Translater

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Autorretrato [520]

 


Quase toda a gente sabe

Que a minha escrita é guarida

O motor é a paixão

Da palavra repartida

 

Todos sabem que os meus versos

São sempre de ficção

Não sou santo nem profano

Uns que sim outros que não

 

Mas no resto sou eu mesmo

Circunspecto ou mundano

Na mentira ou na verdade

Ajuizado ou insano

 

Quase ateu de pequenino

Tenho fé na amizade

Acredito em toda a gente

Com alguma ingenuidade

 

Sou calmo por natureza

Natural e coerente

Na tristeza e na alegria

Sou de extremos raramente

 

Posso ser adolescente

Mais velho que a maioria

Esta e aquela figura

Realidade e alegoria

 

Brincalhão o quanto baste

Comedido na amargura

Regelado quando além

Se estou perto sai ternura

 

Amigo do meu amigo

Dos não amigos também

Os inimigos desprezo

Malquerença a ninguém

 

Este é o meu autorretrato

Imperfeito mas que eu prezo

Dou-me inteiro a quase todos

Que por vós eu nunca rezo

 

© Jaime Portela, Agosto de 2023


44 comentários:

Cláudia disse...

Muito giro!

Gostei imenso.

Feliz semana

brancas nuvens negras disse...

Sensacional retrato do autor o que hoje se poderia chamar uma "selfie" poética.
Um abraço.

Mor Düşler Kitaplığı disse...

hello Jaime,
It's nice to start the week with your beautiful poem. thanks for sharing with us. I wish you a happy week :)

chica disse...

Adorei teu autorretrato bem humorado em poesia! Ficou tri! Linda semana! abraços, chica

Daniele Verzetti il Rockpoeta® disse...

Splendido autoritratto, sincero, profondo, deciso, proprio come i tuoi versi.

Pedro Coimbra disse...

Gostei de o ficar a conhecer um bocadinho mais.
Abraço, boa semana

Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Jaime!
Gostei de saber o seu eu real.
Há quem não consiga sequer saber e falar de si um pingo de si mesmo e é doutor na vida alheia.
Parabéns pela expressividade bem discernida!
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um excelente autor-retrato.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Porventura escrevo disse...

Admiro sempre a escrita que alcança a rima que faz sentido
Como é o caso deste poema
Abraço jaime

São disse...

Gostei de te conhecer um pouco melhor, partindo do princípio de que este poema não é ficção como os outros são, segundo dizes.


Grande abraço, meu querido amigo, boa semana :)

ematejoca disse...

Curiosamente sempre imaginei o Jaime como consta o seu autorretrato.

Boa semana, caro poeta com a espinha dorsal que admiro e respeito.
Um abraço da aldeia do Düssel.


Graça Pires disse...

Não é difícil de acreditar que é assim como descreveu neste seu auto-retrato.
Gostei imenso, meu Amigo Jaime.
Uma boa semana.
Um beijo.

Marta Vinhais disse...

É que basta ser na vida...estar simplesmente presente....
Beijos e abraços
Marta

Janita disse...

Gostei da fidelidade pura
Com que se autorretratou
Homem que assim fala não perjura
É leal, é verdadeiro, não se impõe
Nem se julga mais que ninguém.

Grande abraço grato por este real retrato, amigo Jaime.
Feliz semana.

Mário Margaride disse...

Um auto-retrato bem elucidativo, da essência do poeta que há em si, caro amigo Jaime.
Gostei bastante.
Votos de uma excelente semana!
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Pedro Luso de Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Magnífico autorretrato que me deu muito alegria ler.
Parabéns por ser quem é!
Beijinhos e ótima semana.
Ailime

Regina Graça disse...

Os bons poetas, como o Jaime Portela, são sempre “um livro aberto”. Através a da ficção, sua alma se mostra por inteiro.

De verdade, agradeço que reze por mim, seu quase ateu!

Óptima semana, cuidado com calor... Beijinho

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

boa tarde JP

Há anos que te conheço através da tua obra vasta.
Diria que o teu auto retrato está fiel ao autor.
Bem rimado e muito bom.
Boa semana com paz e saúde.
Um beijo
:)

Luís Palma Gomes disse...

O Mestre Almada Negreiros dizia que desconfiava de quem não se auto-retratava. Sócrates recomendava: "Conhece a ti mesmo". O que faz sentido. Se todos os juízos partem da nossa consciência, reconhecer-nos a nós próprios é entendermos melhor o que nos rodeia. O poema tem ritmo e melodia. Tem também coesão e a rima é um desafio quanto a mim ganho. Lembrei-me do "Cântico Negro" do Régio, do auto-retrato do Bocage (escrevo-vos da sua cidade, Setúbal). E fiquei a conhecê-lo melhor, Jaime. Realmente a sua descrição coincide com as minhas boas impressões a seu respeito. Um bom poema de abertura, digo eu. Abraço, Jaime.

" R y k @ r d o " disse...

Belo retrato. Parabéns. Gostei muito de ler. Cumprimentos poéticos

rosa-branca disse...

Amigo Jaime, adorei o teu auto-retrato e em quadras ainda mais. Estou a ganhar coragem para voltar a escrever, vamos a ver se consigo. Boa semana e beijos com carinho

rosa-branca disse...

Jaime, o comentário que fiz a pouco deu-me erro, não sei se entrou. Um beijo

Lucia disse...

Olá caro Jaime.
Gostei imenso do seu auto retrato ou escreveria Autorretrato
Posso conhecer um pouco de você, em suas escritas.
Muito bom caro poeta.
Boa noite e feliz semana.
Abraço!

Tais Luso de Carvalho disse...

Gostei imensamente de ler esse seu poema, além de lindo na sua forma e conteúdo, senti que tudo o que li vem lá do fundo do coração. No seu autorretrato há valores essenciais numa sociedade que busca cada vez mais os valores, há muito esquecidos.
Que bom foi ter lido algo tão bonito, meu amigo Jaime! Até emociona.
Aplaudo e agradeço você daqui de longe por tão belo poema.
Uma feliz semana, muita paz e saúde!
Beijo, amigo!

Malania Nashki disse...

Alguien dijo alguna vez que poetas somos locos. Un poco de cierto hay, pero escribimos a conciencia. La mayoría de las veces no es tema personal el que volcamos en letras, y muchos no entienden eso. Pero el poeta sigue adelante sin importar los comentarios de la gente que no entiende lo que hacemos.
Me encantó tu poema.
Buenas noches y buena semana querido amigo Jaime.
Abrazo

Meulen disse...

Por las obras se conocen la grandeza de un corazón sincero. Abrazo

J.P. Alexander disse...

Profundo poema. Nuestros escritos siempre salen de nuestro corazón. Te mando un beso.

Silent Movie - ©Theda Bara disse...

My proof of residency is my form of writing. I like to perceive myself in my little poems.
Beautiful verses.
♥ Poetic and cinematic greetings.

Os olhares da Gracinha! disse...

Excelente 👏👏👏😘

Olinda Melo disse...


"Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno:
..."

Gosto mais do seu autorretrato, Jaime.
Fala de si, da sua maneira de ser, de
ver mundo, os amigos e não amigos,
brincalhão, dando-se por inteiro...

Mas também já estou como a São.
Os poetas quando falam na primeira pessoa
nem sempre se referem a si próprios...

Adorei este seu poema, meu amigo.

Grande abraço
Olinda

Fá menor disse...

Um belíssimo poema que diz vida do meu amigo! Gostei muito.
Beijinhos

AMALIA disse...

Un fantástico retrato!.
Muy bello.
Un abrazo.
Feliz semana.

A Nossa Travessa disse...

Caríssimo Jaimamigo
Pois conhecendo-te há anos, não fazia ideia de «como eras...». Mas, agora, já sei; através do extraordinário autorretrato que acabo de ler - e que adorei.
POETA (com maiúsculas) já eu te sabia e admirava. Mas, agora, que voltei dum período de pesadelo (o qual, felizmente, está quase ultrapassado) venho agradecer-te, não só pelos bons momentos que me/nos tens proporcionado, mas também pelas tuas visitas e comentários ao nosso blogue.
Abração
Henrique

Maria Rodrigues disse...

Pelo que conheço do poeta, um auto retrato fantástico.
Beijinhos

Juvenal Nunes disse...

É importante termos consciência de nós próprios, até para podermos mudar alguma coisa em né, quando for caso disso.
Abraço de amizade, Jaime.
Juvenal Nunes

Mário Margaride disse...

Olá, caro amigo Jaime,
Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito gostei, e desejar um Feliz fim de semana.
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

SOL da Esteva disse...

Excelente descrição do Auto retrato, Jaime.
Sempre se deve tornar transparente a nossa própria imagem.
Parabéns, Amigo.


Abraço
SOL da Esteva

Ana Tapadas disse...

Se assim és, meu amigo, muito temos em comum :)
Gostei muito!
Um bom resto de Domingo

lis disse...

Imaginei daqui o original diante do autorretrato poético.
E se o motor é paixão, não preciso dizer mais nada.
Perfeito, Jaime.
Um abraço grande

Ana Bailune disse...

Leve, sincero e muito bem humorado!

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amigo Jaime,
foi com grande satisfação que conheci
um pouco (na realidade muito) do poeta
Jaime Portela, um autorretrato do talentoso poeta português, feito com discrição, o que é próprio de quem tem alto valor.
Gostei muito deste poema, caro amigo.
Uma ótima semana, paz e esperança.
Grande abraço.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amigo Jaime,
foi com grande satisfação que conheci
um pouco (na realidade muito) do poeta
Jaime Portela, um autorretrato do talentoso poeta português, feito com discrição, o que é próprio de quem tem alto valor.
Gostei muito deste poema, caro amigo.
Uma ótima semana, paz e esperança.
Grande abraço.

Ana Freire disse...

É caso para dizer... gostei de o ficar a conhece um pouco melhor, Jaime, através deste poético e belíssimo autorretrato!
Aplaudindo, daqui! Beijinhos! Continuação de uma excelente semana!
Ana