Translater

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Dentro de mim




Dentro de mim,
és eterna como o rio a correr para o mar.
És a harmonia hospedada e ancorada na claridade
que exalas a fluir alegremente no meu sangue.
Por isso, fico ansioso na expectativa
do cumprimento de cada promessa, ténue que seja,
porque sei da verdade e do sentido
que afloram no instante da nudez de cada gesto.
O que acontece na longevidade de cada momento
é a nossa realidade, são sementes lançadas à terra
pela queda vertical dos frutos do nosso querer.
Fora de mim, serias uma luz transitória.
E eu, um fogo-fátuo sem mastro nem vela.
Naufragaria.



45 comentários:

Trini Altea disse...

Que bonito.!!!
Feliz día

Cidália Ferreira disse...

Melancólico mas muito bom!:)

Acendem-se as luzes em esplendor...
Beijos e um excelente dia!

Ana Freire disse...

Aplaudindo daqui, Jaime!
Maravilhoso momento poético... inspirado e arrebatador... e que vai já para dentro... da minha lista de futuros destaques!... :-)
Adorei cada palavra! Beijinho! Continuação de uma boa semana!
Ana

Tais Luso de Carvalho disse...

Muito lindo poema, Jaime!
que bela inspiração, aplausos, amigo!
beijo, uma boa continuação de semana.

"O que acontece na longevidade de cada momento
é a nossa realidade, são sementes lançadas à terra
pela queda vertical dos frutos do nosso querer."

chica disse...

Muito linda e bem profunda tua poesia! Ótima leitura nos ofereces! abraços, chica

Teresa Durães disse...

Um fado a cumprir.

O meu pensamento viaja disse...

Jaime, mais um poema belíssimo, em tom intimista e confessional. "Ela" vai gostar de o ler.
Beijo

O meu pensamento viaja disse...

Jaime, um belo poema. Qualquer mulher gostaria de o receber, Beijo

Marta Vinhais disse...

E, em cada momento e gesto, volta a amar-se...
Uma beleza....
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Sandra May disse...

Boa tarde, Jaime!
Essa palavras parecem massagem na alma, lindo poema!
Um abraço e continuação de boa semana.

Os olhares da Gracinha! disse...

Lindo de se ler Jaime!!! Bj

Graça Pires disse...

Corações que se completam… Um bom momento de poesia, este, meu Amigo.
Um beijo.

Andreia Morais disse...

Como é tão diferente o que há dentro de nós; quem fica dentro de nós!
Adorei *-*

Continuação de boa semana

J. C. Gomes disse...



Meu querido, suas palavras fluiram em mim como bálsamo!

Uma leitura agradável! Sem o outro que se ama somos náufragos, estamos à deriva.

Beijos.

Deliciosa Ilusão

Larissa Santos disse...

Aplausos para o seu poema:))
Lindo mesmo.
Bjos
Votos de uma óptima noite.

Janita disse...

Belo...belíssimo poema.
Uma dedicatória onde o sentimento forte de bem-querer, pulsa quase palpável.
Adorei. Que maravilha de prosa poética!
Bom fim-de-semana, Jaime.

Um beijo

Pedro Coimbra disse...

Raramente um naufrágio terá sido tão belo e feliz.
Aquele abraço, bom fim-de-semana

Elvira Carvalho disse...

Um bonito poema, ou uma declaração poética.
Abraço e bom fim-de-semana

saudade disse...

Todos nós naufragamos se nos faltam as velas que nos guiam e nos mantêm à tona.
Excelente.
Bom fim de semana amigo
beijo

Humberto Maranduva disse...

A harmonia da convergência sentida no interior das almas em comunhão.
Um belo poema livre, prisioneiro de melódicos afectos. Gostei, amigo Jaime.
Um óptimo fim-de-semana.

Marina Filgueira disse...

¡Caramba, Jame!

Que dedicatoria más bonita, donde das todo lo mejor salido del alma para ese amor merecedor de tu corazón. Gracias por ser como eres.

Un aplauso prolongado y mi felicitación.
Te dejo un besito y mi inmensa gratitud por tu huella.
Ten un feliz fin de semana.

Olinda Melo disse...

Tu acontece "Dentro de Mim", com grande intensidade. É um intimismo confessado e assumido. Não passa nada cá para fora e mesmo que, por momentos, essa energia que tudo influência (esse rio,essa claridade,essa alegria) seria o fim de tudo. Restaria apenas um fogo fátuo, um nada.

Amigo Jaime, impressionadissima.

Abraço

Olinda

SOLIDARIEDADE disse...

O desnudar de palavras sem pudor e repletas de um longevo e delicado amor. Maravilha de texto.
Abraços.

Luísa Fernandes disse...

Boa noite Jaime!
Um maravilhoso e excelente poema muitíssimo sentimental.
Dedicado naturalmente a alguém que muito se ama. Gostei muitíssimo. Parabéns amigo Jaime.
Uma boa noite e ótimo fim de semana,
Beijos.
Luisa

Patrícia Pinna disse...

Boa noite, Jaime. Tão profundo e apaixonante poema. Tem lirismo e uma intensa sintonia.
Amo a profundidade dos versos.
Parabéns.
Beijos na alma.

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Gostei da "eterna qual rio
A correr rumando ao mar":
O amor a perpetuar
Amor, mas com novo brio

Por renovar-se no frio
De uma corrente de ar
Ou ser ardente ao estar
Exposto ao sol não sombrio.

E o amor vai nessa corrente
A renovar-se na frente
Até findar-se no mar.

E a paixão permanente
Não morre e nem mata a gente
Por eterna, até findar!

Muito bom o teu poema, amigo Jaime! Parabéns! Abraço fraterno! Laerte.



Mar Arável disse...

Ai do amor que se não namora

Olinda Melo disse...

corrigindo:

"Tudo acontece"
"influencia passasse"

:)

SOL da Esteva disse...

Precioso e perfeito este Poema. Tem tudo. Está lá tudo.
Parabéns, Amigo.


Abraço
SOL

By Me disse...

A consciência poética da cumplicidade. Facto raro nas pessoas!

Magnífico, simplesmente beleza ímpar.

Querido amigo, bom fim de semana.

Beijo

Mariazita disse...

Separados... não são nada.
Juntos... são uma força da Natureza.
Assim acontece com o Amor correspondido.
Muito bom este texto poético, querido Amigo Jaime.

Desejo bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

tulipa disse...


Dentro de mim
há uma angústia, confusão
Por isso, fico ansiosa
a realidade não me traz segurança!

Amigo Jaime
mais uma excelente poesia
Parabéns!

Entretanto peço-te um favor:
passa neste meu blogue
e me ajude a escolher seis fotos para a exposição, pode ser?
Faz de conta que fazes parte de um júri

Estamos a chegar ao fim de mais um ano lectivo
e, o Professor de Fotografia pede sempre 6 fotos dos trabalhos
que fizemos durante o ano, para ele "escolher" três para a Exposição!

http://meusmomentosimples.blogspot.com/

Beijinho da Tulipa

Daniel Costa disse...

Jaime belíssima prosa poética, de marca já Registada. Como sempre, não só gostei como fiquei maravilhado.
Abraço

Lua Azul disse...

Sinto o mesmo... nem em relação a um meu mais que tudo, mas em relação a um tu que é um outro eu reinventado.
Belíssimo poema!
Abraço!

Pedro Luso de Carvalho disse...

Amigo Jaime gostei deste seu denso poema, que mantém o brilho até nos seus derradeiros versos:

"Fora de mim, serias uma luz transitória.
E eu, um fogo-fátuo sem mastro nem vela.
Naufragaria."


Um ótimo final de domingo, Jaime.
Grande abraço.
Pedro

Manuel Veiga disse...

muito bem!
um poema de serenas certezas.

gostei muito, caro Jaime Portela

abraço

Betonicou disse...

Oi Jaime. Que poema maravilhoso, meu amigo. Cada um importante para o outro a sua maneira....Belissimo! Grande abraço. Feliz semana .

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Domingo, Jaime!
Lançar raízes à terra e viver como águas que correm para o mar... sempre em movimento.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem

Arte & Emoções disse...

Belo e profundo o teu poema amigo. Uma belíssima declaração de amor. Parabéns!

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado

Fá menor disse...

Temos de albergar em nós os sentimentos mais belos. Sem isso, o vazio corrói-nos.

Boa semana, amigo jaime!

Beijos.

Teresa Almeida disse...

Surges, na palavra, pleno de garra e encanto!

Beijos, amigo Jaime.

Ailime disse...

Boa noite Jaime,
Que poema belíssimo!
Os meus parabéns! Gostei imenso.
Um beijinho,
Ailime

Ailime disse...

Boa noite Jaime,
Que poema belíssimo!
Os meus parabéns! Gostei imenso.
Um beijinho,
Ailime
Ailime

rosa-branca disse...

Adorei o poema. Boa semana amigo Jaime. Beijinhos

Ulisses de Carvalho disse...

Bonito o poema, Jaime, de palavras apaixonadas como bem gostas e sabes escrever. Um abraço!