Translater

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Nada mais falta que um verão




Nada mais falta que um verão
para que te cubras de calor
à medida que te despes,
para que melhor te adivinhe
e te veja à medida que te cobres.
Tu percebes que me prendes
e fascinas ainda mais
[se é grande esse recato
maior é a minha tentação]
porque há um deus a avivar a tua luz.
Sonha, estou inconsciente
à sombra do teu corpo
a ver o mundo em ti a renascer.
Mas, quando acordares,
estarei certo e consciente
da raiz do teu sonho a renovar-se.



43 comentários:

teresa dias disse...

Experimentei algo diferente ao ler este teu poema, Jaime.
De verso para verso aumentava a minha admiração pela tua veia poética.
Que bem tu escreves sobre o amor!!!!
Beijo, meu amigo.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo poema meu amigo de que gostei bastante.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Pedro Coimbra disse...

Uma ode perfumada e ensolarada.
Aquele abraço,boa semana

Larissa Santos disse...

Parabéns pelo poema sublime. Adorei :))

HOJE, O NOSSO GIL ANTÓNIO RECITA :- Luz do meu desnorte

Bjos
Votos de uma óptima Quinta - Feira.

chica disse...

Mais uma linda e tão inspirada poesia,Jaime! abraços, chica

Graça Pires disse...

Um belíssimo poema de amor e paixão!
Um beijo, meu Amigo Jaime.

Marta Vinhais disse...

Tudo se renova e veste de paixão...
Lindo...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Os olhares da Gracinha! disse...

Há pessoas que têm essa luz e na poesia o Jaime a possui!
Bj e gosto do poema

Cidália Ferreira disse...

Poema intenso! Amei ler, como sempre!
Parabéns

Beijos e uma tarde feliz!

_ Gil António _ disse...

Poema MAGISTRAL.
.
Cumprimentos
.
** Luz do meu desnorte **

O meu pensamento viaja disse...

Um poema que é (quase) uma promessa de um amor eterno- ou, pelo menos infinito, enquanto dure.
Beijo

Andreia Morais disse...

Há pessoas com uma energia que nos conquista, porque são de alma pura. Adorei o poema *-*

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Jaime,
Nada mais falta
depois desse seu
lindo poema.
Amo poesia sempre
e vir aqui
é servir-me do melhor.
Bjins
CatiahoAlc.

Maria Eu disse...

O amor a incendiar as palavras!

Beijinhos, Jaime :)

Janita disse...

Um poema de Amor, de profunda fascinação que encanta qualquer Mulher.
Adorei, Jaime. Parabéns.

Um beijo e feliz fim-de-semana.

Mar Arável disse...

Em todas as estações

Ana Freire disse...

Um poema ardente... como o Verão que se parece deixar adivinhar...
Sensualidade e talento poético, no seu melhor, Jaime!
Beijinho! Feliz fim de semana!
Ana

Maria Rodrigues disse...

Palavras apaixonadas num poema maravilhoso.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

NA VIDA TUDO TEM UM SENTIDO disse...

Boa noite! Muito obrigada pela visita ao meu Blog...Na vida tudo tem um sentido!

Parabéns, sua poesia é magnifica, encantadora poesia cheia de amor infinito...

Magui disse...

Venha pois, o Verão.
Abraço

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Querido Jaime amigo,
Verão que a Primavera
Nada mais é que a espera
Pelo Verão que eu bendigo!

Sentar-se à praia ao abrigo
Da luz da atmosfera
Ao lado de quem me dera
Ser a tal que eu não consigo

É um sonho de Verão
Como outros que estão
Ao nível de um patamar

Oscilante, cujo vão
Das ondas é o que são
Dois corpos dentro do mar.

Amigo Jaime, tu sempre nos surpreendes com teus belíssimos poemas nesse caudaloso rio a transbordar poesias. O presente poema é lindo e remete ao sonho de verão; a um beijo salgado depois do banho de mar. Remete à juventude, ao belo, à luz e à magia que só nossas almas decodificam, alentadas. Parabéns! Abraço de teu colega e amigo! Laerte.



Questão

By Me disse...

Jogo interessante de palavras e imagens; o enigmático prende a atenção, aguça a imaginação...esconde/despe... inconsciente/consciente....sonho/realidade.
Gostei logo do começo;" Nada mais falta que um Verão "

Bom fim de semana, querido JP.
Beijo

Luísa Fernandes disse...

Olá amigo Jaime!
Maravilhoso e belo poema, ao calor do verão.
Hoje, aqui em Bragança cai neve e tudo é gélido.
Gostei imensamente do poema.
Beijinhos e um ótimo fim de semana.
Luisa

Lua Azul disse...

Um poema erótico, onde o verão é só um pretexto para apimentar o amor!
Espera-se do tu poético, com a força do eu ao lado, a consumação do sonho.
:-*
Bom fim de semana!
E obrigada pelas visitas que me tem feito.

Agostinho disse...

Sem margens o rio
corre ao sabor das águas
imparáveis
por sonhos prováveis,
apetecíveis, realizáveis.
E a Poesia é deslumbrante
esbelta, tocante.
¿E se lhe toco
é sonho ou realidade?

Abraço, caro Jaime.

Teresa Almeida disse...

Teu verão tem corpo de efervescente poema.
Gostei, amigo Jaime.

Beijo.

SOL da Esteva disse...

Fica pela Primavera
Suave e menos ardente.
Torna "(...)certo e consciente(...)"
Que Verão é só quimera.



Abraço
SOL

Mariazita disse...

Em tempos antigos os homens deliravam por ver um tornozelo de mulher.
Anos mais tarde já “exigiam” ver o joelho…
Nos tempos que correm… nem é bom falar! 😊
Contudo, no jogo de sedução, o segredo está mesmo em mostrar pouco de cada vez…
A propósito do “veste e despe” construíste um poema cheio de encanto (tal como um jogo de sedução…), que nem mesmo o acordar consegue “ensombrecer”.
Gostei muitíssimo, Amigo Jaime.

APROVEITO PARA DESEJAR UMA DOCE PÁSCOA, ALEGRE E MUITO FELIZ.

Votos de um Domingo feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

SOLIDARIEDADE disse...

A bela descrição de um despetalar de desejos e carinho.
Abraços

saudade disse...

Que esse verão chegue... Fantástico poema amigo. Beijo e boa semana

Manuel Veiga disse...

um poema a incendiar a Primavera e até o Outono!...
o Verão pressupõe-se ser ardente.
excelente poema.

abraço, caro Poeta Jaime Portela

Ana Tapadas disse...

E o poeta voltou ao seu móbil...a paixão amorosa.
Gostei muito.
Beijinho

Cláudia Forte disse...

Aproveite o silêncio da noite e durma com a certeza que Deus está preparando um lindo amanhecer para você.💋 e que venha uma semana gloriosa!!!

Sandra May disse...

Boa noite, Jaime!
Seus versos são promessas calorosas como o verão que se aproxima no hemisfério Norte.
Me encanta a sua sensibilidade e respeito pelo universo feminino.
Um abraço, meu amigo.
Ótima semana!

Avó Babada: { Cidália } disse...

Poema belíssimo!:)

" A festa de aniversário do Gui"
-
Coisas de uma Vida
-
Beijo. Excelente semana para todos.

luar perdido disse...

Amigo Jaime, a paixão e amor sempre entrelaçados nas palavras, na métrica, na doçura e na cadência de cada poema.
Venham os verões ardentes, ou as suaves primaveras; venham mais poemas de amor e entrega.

Belo, como sempre, meu Amigo.

Beijo de luar

Daniel Costa disse...

Sempre encantado com a tua poesia Jaime, verdadeiramente, interessante!
Abraço

Arte & Emoções disse...

Para inspirar um belo poema como este, realmente, deve tratar-se de um lindo corpo.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado

rosa-branca disse...

Nada mais falta ao poeta, que tem tudo. Amor, doçura,encanto e até um Deus a avivar a luz. Que assim seja sempre. Adorei o teu poema, embora ja não consiga sonhar. Jaime, boa semana. Beijo

Zilani Célia disse...

OI JAIME!
UM POEMA FASCINANTE, AMIGO.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Pedro Luso de Carvalho disse...

Pois é, Jaime, o que pode o poeta, entre cores e flores da Primavera, se não vem o quente verão para libertar as sinuosas linhas da amada? Gostei do poema. Parabéns!
Um grande abraço, amigo Jaime.
Pedro

Majo Dutra disse...

Também estou desejando o Verão...
É com esse tempo do fim de primavera que me sinto sair realmente da hibernação.
Os seus poemas apaixonados são muito expressivos, maviosos e belos.
Um mês de Abril nuito feliz.
Abraço, Amigo.
~~~~

Duarte disse...

Que depressa passa o tempo. Sim, porque não demorará nada a estar às portas o Verão.
A minha estação preferida é o Outono, depois a Primavera, ou seja, os equinócios.
Lindos versos que tanto expressam.
Páscoa feliz.
Um grande abraço