Translater

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Gostava [529]

 


Gostava que me fitasses nos olhos

e me falasses sem papas na língua.

Que não vacilasses

e me dissesses se és o temor

ou a voz a perder-se de timidez.

Inquietas-me mas, na verdade,

não me fechas a porta.

Foi a moral que te implantou,

mas és o conchavo

e o egocentrismo alheio

enraizado no meu egoísmo

resumido a meia dúzia de princípios

para o bem-estar dos outros.

Sou uma vítima fácil

para os predadores que não incomodas

e anulas-me parte da vida

sem conseguir desfazer-me de ti.

Mas, sem ti,

a vida seria o contrário da escultura:

nascendo com uma configuração

carregada de poesia,

iríamos esculpindo a existência

até conseguirmos obter

um cruel penedo selvagem.

Minha querida consciência,

cuida de mim que eu cuido de ti.

 

© Jaime Portela, Outubro de 2023


46 comentários:

silvia de angelis disse...

Grande eleganza poetica, in questo testo elaborato con l'anima.
Un caro saluto

Silvia De disse...

Grande eleganza poetica in questo testo di grande sensibilità.Un caro saluto

brancas nuvens negras disse...

Um poema de resignação onde o personagem que o autor criou fala de prisão sentimental e de abuso psicológico. Situação algo comum que se sofre em silêncio.
Um abraço.

Janita disse...

Amigo Jaime, eis um belíssimo poema que eu interpreto como algo que acontece frequentemente: O dilema, "nem contigo e nem sem ti".

Agora vou reler, entranhar e comparar com o meu próprio sentir.

Um beijinho amigo e votos de excelente semana.

Cláudia disse...

Muito bonito, adorei

Cláudia - eutambemtenhoumblog

Daniele Verzetti il Rockpoeta® disse...

Parlare di Coscienza senza essere banali è praticamente impossibile, tu sei semplicemente stato straordinario!!!!!

Anónimo disse...

A consciência é a mestra dos nossos comportamentos. O que seria da humanidade sem ela. Mas, que a tem, é vítima dos que a não têm.
Um poema bem trabalhado, onde a qualidade literária é notável.
Forte abraço.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei deste poema.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

São disse...

Excelente, este teu diálogo!

A consciência , para quem a tem, é um fardo pesado. Algumas criaturas nem têm sequer a noção de que ela existe.


Te abraço, meu amigo, boa semana.

ematejoca disse...

As palavras são embriões —
os embriões que aqui encontro são de excelente qualidade.
Na sua profundidade, vi que a consciência é algo muitíssimo frágil.

Abraço outonal 🍂 e uma semana de paz com a consciência.

Marta Vinhais disse...

Um dilema... as questões e a procura das respostas...
Interessante como sempre...
Beijos e abraços
Marta

Graça Pires disse...

A consciência. Nem toda a gente a reconhece como a legítima mentora das nossas atitudes. Gostei muito do poema, meu amigo Jaime.
Tudo de bom.
Um beijo,

Porventura escrevo disse...

Um verbo com tanta força e intensidade poética

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, amigo Jaime!
"sem ti,
a vida seria o contrário da escultura"...
Nossa consciência reta não nos abandona jamais.
Um belíssimo apanhado em forma de diálogo com seu eu real.
Tenha uma abençoada nova semana!
Abraços fraternos

Ana Tapadas disse...

Poema que analisa tão bem o mundo e os seres que somos.

Beijo, meu amigo

AMALIA disse...

Has creado un excelente poema.
Muy bueno.
Feliz semana.
Un abrazo.

Luís Palma Gomes disse...

Belo poema. Pressenti logo que o sujeito poético falava para si mesmo num desafiante monólogo. Lembrou-me o arrojo doutro poeta nortenho e com forte personalidade: José Régio. Um poeta que também se enfrenta muito a si mesmo. Aliás basta conhecer o mar da Póvoa e a intrépida atitude das suas gentes do mar, para perceber que há uma poética de Coimbra para cima que não medo, que abana as suas estruturas, a sua consciência para garantir a solidez do carácter. Este poema é um belo exemplo disso.

Foi muito prazeroso escutar a melodia dos primeiros versos entoados através do modo verbal conjuntivo.

Regina Graça disse...

Meu caro escultor de poemas, que a consciência seja sempre o seu acutilante cinzel!

Ponho as minhas pedras à disposição...

Semana feliz, beijinho

teresadias disse...

"Inquietas-me mas, na verdade,
não me fechas a porta."
O poeta e a sua consciência criativa num original diálogo poético.
Excelente, Jaime.
Beijo, boa semana.

Lucia disse...

Olá caro Jaime
Divino poema, amigo poeta
Adorei imenso
Boa noite e feliz semana, que seja suave.
Beijo!

Mário Margaride disse...

Um excelente poema de introspeção. Ninguém melhor que o autor, para pintar o seu retrato.
Gostei muito, caro amigo Jaime.
Parabéns!
Votos de uma excelente semana.
Abraço amigo

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

pensandoemfamilia disse...

Expressivo poema do dilema nem sempre fácil de se lidar( consciência de si e dos outros ).

Silent Movie - ©Theda Bara disse...

The voices that speak within us captivate our feelings and reverberate through others.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.

J.P. Alexander disse...

Profundo poema. Te hace reflexionar Te mando un beso.

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Um poema magnifico, reflexivo, sobre a consciência que muito apreciei.
Parabéns pela inspiração.
Beijinhos
Ailime

Juvenal Nunes disse...

Tudo o que formulamos tem o crivo da consciência.
Se houver lugar a algum rebate teremos que reformular.
Se a emocionalidade não permitir a reflexão, os resultados poderão ser os não esperados.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

Fá menor disse...

Muito bonito! Um desfecho muito feliz!
Que a consciência nunca nos traia, por isso formemo-la ininterruptamente.

Beijinhos.

Olavo Marques disse...

Olá Jaime!

Senti este poema.
Aqueles dilemas que nem sabemos se nos fazem bem ou mal. Muitas vezes sofrível. Uma autêntica "zona cinzenta".

Um abraço para si, uma boa semana!

Betonicou disse...

Caro amigo, Jaime, seu poema é uma reflexão profunda sobre a consciência e a moralidade. A consciência retratada como uma força que molda a vida, semelhante a um escultor moldando uma pedra, mas que também pode levar a um isolamento doloroso. É uma bela exploração da condição humana. Gostei imenso. Grande abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

Muito lindo esse diálogo íntimo, esse conhecer-se bem e por inteiro.
E como isso é bom, amigo Jaime! É um total domínio sobre a mente,
assim esperamos.
Aplaudo daqui, amigo!
Uma ótima semana, muita paz.
Beijo
Taís Luso

Vicky Cahyagi disse...

Great article and good blog. Warm greetings from Indonesia ok

Penghuni 60 disse...

tenha um bom dia
e obtenha o melhor do mundo

Olinda Melo disse...


Como diz Mário Margarido mais acima, "Ninguém melhor que o autor
para pintar o seu retrato". E é. Um retrato introspectivo. Devo
dizer que só no final do poema é que descobri com quem o autor falava.
Respirei de alívio, embora saiba que essa coisa que carregamos connosco não seja nada despicienda.

Um belo poema, amigo Jaime.
Abraço
Olinda

A Paixão da Isa disse...

mais um lindo poema pois é amigo em dia as pessoas so olham para elas o resto nao conta bjs feliz semana se gosta mesmo de musica entao o convido a me ouvir logo as 21 h00 de paris aqui https://radiolusoeuropeu.com bjs saude

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

um poema com muita criatividade.
a consciência que por vezes nos chama à atenção.
gostei!
boa semana.
:)

Maria Rodrigues disse...

Gosto de me deitar de consciência tranquila.
Lindíssimo poema.
Beijinhos

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amigo Jaime,
gostei imenso deste seu excelente poema,
nesse diálogo consigo mesmo, com um tema
psicológico profundo.
Parabéns, caro poeta!
Uma boa continuação de semana,
com paz e felicidade.
Grande abraço.

Mário Margaride disse...

Olá, caro amigo Jaime,
Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito gostei, e desejar um Feliz fim de semana.
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Meulen disse...

Menos mal que tenemos conciencia...de ahí que la sepamos utilizar bien en lo que refiere a ser mejores seres humanos cada día es una cosa...muchos sabemos la deshoyen en el tiempo y se repite errores sin parangon.

Buen fin de semana.

stella disse...

Nuestra conciencia nos acusa nos coarta pero sin duda alguna con el fin de que no nos tengamos que arrepentir después...
Un poema intenso para reflexionar Jaime, un placer inmenso haberlo disfrutado
Un abrazo

SOL da Esteva disse...

Poema soberbo a reportar a imagem real e muito comum.
Ser magnífico é saber "dizer" e bem o fazes, Jaime.
Parabéns.




Abraço
SOL da Esteva

lis disse...

Muito meu esse poema Jaime
'Inquietas-me mas, na verdade, não me fechas a porta.'
O restante cuida-te para que não feche a fresta que ainda carregas
na poesia. Belíssimo e comovente!
Obrigada, Jaime pela inspiração mágica tão necessária em tempos tão
nebulosos.
Um beijo

Pedro Coimbra disse...

De volta depois de um relaxante período de férias, passo para desejar uma boa semana.

Emília Pinto disse...

Também gostava que todos tivessem a consciência dos seus actos, principalmente os senhores do mundo; ter a consciência tranquila, termos a noção de que fazemos o nosso melhor, principalmente em relação ao próximo deverá ser a nossa principal preocupação ; como se costuma dizer, a consciência tranquila permite-nos uma noite de sono serena....não há remorsos por atitudes erradas e o soninho chega mal colocamos a cabeça na almofada. Infelizmente, a consciência pesa em muita gente e, perante o que temos visto nestes últimos tempos há seres ditos humanos que nem sabem o que é consciência; mas eu, Jaime, quero fazer como tu, quero pedir à minha consciência que cuide de mim, para que eu possa continuar a cuidar dela, mantendo-a leve, sem remorsos. Obrigada, Amigo, por me lembrares que a consciência deve ser tida em consideração, todos os dias. Beijinhos e uma boa semana, com saúde
Emilia

chica disse...

Lindo poema e diálogo com a consciência que sabe bem falar...

abraços praianos, chica

Ana Freire disse...

Fabuloso poema, que nos faz percorrer este enriquecedor diálogo interior!
Consciência... estou convencida que no actual contexto do mundo, muitas pessoas a terão perdido... a troco de algumas patacas... que financiam felicidades momentâneas... e infortúnios prolongados... guerra... corrupção... miséria... tudo fruto desta época, onde a consciência se perdeu por caminhos escusos...
Mais um momento poético de excelência, que nos faz pensar...
Um beijinho! Continuação de uma boa semana!
Ana