Translater

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Flor de sal


Num mar de gaivotas e albatrozes,
enlaçados em maresias de sargaços
num batel à bolina de ventos de feição,
mergulhámos,
despidos,
na emoção da transparência de corais.

E quiseste apertar-me no teu peito
ao som de cílios em desejo,
acesos no querer aportar
ao cais dos meus braços, que acreditaram,
sem ondas, na brisa
que daria vida às velas do nosso abraço.

E quando a noite subia
ao monte de Santa Luzia,
houve sempre um farol,
do Bugio ou da Senhora da Agonia,
a alumiar-nos na espuma e nos recifes
das voltas do vira.

Quero-te,
minha flor de sal,
a navegar ao sabor de ventos e marés
com o teu castelo à vista,
zarpando do quebra-mar da Ribeira
comigo a beber o teu canto de sereia.


41 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Um curioso poema com sabor a maresia...e a paixão! Bj

Marta Vinhais disse...

Repito-me, mas é brilhante...
Navega-se... e encontra-se o rumo....
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

HD disse...

Um dia havemos de ir a Viana... e sentir o mesmo amor! :-)
Abraço

Larissa Santos disse...

Excelente o seu poema. Parabéns:))

Bjos
Votos de uma boa noite

Fá menor disse...

E que sempre brilhe um farol!

Beijinhos, amigo Jaime!

Anónimo disse...

Olá amigo Jaime, sempre inspirado nas grandezas marinhas. Belo e elegante poema.
No link abaixo tem homenagem pra Norma Emiliano, se puder visite. Obrigada.
-
https://parabensefelicidades.blogspot.com

Abraço!

Pedro Coimbra disse...

O coração aberto e exposto.
Aquele abraço, bfds

Andreia Morais disse...

Tão, tão bonito! Há tanto amor e esperança nestes versos encantadores *-*

r: Tem mesmo
Obrigada e igualmente

Mariazita disse...

Regressei de férias e, aos poucos, de acordo com as possibilidades de tempo, irei visitando e assim agradecendo, a todos que me visitaram na minha ausência, o que faço seguindo a ordem cronológica dos comentários.
Obrigada!

Já se estava desvanecendo nos meus lábios o sabor a maresia que trouxe das férias que passei nas maravilhosas praias de Cabo Verde.
Aqui, lendo este belo poema, "renovei" esse sabor delicioso...

Aproveito para lembrar que no dia 1/9 publiquei o 3º. Capítulo de "SEGREDOS", e no dia 1/10 será publicado o 4º.


Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

teresa dias disse...

EXCELENTE poema!
Que os ventos do poeta sejam sempre de feição para nos tocar o coração.
Beijo, meu amigo, e bom fim-de-semana.

Cidália Ferreira disse...

Boa tarde! Uma poema brilhante!! Amei!!

Vagueando livremente
Beijos e um excelente fim de semana!

Célia disse...

Um poema que desnuda a alma dos amantes! Belo em sua essência!
Abraço.

Franziska disse...

Quero-te,
minha flor de sal,
a navegar ao sabor de ventos e marés
com o teu castelo à vista,
zarpando do quebra-mar da Ribeira
comigo a beber o teu canto de sereia.

Si estuviera completamente segura de que entiendo bien estos versos, los traduciría al castellano pero esto máas vale que lo deje para cuando encuentre un profesor que me enseñe tu idioma. Me parece muy bello y es verdad que aunque lo diga siempre, ha sido un placer pasar a leer tu poema.

Un abrazo.

By Me disse...

Flor de sal! Belíssima construção poética!

Bom fim de semana, JP.

Beijo

tulipa disse...


Boa tarde Jaime

Por aqui sinto a brisa sem ondas
o cheiro a maresia
tudo envolvido na paixão com que escreve
Gostei muito!

Fico feliz quando encontro a sua presença, cá nos meus recantos.
Um beijinho Amigo.
Bom fim de semana.

AH...
Ontem criei um blogue novo:
COISAS SIMPLES DA VIDA
http://meusmomentosimples.blogspot.com/

Tudo de bom para si.

Ulisses de Carvalho disse...

Concordo com a Andreia Morais, há tanto amor nesses versos. E um peito aberto para desbravá-lo. Abraços, Jaime.

Majo Dutra disse...

Como sempre, um poema de amor vibrante, sensual e terno.
Tocante...
Sinto a tua falta no 'Vivenciar a Vida'...
Tenho lá um poema de PAZ.
Abraço, Amigo.
~~~~

SOL da Esteva disse...

Perfeitamente temperado com o melhor que o Mar (imensidão) pode dar.


Abraço
SOL

Graça Pires disse...

Um poema de amor cheio de musicalidade. Gostei imenso, Jaime.
Um bom fim de semana.
Um beijo.

Arte & Emoções disse...

Amigo Jaime! Mais uma vez nos ofertas um belo e profundo poema. Parabéns!

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado
PS: Dá uma passadinha no nosso espaço, que tem um pedacinho de bolo te esperando.

Mª Jose M. disse...

Hoje apetece-me dizer deste e de outros poemas que eles nos "vestem" por dentro!
Quase nunca comento mas por vezes é bom escrever um pouco.
Gosto de te ler, Poeta
Um abraço

Quase Cinderela disse...

Achei este poema perfeito, divinal, inspirador...
Obrigada :)
Um abraço

rosa-branca disse...

Embora eu esteja muito amarga, soube-me bem saborear, este poema agridoce, que amei demais. Jaime, boa semana que se aproxima e beijos com carinho

rosa-branca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel Veiga disse...

Viana e Monte e o Monte de Santa Luzia são muito inspiradores.
gostei muito do poema, meu amigo

num momento ou outro a lembrar Pedro Homem de Mello
o que apenas valoriza teu poema!

forte abraço, caro Jaime

Tais Luso de Carvalho disse...

Um poema primoroso, Jaime, o que não fica lindo quando se trata de amor?
Aplausos, poeta!
Beijo, uma ótima semana.

Lua Azul disse...

Olá!
Descobri hoje o seu blog.
Adorei o poema: uma bela sereia essa, que inspira tão lindas associações!
Virei visitá-lo com mais tempo, para ler mais alguns dos seus textos.

saudade disse...

Quero-te, minha flor de sal....
Sempre fantásticas as tuas palavras.
Beijo de....
Saudade

Teresa Almeida disse...

Um canto de amor à terra a expandir-se no abraço do poeta.
E, com o mar ali tão perto, os búzios entraram na roda.

Beijo, amigo Jaime Portela.

manuela barroso disse...

Uma cascata de emoções , enroladas nos contornos da maresia
Belo poema , Jaime
Beijinho 🌺🌺🌺🌺🌺

O Puma disse...

A sua poesia sem fronteiras
contrasta com Serralves onde comandam "criativos" engravatados

Maria Rodrigues disse...

Apaixonado e belo poema.
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Smareis disse...

Um poema brilhante e encantador.
Um beijo, um sorriso e ótima semana Jaime!
Escrevinhados da Vida

Ana Tapadas disse...

Com sabor a amor e a mar! Lindo.

Beijinho

Zilani Célia disse...

OI JAIME!
TUA FLOR DE SAL É ENCANTADORA.
ABRÇS
https://zilanicelia.blogspot.com/

Emília Pinto disse...

E nessa " cidade maravilhosa " onde a paisagem nos deslumbra com os seus montes, rio e mar convém que estejamos bem acompanhados ou então sozinhos observando com amor tamanha beleza que é colocada ao nosso dispor. Santa Luzia sempre foi um lugar muito importante para mim , um lugar que convidava aos beijos, aos abraços e a muitos sonhos de amor e felicidade numa vida a dois. Ainda hoje essa cidade me recebe muitas vezes e , depois de 42 anos acho que, se calhar , mesmo sem pedir, as bênçãos me caíram daquele monte, mandadas pela Sta Luzia ou quem sabe, pela Sra da Agonia. Claro que também me puseram no caminho muitas pedras, mas o tamanho delas nunca foi impecilho a que continuasse em frente, desviando-as sempre que preciso, muitas vezes , no entanto, pedindo ajuda. Amigo Jaime, quero muito a essa cidade que me traz belas recordações, que visito com frequência e por isso agradeco-te a oportunidade que me deste de rever tanta coisa bonita de outros tempos. Um beijinho e tudo de bom para todos aí em casa
Emilia

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Muito bonito meu amigo, quanta inspiração maravilhosa!
Abraço

Rui
Olhar d'Ouro - bLoG
Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

SOLIDARIEDADE disse...

Nada mais poético que saber que nosso batel tem um porto, um cais sempre de braços abertos para nos receber, acarinhar e cobrir de todo o afeto e saudade, que vicejam em nosso corpo e coração. Beleza de composição.
Abraços.

Agostinho disse...

Até a noite é invocada para se encher de luz junto de S.ta Luzia para que os faróis inundem as transparências do amor.
Bom, Poeta.
Abraço.

Sandra May disse...

Gosto do seu estilo de escrever. Esse poema especialmente me tocou!
Um abraço, ótima semana!

Ana Freire disse...

Uma construção poética, brilhante... que tão bem expôs a alma das gentes de Viana... e o seu amor, pelo mar...
Simplesmente maravilhoso, Jaime! Parabéns!
Beijinho
Ana