Translater

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Vive sem pressa [558]

 


Vive sem pressa,

mas vive cada momento

como se fosse o último.

Investe o teu tempo a agarrar a vida

como se fosses uma nuvem

a saborear o vento

ou como se fosses um girassol

que acompanha o sol diariamente.

Vive consciente das realidades

porque são efémeras

e vais deixá-las em breve.

Veste um sorriso

e esquece os desaires passados,

dorme agarrado à mente vazia

e sonha com a quietude da paz.

Encara sempre a verdade

e procura superar os obstáculos

porque és um animal

concebido para a alta competição

mas também para ajudar os mais fracos.

 

 

©Jaime Portela, Abril de 2024


58 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Viver a vida intensamente.
Mas com o tempo necessário para a poder saborear.
Abraço, boa semana

Porventura escrevo disse...

Grito de liberdade e bem viver🙂

Silent Movie - ©Theda Bara disse...

Living each moment as if it were the last, one day we will unfortunately get it right.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Paz, amigo Jaime!
Viver como se fôssemos o girassol faz todo sentido.
Que o Sol brilhe para nós sempre!
Lindo poema!
Vamos sonhando com a paz.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos de paz

chica disse...

Linda poesia com sábios lembretes de vida! abraços, ótima semana! chica

Peliş disse...

Çok güzel bir şiir. Kesinlikle öyle acele etmeden ve anın tadını çıkararak yaşamak gerekiyor. Zaman ilerliyor ve hayat bize tekrar şans verme durumu olmuyor. O yüzden dolu dolu yaşamak gerekiyor. 😊

brancas nuvens negras disse...

Um poema que é um conselho... a seguir.
Boa semana.
Um abraço.

Graça Pires disse...

Aprender a lentidão, para vivermos sem pressa, para podermos agarrar todos os instantes da vida. Belo poema, meu Amigo Jaime.
Uma boa semana.
Um beijo.

Janita disse...

Um belo poema todo ele feito de uma boa-vontade de ajudar a bem viver.
Por mim, nem que quisesse viver intensamente - seja lá esse conceito de vida qual for - já não me sinto com energia para tal.
Vou vivendo e dando a mão a outros ainda mais "trôpegos" do que eu. Gosto de me levantar cedo e apreciar a dádiva de mais um dia. Gostaria que a vida me fosse mais serena e menos tumultuosa, já que sinto demais as emoções.
Enfim, vou sendo como sou e mais não poderia ser. Não, a esta altura da vida.

Beijinhos e boa semana, Jaime.

Cláudia disse...

Ui, viver sem pressas, nos dias que correm, difícil... Mas viver sempre intensamente!

Boa semana

silvia de angelis disse...

Osservazioni di grande portata, in questa bella lirica, di cui condivido il significato
Buona settimana

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Gostei imenso deste poema que tanto nos ensina sobre o modo de como enfrentar a vida, tão efêmera!
Enfrentar a realidades sorrindo. O caminho assim torna-se mais leve.
Beijinhos e uma boa semana.
Emília

ematejoca disse...

Gosto imenso deste poema com o qual me identifico absolutamente.
Eu enfrento a realidade, lendo POESIA.

Beijo lento, embora eu não seja nem oriental, nem rural.
Um jantar de quatro horas bem regado, traz sempre enormes estragos.

AMALIA disse...

Muy buena y certera reflexión en tu estupendo poema.
Un abrazo.

Os olhares da Gracinha! disse...

Há muito que vivo sem pressa e com o avanço da idade...mais ainda! 👏👏👏😘

Vivir y dejar Vivir...Liz disse...

Querido amigo, precioso poema.
Vivir sin prisa y deleitándonos en cada momentos.
Me encanto
Abrazos querido Jaime, que tengas un bonito inicio de semana

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Jaime
Sim, devemos viver a vida intensamente. Porque ela é curta, e temos que a aproveitar enquanto por aqui andarmos.
Excelente poema que muito gostei.


Deixo os meus votos de feliz semana, com muita saúde e paz.
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

❦ Cléia Fialho ❦ disse...

Que formosura de se ler.
A vida é para ser vivida de maneira plena!
Ela nos é um gtrande dádiva.
Grande abraço querido.

https://sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

J.P. Alexander disse...

Profundo poema. La vida hay que disfrutarla. Te mando un beso.

J.P. Alexander disse...

Profundo poema. La vida hay que disfrutarla . Te mando un beso.

Artes e escritas disse...

Escreveu um enigma e muitas leituras serão necessárias para decifrar, muito interessante, mas de difícil interpretação, parabéns. Um abraço, Yayá.

Olinda Melo disse...

Olá, Caro Jaime

Um poema quase-manual de bem viver, não
aquele viver de bon vivant. Mas dando a
mão, sendo solidário e darmo-nos tempo para
apreciar as coisas boas, que podem ser
pequenas coisas mas que para cada um de nós
sejam importantes.

Gostei muito, meu amigo.

Boa semana.
Abraço.
Olinda

Lucia disse...

Olá caro Jaime.
Devemos viver a vida, sem pressa
Curtir cada momento como se fosse o último.
Não sabemos sobre o tempo.
Boa poesia.
Boa noite e feliz semana.
Beijo.

Marta Vinhais disse...

Viver procurando o Sol...sonhar, amar e abraçar o tempo e os outros....
Lindo...
Beijos e abraços
Marta

Isa Sá disse...

Mais um bonito poema que vim cá conhecer. Parabéns pela sua escrita!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Regina Graça disse...

Citando Pessoa

“O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...”

É isso, caro Jaime, sem pressa!

Beijinho

Ana Tapadas disse...

Que belo poema! Ao gosto do clássico "carpe diem"...
Gostei muito!
Uma boa semana, meu amigo.
Beijinho

Rajani Rehana disse...

Great blog

Rajani Rehana disse...

Great blog

Rajani Rehana disse...

Great blog

Rajani Rehana disse...

Great blog

R's Rue disse...

So beautiful.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde JP
Um poema excelente.
Um conselho a seguir.
Bom trabalho poético.
Boa semana com saúde e harmonia.
Um beijo
:)

A Paixão da Isa disse...

nao sei se se pode hehe pois correr mas que este poema é lindo la isso é amigo hoje em dia é sempre a correr pelo menos eu heheeh obrigada pelo seu carinho no meu cantinho desejo tudo de bom saude

São disse...

Sensato o teu poema.

Difícil viver com equilíbrio , mas que o tentemos, pelo menos.

Abraço, bom Dia do Trabalho para amanhã :)

Mirtes Stolze. disse...

https://www.instagram.com/msstolze/ Meu Instagran amiga. O seu poema tocou minha alma. Feliz mês de Maio

teresadias disse...

A vida é para saborear lenta e intensamente. O fim é certo, não tenhamos pressa de lá chegar.
Grande poema, amigo Jaime. Dicas excelentes de Bem Viver. Há que segui-las.
Deixo uma: cultivar boas amizades no jardim da Vida.
Beijo.

maré disse...

Importa o sol sobre a colina
importa soletrar o verbo inteiro
desfazer a neblina que nos cobre as mãos
que nos colhe os frutos nos olhos.
Importa a vida
como um girassol aberto ao esplendor do momento
quando se consagra à primavera.
Importa o amor.

Um beijinho, Jaime
grata pela generosidade.

Olavo Marques disse...

Olá talentoso Jaime! Poema muito sábio. São vários os ensinamentos que podemos retirar daqui. Um abraço! 😊

Meulen disse...

Me gustó este poema, que es vivo y lleno de esperanza, que da a saber y bien de las fortalezas que se tiene como ser humano, el poder para cambiar las cosas...a ser menos egoistas , a pensar un poco en los demás-

Abrazo.

Emília Pinto disse...

Abril desfez a ditadura e deu-nos a oportunidade de viver em liberdade, mas pena é que se não entenda bem o verdadeiro significado desta palavra; exige-se tudo e esquecem-se os deveres; vivemos em sociedade e como tal, há regras a cumprir e é essa incompreensão do que é ser livre, essa falta de respeito pelos outros que tornam o nosso mundo tão turbulento, com tanta miséria humana, fome e guerras por todo o lado; esquecem-se que a vida é curta e que vamos todos acabar quando ela o decidir; como bem dizes neste poema, Jaime, não precisamos de correr, porque a vida encarrega-se de nos empurrar para a frente e com tão fortes empurrões que, quando damos conta já temos mais " um ano nas costas" É impressionante como o tempo voa!!! Sabes, Amigo, que o girassol é a minha flor preferida? Está sempre à procura da luz e quando o sol se vai ele parece murchar, mas...na manhã seguinte lá está ele, de novo, radiante perante a nossa estrela maior. Será que o ser humano não é assim? Não andaremos nós, sempre à procura da luz??? Beijinhos, Amigo e vamos lá....fazendo a nossa caminhada sem pressa. Saúde para todos aí em casa
Emilia 🌻🌻

Vivir y dejar Vivir...Liz disse...

Jaime, querido amigo que tengas un feliz día.
Abrazos y besos

Maria Rodrigues disse...

Brilhante poema.
Há que saber apreciar cada momento que a vida nos vai oferecendo.
Beijinhos

Maria Rodrigues disse...

Brilhante poema!
Há que saber apreciar sem pressas, cada bom momento que a vida nos vai oferecendo.
Beijinhos

JoAnna disse...

Caro Jaime, gosto das suas reflexões no poema. Vale a pena viver intensamente, aproveitar cada momento, mas também vale a pena ter empatia e ajudar o próximo.
Desejo-lhe um bom mês de maio cheio de poemas, meu amigo poeta, cumprimentos.

Maria Oliveira disse...

Belo poema. Parabéns pela escrita.

Majo Dutra disse...

Lendo-te ninguém percebe por que ignoraste as minhas publicações!...
Gostei de te encontrar sorridente e bem disposto...
'Carpe Diem', estimado amigo, em dias de Maio amenos e felizes.
Até ao meu regresso. Um abraço.
~~~~~~~~~~~~~~

Kinga K. disse...

Lindo poema :D

Duarte disse...

Jaime, como sempre digo, temos que viver intensamente o hoje que o amanhã é uma incógnita.
Tudo tem o seu ritmo, mas as pressas são más conselheiras.
Forte abraço

Mário Margaride disse...

Olá, amigo Jaime
Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito gostei, e para desejar um bom fim de semana.

Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

A Paixão da Isa disse...

passando para desejar um lindo e feliz fim de semana com muita saude bjs

lis disse...

'A vida é bonita é bonita e é bonita ' como na música simpática
e gostosa do cantor brasileiro _ e ele complementa num verso dizendo que fica com a pureeza das crianças e eu digo que a vida é a batida de um coraçao e uma doce ilusão e ainda é bonita !
De preferência ,sem pressa, Jaime

SOL da Esteva disse...

Magnífico!
Viver e saborear o tempo e a Vida de agora, de hoje e de amanhã. É isso!
Parabéns, Jaime.

Abraço,
SOL da Esteva

Giancarlo disse...

Vivi senza fretta? un tempo er così ora purtroppo si corre e non si gusta a pieno la vita.
Buon fine settimana.

Fá menor disse...

Sábios conselhos. Gostei muito.
Beijinhos.

tb disse...

Um poema que tem o meu rosto, meu amigo. Assim vivo a vida, os minutos e seus segundos. Cada vez mais.
Adorei o teu poema.
Beijinhos

Kalinka disse...

Vive sem pressa,
mas vive cada momento
como se fosse o último.
AMIGO JAIME
sabe que cada dia que passa tenho vontade de fazer tudo com pressa, para hoje já...nem penso em fazer planos...não sei onde estarei amanhã...porque infelizmente não posso viver cada momento como se fosse o último!

a saborear o vento, ou como se fosses um girassol
ISSO SIM adoro saborear cada momento!

AMIGO JAIME
cá estou eu, depois de 2 meses com um problema grave de saúde, tive que ficar afastada de tudo, peço desculpa de não ter estado presente no seu blog, mas nem nos meus, enfim...agora estou a retomar com calma e quero (pois querer eu quero sempre, o pior são as condicionantes da vida) recomeçar com força e não parar mais. Que Deus me ajude!

Fiz 2 artigos em 2 blogues diferentes caso queira ver, aqui estão:
https://meusmomentosimples.blogspot.com/

https://tempolivremundo.blogspot.com/

a viagem à Índia infelizmente deu-me cabo da saúde, vim de lá um farrapo, com muitas peripécias negativas e, claro que não fiquei com vontade de regressar, as 2 vezes que lá fui, foi o essencial.
No entanto continuarei a mostrar o que fui captando, pois é um "abre-olhos" para mim e para si se um dia decidir lá ir...
no outro blog agarrei-me ao 1º post deste ano: PROJECTOS E OBJECTIVOS para 2024 fui recordar o ponto nº 12 - recordação que trouxe de um passeio por AMESTERDÃO e tentar SER FELIZ como fui naquele momento!

Beijinho da Tulipa

Roselia Bezerra disse...

Você está aqui, amigo:

https://flordocampo3.blogspot.com/2024/05/florescencia-poetica.html