Translater

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Se eu pudesse [445]

 


Se eu pudesse,

sentava-te ao piano, libertava-te,

para que tocasses a melodia

que tenho escrita para ti.

Não em papel,

está na prisão

deste silêncio dos meus dedos,

que morrem na surdez

de te ouvir e tocar

sem vestígios de ruído.

Dedos que se encarquilham

na falta de te sentir.

Na minha mente

só as notas imperfeitas ecoam,

distorcidas,

sem carícias e beijos sonantes.

Se eu pudesse,

fazia com que a saudade libertasse

a nossa liberdade.

 

© Jaime Portela, Outubro de 2022


32 comentários:

brancas nuvens negras disse...

A música e o amor... vivem juntos.
Um abraço m

Cláudia disse...

Sempre belo. Nunca desilude cá vir.

Boa semana

- R y k @ r d o - disse...

Mais um poema intenso, profundo, poderoso na sua essência. Fascinante de ler.
.
Uma semana feliz … Cumprimentos poéticos.
.
<

chica disse...

Linda demais e cheia de saudade inspiradora! abraços, ótima semana, chica

Porventura escrevo disse...

Um poema deveras libertador, Jaime.
Adorei.
Abraço.

Ana Freire disse...

Um poema bem dentro do espírito do momento presente... que nos vai agrilhoando a todos, com limitações de ordem vária... valha-nos a poesia, que ainda nos vai fazendo viajar por horizontes sem limites...
Adorei o poema! Um beijinho! Votos de continuação de uma feliz e inspirada semana!
Ana

Mário Margaride disse...

Poema sublime, que nos encanta.
Gosto da forma como aborda a realidade da vida, sempre com a alma e o coração de braços abertos.
Parabéns, caro amigo Jaime.
Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

silvia de angelis disse...

Preziose immagini poetiche, in questo cantico d'intensa essenza..
Un caro saluto,silvia

Graça Pires disse...

Música, saudade, amor, tudo num poema belíssimo.
Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Jaime
Um beijo.

Elvira Carvalho disse...

A música é um complemento do amor. Quando o amor está presente tudo à nossa volta se torna musical.
Abraço, saúde e uma boa semana

Marta Vinhais disse...

Encontramos na música, no desejo, na paixão, no silêncio a forma de vivermos livres...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

ematejoca disse...

Embora não seja de grandes comoções aprecio muito a poesia romântica e sensual.
Summa summarum: aprecio muito a sua POESIA, Jaime, embora eu não tenha jeito para elogiar.

Felicito também pela sua coragem, Jaime, o único homem a abordar o tema de hoje no “ematejoca azul”.
Saudações outonais 🍂

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, amigo Jaime!
Se eu pudesse,

fazia com que a saudade libertasse

a nossa liberdade.

Uma estrofe que amei e fechou com chave de ouro seu belo poema.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos

São disse...

Tens a liberdade da poesia, meu amigo, o que é uma maravilha!

Te abraço com voto de serena semana , meu amigo.

MARILENE disse...

Esses dedos silenciosos abrigam um sentir que vê apenas muros. Não as notas imperfeitas, mas desejos não realizados que tocam o coração coberto pela saudade.Mjuito belo, Jaime. Abraço.

Recep Hilmi TUFAN | rehitu.com disse...

I wish I could play piano also. :)

Cidália Ferreira disse...

Se eu pudesse.....Ah... mas eu posso, dizer-lhe que este poema é Divino!! Obrigada Poeta!!

-
Existem pensamentos entrelaçados
.
Beijos e uma excelente semana!

Fá menor disse...

Muito bem!
Há sempre uma saudade que nos aperta.

Beijinhos e boa semana!

J.P. Alexander disse...

Bello y romántico poema. A veces solo nos queda lo que deseamos. Te mando un beso.

Majo Dutra disse...

Poetizando entre paixão e música, prisão e liberdade, desejo e saudade,
numa bela composição poética...
Boa semana, Jaime. Abraço amigo.
~~~~~~

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Jaime,
Sempre podemos ter
a música conosco,
em nós,
em nossa mente e alma.
Lindos versos.
Bjins
CatiahoAlc.

Janita disse...

Ah, se pudéssemos!...
Se tudo estivesse ao nosso alcance!
Por certo não haveriam prisões, senão as que são ditadas pela voz do nosso coração.

Forte abraço, caro Poeta Jaime.
Que nunca lhe falte a vontade de escrever belos poemas.

Regina Graça disse...

Dizem que basta querer para poder, mas a realidade é repleta de “ses”. Se a liberdade se libertasse... E liberta sim, através do poema... Ouço a sua música!


Beijinho

Lucia disse...

Olá Jaime.
Se eu pudesse e pode.
Dará certo!
Sempre dá!
Não "se" pode ficar esperando.
O certo tem as horas mais erradas de se apresenta...
Boa noite e feliz semana.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

bom dia JP

o seu "se eu pudesse" é um belo poema, que reune, amor, música e vontade de amar.
muito belo, aliás como todos os seus trabalhos.
boa semana lhe desejo com muita saúde.
:)

Olinda Melo disse...

Belíssimo esse seu poema, Jaime.
Poesia repleta de metáforas, em que a palavra música e a faculdade de a tocar desempenham um papel fundamental e apaixonante.
Abraço
Olinda

AMALIA disse...

Qué romántico!!. Realmente bonito.
Un abrazo.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu amigo...O amor pode tudo e este poema é um hino ao amor. Um beijinho e obrigada pela visista.

saudade disse...

Maravilhoso, vamos lá beber e saciar me desta palavras. Beijinhos

Malania Nashki disse...

Son bellos deseos que se envuelven y permanecen en silencio. Y aunque estén escritos en un cuaderno, nunca llegan al ser amado, quizás por temor al rechazo. Me gustó el poema.
Buenas noches.

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Que poema tão belo!
Gostei imenso.
Parabéns pela sua inspiração, sempre em crescendo!
Beijinhos,
Ailime

Parapeito disse...

Uma bela melodia de amor e saudade.
Mas há que fazer acontecer.
O amor está, e é a mola para que tudo funcione.
Gostei deste poema.
Abraço e brisas doces **