração de amor.
Aquele abraço, bfds

Lucinalva disse...

Olá Jaime
Linda poesia. Deus se revela a nós através da sua Palavra, a Bíblia. Quando recebemos a Cristo como Salvador, Ele passa a habitar em nós e conseguimos ouvir a sua voz, a paz se torna nossa companheira, independente das dificuldades desta vida. Um forte abraço!

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Sempre encantador passar por aqui e ver estes poemas maravilhosos.
Abraço

Olhar d'Ouro - bLoG
Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

Kasioles disse...

Me ha encantado. ¡Claro que puedes hacer con las palabras todo lo que te propongas!
Las palabras bien escritas y enlazadas en abrazos, son capaces de enamorar y llegar al corazón.
Pero bien dices que hay que estar seguro antes de conquistar un sensible corazón, las despedidas, el adiós, duele demasiado y es muy duro sufrir por amor.
Cariños y mis deseos de que tengas un feliz fin de semana.
kasioles

Graça Pires disse...

Sei que podes fazer os poemas que gosto e que fazem sonhar... Muito belo, Jaime.
Um beijo.

Enquanto a chuva cai... disse...


Um "chega pra lá" dito com muita elegância...

Vc é um gênio, Jaime.

Beijo.

Marta Vinhais disse...

Poder... podemos sempre... mas, às vezes, não temos a certeza de que vai ser eterno...
Nunca o saberemos se não arriscarmos.... e mesmo que doa... há memórias felizes...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Tais Luso de Carvalho disse...


Não sei... mas é mais um de seus belo poemas, amigo Jaime!
Um ótimo fim de semana, com mega inspiração!
Beijo.

Teresa Isabel Silva disse...

Como sempre as tuas palavras são maravilhosas!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Filha do Rei disse...

Oiii!! Primeira vez aqui e um privilégio ler seus poemas. Palavras que possuem alma, que voam entre um verso e outro.
Parabéns!!

Luísa Fernandes disse...

https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
Boa noite Jaime Portela, Obrigada por ter vindo e pelas simpáticas palavras.
Não sei...Um belíssimo poema e porque não, um Belo tema. Adorei, linda inspiração, o futuro só a Deus pertence!
Beijos, tenha um lindo fim de semana e volte sempre.
Luisa Fernandes

Odete Ferreira disse...

Com as palavras tudo podes, pois delas detens domínio mas há sentires que não cabem nelas.
Gostei muito, amigo.
Bjinho

Olinda Melo disse...


Nem tudo se pode nomear, pois corre-se o risco de ver a magia fugir.
E a magia é precisa. Todos nós gostamos de envolver os nossos sentimentos
em poesia que nos fale de romantismo. Sabemos que a carne é fraca mas isso
é compensado pelo espírito, ou a "anima" como dizem os filósofos.

Bom fim de semana, caro Jaime.

Abraço

Olinda

teresa dias disse...

Inspiradíssimo senhor poeta...
Os últimos versos são belíssimos!
Abraço e bom fim-de-semana.

Ana Tapadas disse...

Belo poema...ao lugar de uma ausência.
Beijo, meu amigo.

luar perdido disse...

Metáforas fabulosas, de uma doçura e um amor como tu sabes descrever.
Um poema fabuloso querido amigo. Aliás... qual é o espanto? É teu, está tudo dito.

Bom fim-de-semana, amigo Jaime
Beijo de luar

Emília Pinto disse...

Nunca sabemos verdadeiramente o poder que as nossas palavras terão sobre a pessoa amada, sobre aquelas que estão à nossa volta, sobre qualquer comunidade onde estejamos inseridos. Nem todos sabem fazer poemas, mas todos nós falamos, escrevemos e há que ter cuidado com as palavras usadas. E " eu sei " que não posso fazer um poema, porque " não sei " alinhar as palavras em verso, " não sei " também falar e explicar as inquietantes questões do teu ultimo post; " sei que " a minha pequenez me impede de entender certos mistérios da vida, da morte, de Deus, da natureza, mas, amigo, " eu sei " que dou muito valor às pessoas que têm fé e que não precisam de ver para crer; não é que eu precise de ver para crer, mas há certas coisas que me " ultrapassam " e que me levam a dizer " : respeito todo o tipo de crenças, pois não sou ninguém para duvidar daquilo em que os outros pensam " "Eu não sei " nada de poesia, mas tu, Jaime, sabes muito e " eu sei "que adoro cada poema que fazes . Continua, amigo! Um bom fim de semana, beijinhos
Emilia

Mariazita disse...

A hesitação no amor, o retardar o momento que se prevê delicioso... aumentam o prazer do encontro quando ele se concretiza.
Romântico, com um subtil toque de sensualidade, é um excelente poema!
Parabéns, meu caro Jaime.

Votos de um Domingo feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Marina Filgueira disse...


¡Hola Jaime!!!

Poeta del alma tú, claro que puedes no hay más que leerte esas poesías tan sugerentes que abrazan en amor. Hay cosas que no necesitan ser detalladas simplemente se perciben y pienso que atinas muy bien...

Me ha gustado mucho leerte, es un precioso poema.

Te dejo mi abrazo fraterno y mi gratitud.
Ten un feliz domingo.






Rute Beserra disse...

Uma estética poeta,maravilhosa, parabéns pelos transcritos!
Boa semana, beijinhos!

Gracita disse...

Tudo podes com as palavras quando se és um dilapidador de sentimentos para metaforizá-los em versos deslumbrantes como os desse seu magistral poema, Jaime
Um afetuoso abraço

SOL da Esteva disse...

"[...]Sabes que eu posso… mas eu não sei...
Tal como tu,
talvez eu não queira encontrar-te agora
para não nos perdermos depois."
Se mais se pudesse dizer, apenas diminuía o sentido de todo o Poema.
Parabéns.

Abraço
SOL

alexandra disse...

Lindo, lindo..!

Um beijo.

Teresa Almeida disse...

Um regalo poético, como tão bem sabes. E se a poesia não tiver este chamamento, este pulsar, não se cumpre.

Boa semana, amigo Jaime.

Beijo meu.

Anete disse...

Um bom e inspirado poema.
Tenha uma boa semana... Muita paz e um abraço.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

Pois é!
Sabem os dois?
Mas, há coisas que ignoramos saber.
Delicado, suave e com um toque sensual.
Um dos teus melhores poemas.
Boa semana.
Beijinhos
:)

regina ragazzi disse...

Primoroso!!!

Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza disse...

Olá caro amigo Jaime!
Que beleza de versos, gostei demais da segunda estrofe que fala da sexualidade com elegância e sutileza. Vc sempre nos presenteia com suas obras impecáveis e belas! Parabéns!
Desejo um radiante amanhecer.
Abraços!

Diana Fonseca disse...

Que poema maravilhoso. Mais um.

rosa-branca disse...

Claro q sei do que és capaz e como prova este belo poema, que amei demais. Jaime, boa semana e beijos com carinho

Arte & Emoções disse...

Olá Jaime! Belo, profundo e um tanto metafórico poema. Parabéns!

Abraços,

Furtado

SOLIDARIEDADE disse...

Passei para ver as novidades e deparei-me, de novo, com um dos mais belos versos que já pude ler. Superb.
Abraços.

Suzete Brainer disse...

Um poema excelente e tão belo, muito belo!!...

Apreciei muito, amigo Jaime.

Ótima semana!

Beijo.

Maria Rodrigues disse...

O meu amigo faz poemas que nos encantam e fazem realmente sonhar.
Um poema sublime.
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Betonicou disse...

Jaime, Jaime! Confesso amigo que fico pasmo ao ler-te. Poesia que sempre nos acaricia a alma e nos acalenta o coração. Belíssimo como sempre poeta. Minha admiração não fora por acaso. Desculpe-me pela demora meu caro. Escrevendo livro, além de muitos outros afazeres. Aqui me descanso, um pouco. Abraço!

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Um poema lindíssimo repleto de amor e sedução.
Um beijinho e bom fim de semana.
Ailime

Verânia Aguiar disse...

Muito bom estilo! abraço!