Translater

segunda-feira, 29 de julho de 2024

O amor depois do amor [571]

 


Na corpulenta lembrança

de um amor liquefeito,

evaporado e morto no olhar,

pode surgir um abalo cósmico

numa imagem maciça

de haustos de luz.

 

Hábeis para mostrar o fascínio

da irrecusabilidade da planície dourada,

as veias ébrias e púrpuras de vinho

acordam e dilatam-se.

 

Então, o sossego triste da apatia

é quebrado e colorido

com abraços de vento invisível,

que desencravam do olhar

o brilho até aí esquecido.

 

 

 

© Jaime Portela, Julho de 2024


47 comentários:

Mário Margaride disse...

O amor esquecido, nunca o será, existem sempre as memórias gravadas na essência de nós.
Excelente poema, amigo Jaime.
Gostei muito.
Votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Jaime!
Depois do Amor?
Sempre o Amor deve reinar...
Abraços do vento invisível... linda metáfora encantada.
O amor desoerta as veiad ébrias... bem assim.
Muito belo poema em profundidade do sentir.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos

Graça Pires disse...

Ao ler o seu poema, lembrei Miguel Torga que escreveu: "Felizes os que amam depois do amor e só desejam no fim do prazer."
Tudo de bom, meu Amigo Jaime.
Uma boa semana.
Um beijo.

Marta Vinhais disse...

E vivemos novamente... respiramos profundamente....
Beijos e abraços
Marta

Janita disse...

Um belo poema que não sei bem como interpretar, se é que os poemas têm interpretação.
Penso que um Amor, se for verdadeiramente robusto, não se liquefaz facilmente, mas que sei eu daquilo que vai na Alma do Poeta?

Um beijinho amigo com votos de uma semana calma e feliz, Jaime.

Maria Rodrigues disse...

Profundo e sentido poema.
Meu amigo, contínuo de férias em Macau em casa da minha filha, só pontualmente consigo retribuir as visitas.
Beijinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

... abraços de vento invisível,
que desencravam do olhar
o brilho até aí esquecido. 👏👏👏😘

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Um poema de amor magnífico!
O amor que se dilui, deixa sempre nas veias marcas da sua passagem e que o vento sabiamente redescobre através do brilho esquecido no olhar.
Beijinhos e boa semana, amigo Jaime.
Emília

Silent Movie - ©Theda Bara disse...

May apathy in love never last, even if there are phases in life when this happens.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.

Lucia disse...

Olá caro Jaime.
Um bonito poema caro poeta.
Gostei imenso.
Boa semana pra você.
Beijo!

Betonicou disse...

Jaime, fiquei encantado com a sua poesia. A forma como você descreve a transformação de um amor perdido em um fenômeno cósmico é simplesmente fascinante. Seu poema realmente traz à tona emoções profundas... Parabéns pelo belíssimo trabalho. Abraço.!

Regina Graça disse...

Passando aqui ao anoitecer para desejar uma semana tranquila, amigo Jaime. E sempre com muito amor, mesmo depois do amor.

Beijinhos

brancas nuvens negras disse...

Respiramos com tranquilidade... depois do cansaço.
Boa semana.
Um abraço.

J.P. Alexander disse...

El verdadero amor se construye día dia y va mas allá de la pasión. Te mando un beso.

Pedro Coimbra disse...

Amores esquecidos?
Tive alguns.
Ficaram pelo caminho.
Abraço, boa semana

São disse...

Amor é algo que nunca tive na minha vida, pelo que não sei falar dele...

Meu amigo, beijinho de boa semana :)

Andre Mansim disse...

Lindo poema meu amigo!
Rejuvenescedor até.

Aliás, vir até aqui sempre faz muito bem.

Teresa Silva disse...

Muito bonito! Os meus parabéns!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Ana Tapadas disse...

Um poema de excelência! O amor que renasce a cada instante...o verdadeiro é eterno.

Um beijo amigo

manuela barroso disse...

Como ficar indiferente ao fascínio de "abraços de vento invisível"?
Belo, querido amigo Jaime!

Farhana Akter Santa disse...

rally awesome your blog. love you and kissess
Please If Y Like Me Pls Visit ME
https://hangornews.blogspot.com/

Farhana Akter Santa disse...

rally awesome your blog. love you and kissess
Please If Y Like Me Pls Visit ME
https://hangornews.blogspot.com/

Olinda Melo disse...


Olá, amigo Jaime

Neste poema coloca-nos perante um dilema.
Amor depois do amor, continuar a amar
apesar de todos os pesares? Talvez. Será
a essência desse sentimento na sua forma
mais incondicional...Não sei...

Grande abraço
Olinda

Ane disse...

O amor depois do amor é triste, cheio de lembranças da pessoa amada.
Será que há esperança de tudo voltar?
Um abraço!

Kinga K. disse...

Sin amor no hay nada...

silvia de angelis disse...

Fascino, e raffinatezza, in questa splendida lirica densa di coinvolgenti immagini.
Un caro saluto

teresadias disse...

Grande poema, com um final fascinante.
Não há vidas sem sobressaltos, nem amor sem crises. Quando o amor é verdadeiro, renasce sempre e mais belo e doce.
Beijo, amigo Jaime. Fica bem.
(meu amigo, espero que não estejas zangado por eu publicar versos teus na última publicação de Julho)

Majo Dutra disse...

O amor depois do amor é realmente especial,
como sublinha o admirável poema.
E fico com os haustos de luz...
Um mês de Agosto agradável e amoroso.
Beijinhos, Poeta amigo.
~~~~

Meulen disse...

Al final el amor nunca fenece
porque es parte de uno mismo...
no es que deje de amar ,sino que busca
o reencuentra donde manifestarse de nuevo...
abrazo.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amigo Jaime,
meus parabéns pelo belo e singular poema de sua lavra,
inspiração sempre presente, que resulta em novos e excelentes
poemas, como este que acabo de ler.
Um bom final de semana, amigo Jaime.
Grande abraço!

Andrea Giovanna disse...

Olá Jaime. Linda poesia, me tocou e me fez refletir.
Alguns amores se vão, mas no meu caso nunca ficam esquecidos, ficam ali na caixinha da memória. Hoje vivo uma nova história e espero que fique rsrsrsr.
Abraço fraterno

Andrea Giovanna disse...

Olá Jaime, como vai.
Linda poesia. Me tocou e me fez refletir. Alguns amores passaram, se foram, mas no meu caso estão na caixinha da memória. Hoje vivo uma história e espero que fique evoluindo.abraço fraterno

Roselia Bezerra disse...

Ola, poeta Jaime!
Hoje, você está aqui:
https://www.escritosdalma.com.br/2024/08/cantinho-do-poeta-jaime-portela.html
Abraços fraternais

Loiva disse...

Olá !

Vim conhecer sua página, amei ler seus poemas
Tenha uma semana repleta de luz
abraços Loiva

Kinga K. disse...

Feliz fin de semana :D

Mário Margaride disse...

Olá, amigo Jaime
Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana com tudo de bom.
Abraço amigo

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltastuaspalavras.blogspot.com

Juvenal Nunes disse...

A concretização do amor é uma calorosa luminescência, que nos faz mergulhar no universo de Vénus.
Bom fim de semana,amigo Jaime.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

SOL da Esteva disse...

Belo Poema de Amor.
Muito me agradou.
Parabéns, Jaime.


Abraço,
SOL da Esteva

JoAnna disse...

Olá, meu amigo. Gosto de visitá-lo porque adoro os poemas que você escreve. O amor é sempre um sentimento que permanece em nós apesar de tudo. Atenciosamente, Jaime, desejo-lhe bons momentos. Abraços!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

que belo poema .
o amor depois do amor.
pode ser um renascimento.
muito belo isto!

bom fim de semana.
:)

Bowen Higgins disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bowen Higgins disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
A Nossa Travessa disse...


Jaimamigo
Cada vez que te leio sinto que estou a viver Poesia. Só um grande Poeta como tu me faz revigorar e aumentar o desejo de rejuvenescer saindo da provação de que bem sabes. Os teus versos são, para mim (e sou mais prosa...) uma panaceia, uma terapêutica, uma construção de engenharia sentimental/saudável, enfim, uma Alegria num mundo em que manda a sobrevivência.
Abração😃😊😁
Henrique

Fá menor disse...

Muito lindo!
Que haja sempre algum vento que sopre Amor.

Beijinhos e boa semana!

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, amigo Jaime, sem dúvida um poema que faz pensar!
O amor depois do amor...
Faz pensar, como muitos belos poemas de amor.
Mas a última estrofe deixa mais ou menos claro!
Deixo meus aplausos como sempre, a tão belos poemas, amigo.
Uma feliz semana, paz e alegria sempre!
Um Beijo.

Mário Margaride disse...

Olá, amigo Jaime
Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com muita saúde e paz.

Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

Celestino Arturo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.