Translater

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Pássaros com asas de luz

(poema dedicado aos meus netos)



É vossa
a primavera que não para de crescer,
enquanto as andorinhas
me deixam e apenas ressurgem
quando tento colher os frutos do vosso pomar.

São vossos
os olhos do tempo depois do meu tempo,
tal como o silêncio noturno
do estrondo dos dias será o som da madrugada
quando o sono se transformar
numa invernosa batalha perdida.

São vossos
o leito e as margens do rio de primaveras
enquanto a alma vos crescer dos olhos
e seguirdes pássaros com asas de luz
com o mundo dentro das mãos.





36 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Setembro, Jaime!
Nossos netos merecem nossas noites e dias.
"... Quando o sono se transformar
numa invernosa batalha perdida."
Nas noites insones, os poemas crescem e eles sao lembrados saudosamente.
Muito bonito.
Tenha um novo mes abencoado!
Abracos fraternos de paz e bem

Marta Vinhais disse...

E, o Mundo está dentro das mãos...para amar, conquistar mesmo que pareça uma batalha perdida...
Gostei muito...
Beijos e abraços
Marta

Graça Pires disse...

Lindíssimo este poema que dedicaste aos teus netos, meu Amigo Jaime.
"São vossos os olhos do tempo depois do meu tempo" Tão belo!
Uma boa semana.
Um beijo.

chica disse...

Lindo poema tão carinhosamente dedicado aos netos! Boa lembrança! abraços, chica

Majo Dutra disse...

Seja bem regressado, Amigo.
Belo e expressivo poema que deixa aos seus netos,
uma herança sentimental do mais puro quilate.

Poeta, não abandone o meu A Vivenciar, onde tento
selecionar temas de cultura geral interessantes e
leves, relacionados com arte...

Um Setembro agradabilíssimo.
O meu abraço.
~~~~~

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, meu amigo, mas que lindo poema dedicado ao netos!
Tantas verdades, umas muito lindas, outras um pouco tristes, mas é a nossa realidade.

São vossos
os olhos do tempo depois do meu tempo,
tal como o silêncio noturno
do estrondo dos dias será o som da madrugada
quando o sono se transformar
numa invernosa batalha perdida.

Aplausos, Jaime, muita emoção nesse poema.
Uma boa semana.
Beijo

Andreia Morais disse...

Que belíssima dedicatória, Jaime. Adorei *-*

Boa semana

Betonicou disse...

Boa noite, Jaime! Confesso que senti sua falta neses dias. Espero que tudo esteja bem com você . Linda homenagem a seus netos. São flores de um jardim que você plantou e regou nessa terra. Lindo poema. Elevado bom gosto. Grande abraço. Feliz continuação de semana.

Larissa Santos disse...

Um poema muito bonito :))

Hoje:-Numa saudade que supera as maiores ousadias. [ Poetizando e Encantando]

Bjos
Votos de uma óptima noite

Ulisses de Carvalho disse...

E ainda que em determinados momentos seja complicado acreditar que o mundo que virá para os mais novos possa ser de fato melhor do que este que vemos hoje, é preferível manter a fé e crer que haja mesmo evolução, especialmente nas mentes das pessoas (mesmo quando a natureza parece estar pedindo socorro). Nada melhor do que um poema para deixar como recordação para os teus netos, Jaime, um abraço.

Gracita disse...

Olá Jaime
Há que deixar voar, abrir as asas para a liberdade
Embora em alguns difíceis momentos da vida gostaria que eles estivessem ao nosso lado recebendo a nossa fiel proteção. Emocionante esta sua dedicatória poética aos netos
Um abraço

Pedro Luso de Carvalho disse...

"É vossa
a primavera que não para de crescer,
enquanto as andorinhas
me deixam e apenas ressurgem
quando tento colher os frutos do vosso pomar."

Essa a primeira estrofe do seu poema, amigo Jaime, poema que você dedica aos seus netos. Belo poema e bela homenagem aos netos.
Uma excelente semana amigo Jaime.
Um abraço.
Pedro

Pedro Coimbra disse...

Um poema que reflecte um amor profundo.
Aquele abraço

Os olhares da Gracinha! disse...

Por tal... o meu aplauso! Bj

saudade disse...

E que eles nunca percam as asas para esse voo que é a vida.
E que tu estejas sempre ai para eles, quando necessitarem descansar.
Adorei.
Boa semana
Beijo

Emília Pinto disse...

Pássaros com asas de luz, a primavera sempre florida dos nossos corações, o presente mais maravilhoso que a vida dos dá, presente que , a cada dia, vamos desembrulhando com o máximo cuidado e bem devagarinho para que nenhum pedacinho de papel se rasgue e deixe perder os primeiros sorrisos, as gargalhadinhas que encantam, as palminhas que começam a bater a nosso pedido, as primeiras palavrinhas, os primeiros passos ao encontro dos nossos bracos. Pequenas maravilhas que depressa se transformarão noutras e mais outras até que um dia começam a querer voar e nós a sentir falta daqueles abracinhos fofos e beijinhos lambuzadinhos. Começaste muitissimo bem, Jaime e, se não te importas, interiorizei esta beleza e dediqiquei-a aos meus três netinhos, de 12, 10 e 11 mesinhos( duas meninas e um menino ) Obrigada, querido amigo e tudo de bom para os teus " pássaros com asas de luz"
Emilia

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

A constatação é triste
Se projetarmos ao netos
Os nossos dados repletos
De amor à vida que existe,

Mas pode parecer chiste
Aos jovens que olham discretos
Ao fim de nossos trajetos
Que em ostracismo consiste.

Porém, Jaime, eu penso assim:
Vou caminhando pro fim
Mas com vida em profusão,

Dando aos meus, pouco de mim.
Eles terão tudo, enfim,
Quando eu passar o bastão.

Grande abraço! Como sempre, mais um excelente poema que entristece um pouco a gente já alquebrado pelo peso dos anos. O que tiver que ser será! Ninguém foge do seu fado. Parabéns! Laerte.

Agostinho disse...

"são vossos
os olhos do tempo depois do meu tempo", são eles que olham por mim,
são eles que olham para mim
serão eles os meus olhos

Uma maravilha este poema do milagre da imortalidade.

Parabéns, Jaime.

Manuel Veiga disse...

"pássaros com asas de azul" a derramar bênçãos...
que nunca lhes falte a capacidade de sonhar.

nem teu exemplo!

gostei muito, amigo Jaime
parabéns.

forte abraço

Jornalista Douglas Melo disse...

Jaime,
Belos versos dedicados aos teus netos.

"... enquanto a alma vos crescer dos olhos
e seguirdes pássaros com asas de luz
com o mundo dentro das mãos."

Bem isso, crescemos, vislumbramos esse imenso Mundo, mas o Mundo diante dos nossos sonhos, expectativas e realizações, se apequenam dentro das nossas mãos, seja lá que idade tivermos.

Volte sempre para ler teus escritos, pois, sigo o teu blog com prazer!
Até breve!!!
Douglas

Maria Rodrigues disse...

Um poema terno e sentido, simplesmente tocante e maravilhoso.
Que os nossos netos consigam seguir sempre, "pássaros com asas de luz".
Beijinhos
Maria

Sandra May disse...

Boa noite, Jaime!
Espero que tenha aproveitado muito bem as férias.

Nada melhor do que "pássaros com asas de luz" para deixar aos seus netos, poeta. Os dias me parecem escuros e frios por toda a Terra, mas, talvez nunca tenha sido diferente... Também deixaram pra mim os pássaros de asas luminosas, foi o que me mais me valeu nessa vida.
Lindo o seu poema, meus parabéns!
Um abraço e feliz retorno.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um excelente poema meu amigo, gostei e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Cidália Ferreira disse...

Hoje, passo apenas para vos dizer, presente. Com calma, nos seguintes posts já deverá ser diferente! Agradeço a todos pela paciência que tiveram, em esperar por mim. OBRIGADA.
-
Estou de volta
Beijos e um excelente dia!

Janita disse...

Enternecedora e muito bela, esta mensagem enviada às Primaveras da sua vida, Amigo Jaime.
Felizes as vidas outonais, em que florescem Primaveras assim.
Gostei muito.

Um beijinho.

Jaime Portela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariazita disse...

O título já é, por si só, um lindo poema.
E as palavras que se seguem são admiráveis.
Os netos merecem (com conhecimento de causa o digo...) todo o nosso amor.
Eu acredito que esse amor é sempre retribuído, até mesmo "depois do nosso tempo".
Foi uma das melhores recepções que me poderias ter feito depois do meu regresso - esta "ode" aos netos.
ADOREI, querido amigo Jaime.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


Humberto Maranduva disse...

Muito bem construído este poema, repleto de belas metáforas que condensam a aceitação da vida. O próprio poema é, todo ele, o reflexo de uma renúncia pulsional integrada, integradora e íntegra de aceitação do natural render geracional - "É vossa a Primavera que não pára de crescer (...)" -, sendo este o mote de todo o desenvolvimento sequencial.
Meu caro, Jaime, um óptimo fim-de-semana

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Um poema muito belo dedicado a seus netos.
Assim é a vida!
Há que desfrutar dessas formosas primaveras que são a luz dos seus olhos.
Um beijinho e excelente fim de semana.
Ailime

Fá menor disse...

Belíssimo, amigo Jaime!
Ia lendo e mentalmente visualizando (também) os meus dois 'piquinitos' dentro do teu poema.

O mundo é deles. Pena que um dia lho tirem.

Beijinhos, amigo.
Bom fim-de-semana!

SOL da Esteva disse...

São vossas a Vida e a verdade,
O saber, a Ordem e a virtude,
A Paz contida pelo açude
Que regula o fluxo da idade.



Abraço
SOL

Olinda Melo disse...


Caro Jaime


Não vi logo de entrada a dedicatória aos seus netos.
Quando que me apercebi dela, o seu poema fez todo o
sentido. Palavras belas, cheias de amor. E o desejo
imenso de que o mundo lhes seja benfazejo e lhes traga
as maiores venturas.

Adorei este seu poema, meu amigo.

Bom fim de semana.

Abraço

Olinda

Teresa Almeida disse...

"São vossos
o leito e as margens do rio de primaveras
enquanto a alma vos crescer dos olhos
e seguirdes pássaros com asas de luz
com o mundo dentro das mãos."

Vemos neles pássaros de luz. E faz-nos tão bem!

Beijos.

Graça Alves disse...

Olá Jaime
Já não vinha há algum tempo por aqui por falta de tempo, mas foi uma surpresa agradável, esta.
Adorei
Beijinhos

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

um poema terno e muito belo, comove quem lê.

beijinhos

:)

teresa dias disse...

"São vossos
o leito e as margens do rio de primaveras
enquanto a alma vos crescer dos olhos
e seguirdes pássaros com asas de luz
com o mundo dentro das mãos."
Lindo, lindo! Parabéns, poeta!
Beijos, para o avô e para os netos.