Translater

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Passa mais vezes por mim




Quando passas,
há um baque açucarado
que me desmancha e constrói,
que me faz estremecer e serenar,
num síncrono acelerar e travar.

Talvez,
de mim escondidas,
uma parte se assuste e outra rejubile
como a noite fria se aquece
no remanso dos teus braços.

Talvez,
mas não há forma de saber o fruto
e de sentir as raízes tropicais
que em mim se espalham
e comandam como hospedeiro cativo
sem que me fales de amor.

Em todo o caso,
passa mais vezes por mim.

43 comentários:

Larissa Santos disse...

Mais um belíssimo poema. Adorei:))


Hoje:-Amanhecer, na solidão dum olhar.

Bjos
Votos de uma óptima Quinta-Feira

chica disse...

Que linda inspiração em poesia. Adorei o "baque açucarado"... Linda! abraços, tudo de bom,chica

São disse...

Gostei, claro.

E , embora não no mesmo sentido, também te peço que passes mais vezes por mim


Abraço com votos de bom JUnho

Daniel Costa disse...

Jaime Portela o poema está lindo. Bem conseguido, boa fotografia poética, pelo menos, tendo em conta as metáforas criadoras do "enredo".
abraço

Os olhares da Gracinha! disse...

Lindo de se ler... Bj

Marta Vinhais disse...

Mas fala de amor... todas as vezes que passa...
Gostei muito...
Beijos e abraços
Marta

Portugalredecouvertes disse...


bom dia Jaime,
existe o lado positivo da emoção :)
nada sem sentir é que não tem jeito nenhum !
muito bem explicado e cheio de nuances num poema bonito
boa semana
Angela

Teresa Durães disse...

Talvez todas as passagens sejam um desígnio dos Deuses!

O meu pensamento viaja disse...

Amar é uma doce dor, Jaime. É o que leio no seu poema. Beijo

Alice Alquimia disse...

É talvez...

Andreia Morais disse...

Sem palavras, está lindíssimo *-*

Marina Filgueira disse...

¡Hola Jaime!


Como siempre tu linda poesía despierta los sentidos y, hoy con esas raíces tropicales que por ti se extienden, borda, de sentimientos tu bello poema.
Todo un placer leerte.

Te dejo mi gratitud y estima.
Un beso y feliz fin de semana.

Cidália Ferreira disse...

Como sempre é uma bela surpresa a sua forma de escrever! Amei!

Redopio em frente ao teu olhar ...
Beijos. Boa noite

Tais Luso de Carvalho disse...

"Talvez,
de mim escondidas,
uma parte se assuste e outra rejubile
como a noite fria se aquece
no remanso dos teus braços."

Muito bonito, Jaime, um poema a gente gosta de saída, ou não; e eu gostei já na primeira passada de olhos! Adorei também o título.
Beijo, um ótimo fim de semana que está apontando!

Pedro Coimbra disse...

Essa veia poética é inesgotável!!
Aquele abraço, bfds

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo poema meu amigo.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Graça Pires disse...

E que os teus poemas, Jaime, continuem a passar por nós… Gostei imenso.
Um bom fim de semana.
Um beijo.

Ana Freire disse...

Mais uma arrebatadora e doce inspiração, que é sempre um prazer descobrir e apreciar...
Já de volta... após uns dia mais ausente da blogosfera... devagarinho... e ainda sem muita pressa... :-)
Beijinho! Feliz fim de semana!
Ana

Maria Rodrigues disse...

Um passar que encanta o coração do poeta, tal como este poema encantou a minha alma.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

By Me disse...

Aplausos copiosos pela construção poética infalível ! Romântico e sensivel! Sensualidade assaz agradável! Parabéns muito merecidos!

Querido amigo JP, um fim de semana perfumado!

Beijo

SOL da Esteva disse...

Passa por mim outra vez
Que outras, mais, vou passar.
Olhar-te sempre me fez
O coração dilatar.


Abraço
SOL

Sandra May disse...

Quanta paixão nos versos, todos lindos!
Tomara que ela sempre passe, de qualquer maneira...
Obrigada pela partilha, que cada vez mais revela o seu dom de poeta e nos encanta.
Um ótimo final de semana, Jaime!

Manuel Veiga disse...

há passagens assim, que deixam um certo perfume a saber a pouco

gostei muito do poema, caro amigo Jaime Portela

forte abraço

saudade disse...

É sempre maravilhoso vir ler te.
É encontrar poemas lindos como este.
Bom fim de semana.
Beijo

Janita disse...

Um poema um tanto enigmático pelas sensações algo contraditórias que denotam um coração apaixonado.

Que passe e volte a passar
quem passar por bem e não
passe para o magoar! :)

Beijo, Jaime, boa semana.

Humberto Maranduva disse...

Caro Jaime, são estas as contradições do desejo...
Um poema bem balanceado como as flutuações do corpo do desejo, sempre tão longe e tão perto, sendo sempre melhor um pássaro na mão do que dois a voar - "passa por mim mais vezes".
Abraço.

Magui disse...

Sempre agradável passar por aqui.
Abraço

Mariazita disse...

Com uma simplicidade bem maior do que te é habitual… descreves a incerteza de sentimentos que por vezes nos assaltam: umas vezes serenamos, outras… a exaltação acomete-nos.
Mas… tudo bem termina com uma doce súplica – deixa-me ver-te mais vezes!
Lindíssimo. Fala ao coração.

RE: Fico muito feliz por saber que gostas de me ler. Publicar todas as semanas? Não seria fácil… As donas de casa têm uma vida geralmente mais ocupada do que a dos homens…😪 Talvez quando eu me reformar…😁 😁

Desejo uma semana feliz, Amigo Jaime.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Luísa Fernandes disse...

Olá jaime!
Interessante e belo poema, de esperança penso eu."Passa mais vezes por mim", algo de atrevido vai nesse pensamento, mas só haverá um talvez... nunca iremos ter a certeza. Obrigada Jaime, gostei imensamente.
Um beijinho de paz e ótima semana.
Luisa

luar perdido disse...

Amigo Jaime, é nesse "balançar" de sentimentos, nesse sim, não, ou talvez, que fazemos caminho e vida.

E que possam continuar a cruzar-se os passos, os olhares, os desejos e os sonhos.
Belo poema, meu Amigo.

beijo de luar

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Um poema lindo pleno de um doce amor com aroma a frutos tropicais.
Gostei imenso!
Um beijinho e boa semana.
Ailime

Duarte disse...

Um convite bem dirigido e, mais ainda, quando todas essas emoções aceleram o pulso.
Um grande abraço para uma boa semana

Teresa Almeida disse...

Um poema tem que ser algo que nos eleva e nos desconstrói. Sem remissão.

Fantástico, Jaime!

Um beijo.

Fá menor disse...

Gostamos sempre de passar por quem nos faz bem!

Boa semana, amigo Jaime!

Beijinhos.

Ani Braga disse...

Olá Jaime querido


Lindo poema...
Sempre muito bom estar aqui.

Seus versos sempre encantadores.

Beijos
Ani

Arte & Emoções disse...

São os produtos resultantes de um grande amor. Belo poema Jaime.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado

Olinda Melo disse...


"É um contentamento descontente". O amor é assim,
pleno de contra-sensos e parece que não se quer
aquilo que, afinal, se quer. "Passa mais vezes
por mim", um apelo, - e nesse desmancha e constrói
talvez resida a sua magia.

Abraço, caro Jaime.

Olinda



Ana Tapadas disse...

Será sempre contraditório o sentimento, mas belo sem contradição o teu poema.
Beijinho

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

gostar de gostar de alguem nem que seja só
passar
e olhar

um belo poema de ternura e paixao

beijinhos

:)

Agostinho disse...

Gostei do poema, amigo Jaime.

O Poeta, parece que não,
mas até mentindo diz a verdade.

Há flores esgalhadas que roubam o ar
que as circunda. Não se deixam levar,
nem cabem na jarra lá de casa.
Porém, deixam o homem na hesitação,
entre a defesa e o ataque.

"Marcam encontro" com o homem,
todos os dias, pelo imprevisto
da passerele do dispo e visto
para mostrar os saltos, sapatos
trotando calçada acima,
calçada abaixo... Troçando?

Abraço.

Abraço.

rosa-branca disse...

Um poema enigmático tal como a alma do poeta. Em todo o caso vou passar mais vezes...por aqui. Beijo

Quase Cinderela disse...

Lindíssimo poema
Como o amor cheio de contradições
Beijinho

Mª Jose M. disse...


"Passa por mim mais vezes"

Mesmo que te não veja ao olhar
Se sentires seus passos mais vezes,
Por amar, pede-lhe para falar!

O gosto sempre bom de te ler!
Um beijo