Translater

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Deixei de te ver [502]

 


Deixei de te ver

mas, se me esperas,

há tanto nevoeiro

que as minhas palavras são esgares

de língua cosida

num espaço sem fios.

 

Enquanto eu medito na praia,

não me chames,

estou encoberto por dunas de dúvidas

e estendido no retiro de sal

do limiar das marés que te dão corpo.

 

Na primavera,

vamos descobrir a origem

dos dias que se encarquilham sem vida

como fruto demasiado maduro.

Então,

saberemos reaver

a verdura sedutora do princípio.

 

© Jaime Portela, Maio de 2023


34 comentários:

Porventura escrevo disse...

Dias que se encarquilham com a vida
Excelente figura jaime
Abraço

Mariete Salema disse...

Com tanto nevoeiro, oxalá não seja como D. Sebastião, que ainda hoje se espera que chegue, iihihiihi
Poema de sublime estirpe poética. Amei ler.
*
Abraço
*
Ilusões e poesia adulta
*/*

Janita disse...

Apesar da solitária meditação e das eternas dúvidas existências, este, é um poema feito de esperança.
Na Natureza há sempre uma Primavera que morre para renascer novamente, após as cinzas do duro Inverno.
Com o ser humano só há uma Primavera em cada vida.
Ter esperança de a reaver, ainda que em sentido figurado, não deixa de ser esperançoso e aliciante.
Que assim seja com todos nós, amigo Jaime.

Parabéns por mais esta expressão poética tão bonita.
Um beijo e um bom fim-de-semana.

Cláudia disse...

Adorei, muito bonito.

Bom dia

- R y k @ r d o - disse...

Poema sublime como sempre. Usa as palavras como ninguém.
.
Um dia feliz ... abraço.
.

Regina Graça disse...

O nevoeiro já se vai dissipando nesta poética doce, sempre tão doce!
É bom despertar e ler o meu poeta Jaime...

Beijinhos

silvia de angelis disse...

Momenti di preziosa riflessione, prima di riprendere una storia d'amore
Un caro saluto,silvia

Roselia Bezerra disse...

"Enquanto eu medito na praia,
não me chames,
estou encoberto por dunas de dúvidas
e estendido no retiro de sal"

Olá, amigo Jaime!
Lindíssimos versos!
Fiquei me lendo em suas palavras... Bem eu com meus botões.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos

ematejoca disse...

Mergulhei na verdura sedutora do POEMA do princípio ao fim.

Saudações das margens do rio Reno!!

AMALIA disse...

Un verso precioso
Me ha gustado mucho.
Un abrazo.

Olinda Melo disse...


Voltar ao principio de tudo, e compreender
o sentido das palavras de modo a esbaterem-se
todas as dúvidas.
Um poema feito de mar, sal, corpo...
o renascimento é esperado no vai-vem das ondas.

Belo poema, meu amigo.
Abraços
Olinda

Cidália Ferreira disse...

Um poema simplesmente maravilhoso!!
.
Uma saudade que se ausenta...
.
Beijos. Boa tarde!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo poema amigo Jaime.
Gostei.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

São disse...

Desde que não seja a alma a encarquilhar, tudo se recompõe...

Te abraço, meu amigo, boa tarde :)

brancas nuvens negras disse...

Não vemos ou... não queremos ser vistos.
Um abraço.

Lucia disse...

Bonito poema caro Jaime
Boa noite e boa sexta-feira para você.
Beijo

lis disse...

Reaver _ um verbo que promete,Jaime
O nevoeiro denso se dissipa _ basta cortá-lo com as mãos.
grande abraço e boa noite.

J.P. Alexander disse...

Profundo poema hay que que ver siempre lo bello y dulce de la vida. Te mando un beso.

Pedro Coimbra disse...

Que a Primavera traga doces reencontros.
Abraço, bfds

Os olhares da Gracinha! disse...

Deixar de ver não é sinónimo de deixar de querer!... GOSTO 👏😘

Daniele Verzetti il Rockpoeta® disse...

Immagini emotive straordinarie come "Dune di dubbi" o prima ancora

"Le mie parole sono smorfie
Lingua cucita
In uno spazio senza fili"

Davvero bravo.

Mário Margaride disse...

Poema sublime. Onde as dúvidas permanecem, mais que as certezas, neste bailar de sentidos e emoções.
Gostei muito, caro amigo Jaime.
Parabéns!
Votos de um excelente fim de semana, com muita saúde.
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Imagem e Poesia disse...

"Viajei" na leitura... Também um boa reflexão.
Beijos

Tais Luso de Carvalho disse...

Olhe só que belo poema que estou a ler hoje!!
Assim é o amigo Jaime, usa as palavras em belas
construções formando lindos versos: uns nos fazem
refletir, enquanto outros, nos comovem.
Aplausos, amigo Jaime!
Um feliz fim de semana.
Beijos

SOL da Esteva disse...

Um excelente esclarecimento Poético.
Parabéns, Jaime.



Abraço
SOL da Esteva

Luísa Fernandes disse...

Olá amigo Jaime!
E é à descoberta de palavras circunstanciais que vai desfiando a poesia.
Excelente poema. Gostei imensamente!
Beijinhos e bom final de semana.
Luísa Fernandes

Meulen disse...

Una vez disipadas las dudas...como dices
el fruto maduro da la semilla para volver a renacer...

Buen fin de semana.

Maria Rodrigues disse...

É importante descobrirmos, quais as causas que levam os dias a se encarquilharem sem vida, para podermos voltar aos dias verdejantes.
Maravilhoso poema.
Beijinhos

Luiz Gomes disse...

Bom dia de domingo com muita paz e saúde.

Luiz Gomes.

tulipa disse...


Deixei de te ver
há tanto nevoeiro
Enquanto eu medito na praia,
estou encoberto por dunas de dúvidas
Na primavera,
vamos....

Amigo Jaime
ai vamos, vamos...mesmo!
Da minha parte já fiz 3 escapadinhas desde que começou a Primavera!
Todas cá por Portugal
Parabéns pelo belíssimo poema.

Estive ausente 2 semanas após o meu aniversário,
regresso agora e tenho 3 posts novos,
nos quais gostaria da sua presença e das suas palavras

http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
seguimos para o próximo destino - a PRAIA dos TAMARINDOS em S.Tomé

http://meusmomentosimples.blogspot.com/
ando "com fome de VIVER" fui dar um passeio pelo CENTRO de PORTUGAL na sequência da viagem que fiz em Setembro de 2021 pela ESTRADA NACIONAL 2

http://pensamentosimagens.blogspot.com/
e neste, destaques de fotos minhas!
Tem matéria para se entreter
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Fá menor disse...

Lindo!
A Primavera é o tempo das descobertas. Que ressurja a luz para dissipar o nevoeiro.

Beijinhos e boa semana!

Graça Alves disse...

Adoro!
A ausência, a meditação, a distância e a esperança, mas dito de uma forma tão, mas tão poética!
Parabéns!
Beijinho

Marta Vinhais disse...

O nevoeiro é uma capa.. esconde-nos no Mundo, até de nós próprios....Teremos sempre dúvidas, mas o facto de as termos, faz-nos sentir vivos...
Brilhante como sempre...
Beijos e abraços
Marta

rosa-branca disse...

Um poema maravilhoso que amei demais. Deixa passar o nevoeiro, medita, mas não adormeças nas dunas da dúvida e aproveita a vida. por aqui ainda é cedo...ou demasiado tarde...não sei dizer. Jaime, boa semana e beijos com carinho