Translater

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Conheço os melros pelo sem canto [566]

 


A cenografia é uma constante

na postura das palavras de ficção

entoadas com o som da verdade.

 

As promessas, aparentes,

são convenientemente cosidas aos “ses”

que formigam como salvaguarda.

 

O futuro é tao brilhante como absurdo,

mas confunde a queda cúmplice

dos parciais comentadores de discursos.

 

Que, a mim, não me enganam,

conheço os melros pelo seu canto.

 

 

© Jaime Portela, Junho de 2024


42 comentários:

Pedro Coimbra disse...

E há cada melro!!!!
Cantam muito bem mas não alegram.
Abraço, boa semana

Janita disse...

Lá isso é verdade! Por força de tanto lhes ouvirmos o chilreio já os conhecemos a todos...Esses, não passam de passarões. Mas eu gosto mesmo é dos melros de verdade!

Este ano não abundam cá pelo meu quintal. Mas há um, que deve ser o do Junqueiro, madrugador, jovial, de penas negras e luzidias e bico de um amarelo vivo e brilhante, que todas as manhãs esvoaça sobre a cameleira grande e nunca deixa de parar uns segundos, para olhar para a janela do meu quarto.
É um amor antigo este que nos une...

Bom São João, amigo Jaime.
E um beijo meu!

Daniele Verzetti il Rockpoeta® disse...

L'avere una certezza è importante soprattutto se riesce a guidarti come l'ago di una bussola sapendo anche farti riconoscere la finzione e la menzogna.

Marta Vinhais disse...

Ver a verdade por trás das palavras... a sombra, a traição...nem sempre fácil de perceber...
Poema forte...
Beijos e abraços
Marta

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Paz, amigo Jaime!
O canto de alguns "melros" abominações.
Os "ses" são enganações disfarçadas.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos

chica disse...

Infelizmente ,tantas palavras são soltas ao vento com aparente verdade!!!Só aparente... Ainda bem temos a capacidade de distinguí-las...

abração, chiuca

Porventura escrevo disse...

Adoro o verbo formigar
:-)

São disse...

A mim também não enganam : já tenho idade suficiente para não me equivocar com trinados mal sustenidos.


Bom poema , meu amigo, tem excelente semana e recebe o meu abraço :)

Mário Margaride disse...

As falsas promessas, ou o faz que faz e não faz, é o prato do dia dos nossos governantes. Sejam eles quais forem. Por isso, há que ter olho vivo e pé ligeiro...
Excelente poema, amigo Jaime. Gostei bastante.
Votos de uma ótima semana, com tudo de bom.
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

brancas nuvens negras disse...

A experiência da vida dá para perceber quem tenta enganar-nos, assim estejamos atentos.
Um abraço.

Graça Pires disse...

O pior é que enganam muita gente que só acredita no que quer...E os melros cantam que se fartam...
Tudo de bom, meu Amigo Jaime.
Uma boa semana.
Um beijo.

❦ Cléia Fialho ❦ disse...

Um poema singular, eu diria que bem erudita.
Gostei muito dos temos usados.
Aplausos.
Boa semana pra ti.
Abraços poéticos.

Andre Mansim disse...

Bom dia poeta!
Nossa, que legal! Eu não conhecia esse ditado: Conheço os melros pelo canto.
Aqui no Brasil temos frases assim, mas são menos poéticas, tipo: Conheço o boi pelo chifre.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Um abraço!

Regina Graça disse...

Respondendo ao repto:

“Barco à vela, barco da velha,
Sem mastro, rasga-se o pano.
Chama extinta, não tem ideia,
À deriva, o mar é só um engano.”

Uma semana feliz, deixe os melros cantar...

AMALIA disse...

Realista y muy buen poema.
Te deseo una semana muy feliz.
Un abrazo.

Cláudia disse...

Gostei! Nunca desilude dar cá um salto :)

Boa semana

" R y k @ r d o " disse...

E que bem canta o melro. Belo texto. Deixo o meu aplauso e elogio pela grande inspiração poética.
.
Saudações poéticas e amigas.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

Mas se não estivermos bem atentos, por vezes até nos enganam, e bem.
Há cada melro!
Boa semana.
Um beijo
:)

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

Pois é, mas se não estivermos atentos, até somos enganados, e nem nos damos conta.
Há cada melro, a cantar tão bem, que nem desafina, na mentira.
Boa semana.
Um beijo
:)

Ailime disse...

Boa tarde Jaime
Belíssimo poema sobre uma realidade bem presente, sobre o canto dos melros enganadores.
Já os vou conhecendo e tento distinguir os sons uns dos outros.
Beijinhos e uma boa semana, amigo Jaime.
Emília

Ailime disse...

Boa tarde Jaime
Belíssimo poema sobre uma realidade bem presente, sobre o canto dos melros enganadores.
Já os vou conhecendo e tento distinguir os sons uns dos outros.
Beijinhos e uma boa semana, amigo Jaime.
Emília

ematejoca disse...

Quando li „Conheço os melros pelo seu canto„ esperava encontrar aqui um poema, homenageando o canto dos melros. Erro meu!! Poema político de uma actualidade incrível. Os melros cantam em várias línguas. Os melros alemães cantam tão desafinado, que não enganam ninguém.

Abraço da amiga que não engana ninguém como ninguém a engana.

Lucia disse...

Olá caro Jaime.
Um bom poema
Gostei imenso.
Aprendemos a conhecer e nos precaver.
Boa noite e boa semana.
Beijo!

Elvira Carvalho disse...

Pois é uma praga que não acaba nunca. A mim não me enganam, mas infelizmente há muita gente que vai na cantiga.
Abraço e saúde

J.P. Alexander disse...

Profundo y bello poema. Me gusto mucho. Me gustan los mirlos. Te mando un beso.

Silent Movie - ©Theda Bara disse...

In life, we are all spectators and performers of our own operas.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.

babYpose disse...

Lovely sharing, deep expression

teresadias disse...

Actualíssimo e contundente retrato-poético da corja «comentadeira» portuguesa. Uma praga!
Excelente, meu amigo Jaime.
Beijo. Boa semana.

Majo Dutra disse...

Desses cantos andamos todos fartos...
Excelente sátira, estimado amigo.
Ótima semana. Beijinho
~~~~~~~~

Meulen disse...

Bueno hay algo que es común a esa situación, cuando se dice: Miente, miente , que algo quedará...

eso abunda en estos tiempos.

buena semana.

pensandoemfamilia disse...

Palavras, apenas palavras que os ventos levam. Ótimo poema com grandes verdade.


Deixo o meu link para nova tentativas

https://pensandoemfamilia.com.br/biblioterapia/4a-roda-de-conversa/?
doing_wp_cron=1719342442.9417309761047363281250

Laura. M disse...

Bienlo expones Jaime.
Y muy bueno conocer a los mirlos, que hay muchas clases y no todas buenas.
Buena semana.
Te sigo.
Un abrazo.

Laura. M disse...

Al soltar el cometario, me parece que confundí con tu nombre. Si es así lo siento.
Un abrazo.

silvia de angelis disse...

Versi intensi, e molto significativi, davvero apprezzati.
Un caro saluto

L e n a disse...


Parabéns Jaime, está muito bom
consegues descrever tanta coisa em belos versos
e ficou grandioso

Beijinhos

Maria Rodrigues disse...

Promessas vãs. Todos prometem mas é claro que sempre com os "ses" atrás.
Sublime poema.
Beijinhos

Teresa Silva disse...

Muito bonito!

Gostaria de te convidar a participares na nossa campanha de sócio fundador, onde terás acesso a novidades exclusivas sem qualquer tipo de custo. INSCRIÇÃO


Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Tais Luso de Carvalho disse...

Bah, amigo Jaime, e como essa praga se espalha, não
há canto que não estejam com suas promessas, seus
"cantos" que não enganam mais...
Belo poema, gosto de poemas que mostram sobretudo,
verdades já consolidadas.
Uma boa continuação de semana, amigo!
Beijo.

JoAnna disse...

Muito bom poema! Saudações, amigo, estou voltando lentamente ao blog.

lis disse...

'conheço os melros pelo seu canto' rindo aqui, Jaime
Infelizmente, a maioria da população não conhece,é que
tem alguns bem sonoros que a todos engana.
Prefiro ficar com um bem-tevi que me acorda bem cedinho,
com seu doce trinado.
Um abraço grande ,Jaime

Vivir y dejar Vivir...Liz disse...

Querido amigo, precioso y real poema, me encanto
Abrazos y besos

She disse...

Tão realista seu belo poema. Muito bom!
Beijo, beijo, querido Jaime.
Ótimo restinho de semana.