Translater

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Breve canto ao desafio [521]

 Notas:

Cantares ao desafio ou desgarradas: cantigas populares muito antigas do norte do país em que dois cantadores vão improvisando, desafiando e respondendo um ao outro, tradicionalmente com brejeirices, acompanhados por uma ou mais concertinas;

Santa Luzia: monte e templo a norte de Viana do Castelo, de onde se avista a cidade, o rio Lima e o mar;

Cabedelo: praia a sul de Viana do Castelo, na margem esquerda do rio Lima;

Senhora d’Agonia: capela que é o centro religioso da Romaria de Nossa Senhora da Agonia (padroeira dos pescadores locais) que se realiza desde 1783 no mês de agosto, englobando o dia 20, feriado municipal. Esta romaria é talvez a maior festa portuguesa de raiz religiosa.



Ele:

Boa noite meus senhores

Boa noite a toda a gente

Esta bela dos folclores

Vai aquecer num repente

 

Ela:

Se eu aqueço num repente

Tu resfrias bem depressa

Eu sou aquela serpente

A quem fizeste a promessa

 

Ele:

Já fui cumprir a promessa

De te dar um grande abraço

Vi-te de Santa Luzia

Andavas tu ao sargaço

 

Ela:

Andavas eu ao sargaço

Na Praia Norte cansada

Mas no farol de Carreço

Cantámos à desgarrada

 

Ele:

Cantámos à desgarrada

Nas margens do rio Lima

Tu lavradeira acirrada

Eu de jaqueta por cima

 

Ela:

Tu de jaqueta por cima

Nas dunas do Cabedelo

Mas não pintou um clima

Eras mesmo um pesadelo

 

Ele:

Eu nunca fui pesadelo

P’ra quem sabe aguentar

A culpa não é do martelo

Que é feito p’ra martelar

 

Ela:

É feito p’ra martelar

E levar um safanão

Eu só queria navegar

No mar do teu coração

 

Ele:

No mar do teu coração

Dancei o vira picado

Na Senhora d’Agonia

Já era teu namorado

 

Ela:

Já eras meu namorado

A tocarmos concertina

No malhão tão bem dançado

Até às seis da matina

 

Ele:

Até às seis da matina

Sempre sempre a pedalar

Tu eras a gelatina

Que eu sempre quis petiscar

 

Ela:

Se tu me queres petiscar

Vai-te embora e não me toques

E vai de mãos a abanar

Pôr de molho esses berloques

 

© Jaime Portela, Agosto de 2023


39 comentários:

Janita disse...

Ele

Pôr de molho estes berloques
Só se for em água benta
És cheia de 'não me toques'
E tens muito pêlo na venta.

--------

Bem sei que o Jaime não pede aoa seus leitores que entrem na 'Desgarrada', mas como vou entrar em férias e este seu post tocou no meu ponto fraco, deixei esta gracinha em modo masculino. :)

Um abraço e até ao meu regresso, caro amigo Jaime.

Pedro Coimbra disse...

Adoro desgarradas.
Cantar desgarradas, já com um grão na asa, nas noites de Queima das Fitas, dava sempre risada geral.
Boas memórias.
Abraço, boa semana

brancas nuvens negras disse...

Muito curioso. Admiro a rapidez com que os intervenientes constroem as suas quadras.
Um abraço.

Cláudia disse...

Que giro!

Os meus parabéns!

Bom dia

Daniele Verzetti il Rockpoeta® disse...

Straordinaria! Unisci tradizione a luoghi del tuo Paese ed a una "sfida"molto intrigante. Standing ovation!

Porventura escrevo disse...

Excelente e profunda tradição cultural, amigo jaime

Porventura escrevo disse...

Excelente e bela tradição cultural amigo jaime
Abraço

Graça Pires disse...

Adorei a desgarrada, meu Amigo Jaime. Gostei do humor que lhe soube acrescentar. Parabéns!
Uma boa semana.
Um beijo.

Ana Bailune disse...

hahaha! Aqui no Brasil também temos, e chamammos de "Desafio." Muito bom! Acho que talvez tenhamos 'herdado' de Portugal.

Margarida Pires disse...

Adoro desgarradas, com muito humor à mistura!
Lindo de se ler, Jaime!
Beijinhos!
🌸🌷🌸 Megy Maia

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Adoro desgarradas e Viana do Castelo!
Parabéns pela criatividade numa desgarrada onde o humor não falta, como convém!
Beijinhos e boa semana.
Ailime

AMALIA disse...

Excelente y curioso
Un abrazo.

AMALIA disse...

Excelente y curioso.
Un abrazo. Feliz semana.

Regina Graça disse...

Viana do Castelo é uma preciosidade, não apenas no sentido literal do ouro com o qual as lindas moças se adornam, mas no seu todo, desde o alto de Stª Luzia até à zona ribeirinha, passando pelo centro histórico.

Gostei desta desgarrada (sobretudo por não ter música e desculpem-me os apreciadores...)

Amigo Jaime, prepare-se para a romaria!

P.S.: Estou bem e de saúde, daqui a pouco voltarei a publicar

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Uma bela desgarrada.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Jaime!]
Gostei de ir lendo e rido pela boa ironia agradável.
Bom divertimento sadio é apreciar quadras assim nascidas espontâneas com traços literários genuínos.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos

Mário Margaride disse...

Interessantes poemas populares, que um pouco por todo o país vai fazendo as delícias do ZÉ POVINHO.
Gostei bastante de ler, caro amigo Jaime.
Excelente partilha!
Votos de uma boa semana.
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

" R y k @ r d o " disse...

Ele
Vim cantar à desgarrada
Para este povo decente
Apareceu esta safada
Deixou-me logo doente

Ela

Deixei-te logo doente
Desde quando me namoraste
Ainda tenho bem presente
Que nem com um dedo me tocaste

Ele
Nem com um dedo te toquei
Quando minha namorada
Mas o martelo sempre te dei
Pois gostava de martelada.

Ela
Se gostava de martelada
Desse martelo jeitoso
Cala-te não digas nada
Pois és um mentiroso

Lucia disse...

Olá caro Jaime.
Muito bom o que li
Desgarrada parecida com o Repente daqui do Brasil
Boa noite e feliz semana.
Abraço!

Silent Movie - ©Theda Bara disse...

Each country expresses art in a unique way, even if literature, poetry and other means of communicating are universal.
♥ Poetic and cinematic greetings.

Olinda Melo disse...


Olá, Jaime

Adoro desgarradas, a espontaneidade,
a picardia, o humor.
E a facilidade com que respondem às
"provocações".
Gostei muito.
Grande abraço
Olinda

Cidália Ferreira disse...

Clap...Clap...Clap... Muito bem. ;)
.
Quero voltar ...
.
Beijos, e uma excelente semana!

Luís Palma Gomes disse...

Que bonito e que bom ser de uma terra tão bela e cheia de tradições com é Viana em particular e todo o Minho em geral. Os poetas e pintores espanhóis sempre deram, para meu deleite, bastante relevo aos costumes populares locais, aos regionalismos, ao folclore. O Jaime conseguiu aqui reunir um conjunto de quadras de grande qualidade e coesão estética. Desafio-o a pegar no tema e aplicá-lo numa forma mais livre e solta, mais sofisticada. Haverão de dar poemas únicos e bastante originais, se juntar a tradição com a sua subjetividade.

Boa semana,

J.P. Alexander disse...

Hermosa canción. La forma como ambos expresan sus sentimientos. Me gusto leerla. Te mando un beso.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde JP

eu gosto de ouvir desgarradas,
estas aqui são bonitas e cheias de humor, como convem
obrigada por trazer aqui estra tradição.

boa semana

um beijo
:)

Os olhares da Gracinha! disse...

Adoro estes cantares... 👏👏👏😘

J. S. Vila disse...

Bellísimas canciones populares, que gracias a la tradición viva de las personas que las cantan, se transmiten a través del tiempo preservándose así culturalmente todo el contenido de las mismas. Hay que proteger y preservar siempre la cultura del pueblo, tanto artística como musical como en todas las formas que la cultura adopte.

São disse...

Gosto imenso de desgarradas e admiro quem as faz pelo repentismo das respostas em quadra.

Abraço, meu querido amigo.

ematejoca disse...

A sua veia poética, Jaime, é extraordinária até mesmo quando escreve poesia popular.
Gosto muito de desgarradas — e as aqui apresentadas têm grande classe.

Como me esqueço quase sempre de deixar um abraço — deixo aqui um abraço para cada dia da semana — até à próxima segunda-feira 🌻

Tais Luso de Carvalho disse...


Ahahaha, eu adoro isso, Jaime, aqui no Brasil chamamos de "Repentistas",
são Poetas do Improviso!
E sai cada coisa, principalmente no Nordeste brasileiro, encanta muito!
Gostei deste que você trouxe. Precisam ser rápidos e afiados!
Adorei, meu amigo, aplausos!
Um bom fim de semana que vem por aí.
Beijo

A Nossa Travessa disse...

Caríssimo Jaimamigo
Como sou meio alentejano aqui va uma modestíssima contribuição:
ELA
«No cimo daquele monte
tem mê pai u'a cênfêra
que nã vai buscar auga à fonte
pois gastaria a vida intêra
ELE
Gastais a vida intêra
ó moça q'és a mais linda
no mê coração arde um foguêra
que nã apagaste ainda
ELA
Que nã apaguê ainda
nê nunca vou aventari
por mais que sêja linda
nunca serê o teu pari
ELE
Nunca será serás o mê pari
ai desgraçado de mim
porque o cante 'stá a acabari
e acaba mesmo no fim!»

Desculpa lá ó Jaimamigo, na prosa, vou-me safando, mas, na versalhada, sou um tsunami... Só tu meterias m tal quiproquó...
Abração
Henrique

Fá menor disse...

Bem giro!
Sempre me causou impressão essa arte de improviso, como é que sai em breves segundos assim uma rima.

Beijinhos

lis disse...

Uma forma interessante de improvisar recriando rapidamente,
Gosto muito, Jaime, faz algum tempo passei horas ouvindo repentistas,
(ou cantadores, como chamamos aqui), numa praça em Maceió, no nosso nordeste,
onde a prática prolifera. Poetas... poetas... sempre muito bons !
Um abraço, meu amigo.

Maria Rodrigues disse...

Fantástica desgarrada.
Beijinhos

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amigo Jaime, gostei muito dessa postagem,
que mostra um lado interessante da cultura de Portugal,
com esse tipo de canto, que aqui no Rio Grande do Sul, tem o seu dia,
Dia do Repentista, que é em 4 de Dezembro.
Parabéns pela excelente postagem.
Votos de um bom final de semana.
Grande abraço.

Mário Margaride disse...

Olá, caro amigo Jaime,
passando por aqui, relendo este excelente post, que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana!
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

SOL da Esteva disse...

Adoro a desgarrada. Nem sempre sendo improviso, nos deixa as palavras e versos certos dum desafio poético.
É tradicional e um Bem Cultural notável.
Parabéns, Jaime.



Abraço
SOL da Esteva

Ana Freire disse...

Uma desgarrada muito bem humorada!
Gostei imenso desta diferente forma de poetar por aqui, que muito aprecio e que nem sempre tenho oportunidade de apreciar. Admiro a fluidez poética, que estes géneros musicais obrigam, muito baseados no talento criativo da improvisação!
Beijinhos
Ana

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Jaime,
Adorei essa
construção!
Encantada.
Durante um período vou divulgar Blogs
que aprecio.
Se desejar visitar deixo aqui o link:
https://ressurgidodascinzas.blogspot.com/
Desejo um ótimo fim de semana e
e deixo Bjins de gratidão
por essa convivência literária.
CatiahoAlc.