Translater

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Recuso-me a morrer


Do tempo,
que morre e me despeja neste mar
de um só sentido, sou náufrago
quase sem me descobrir.

Mas vislumbro janelas
a florir para além do horizonte
da gaiola das memórias,
inundadas por esguias certezas
que flutuam na aridez
a abarrotar de chuva evaporada.

Recuso-me a morrer,
preciso de tempo para me descobrir
nas janelas de vida
que me acenam e sorriem do futuro.

Por isso, exijo
que alguém me retire tempo antigo,
varrendo memórias não sentidas,
sem interesse, obsoletas,
e que agora mo devolva por usar.


49 comentários:

Maria Eu disse...

Uma recusa forte e bela!

Beijinhos, Jaime :)

Célia disse...

Real e muito belo seu poema para quem ama a vida!
Destaco e concordo plenamente:
"Recuso-me a morrer,
preciso de tempo para me descobrir
nas janelas de vida
que me acenam e sorriem do futuro".
Abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

Muito bom, excelente, amigo Jaime!
Também me recuso a morrer, mas sei que por mais que me debata, um dia parto, mas sobre altos protestos, expressando todo meu descontentamento e discordando do 'Senhor do Universo'! Não é justo. Porém, sei que sou, nesse assunto, uma revoltada sem causa, mas é a minha verdade.
Gostei muito desse seu poema
Beijo, é feriado por aí, amanhã é aqui, Dia dos Finados!!

Manuel Veiga disse...

uma excelente solução - lançar fora o que não interessa das memórias e reservar espaço (no disco rígido?) para novas vivências...

apreciei a ideia, caro Jaime! mais a mais apresentada, com elegância e sabedoria, em belo poema,

abraço, meu amigo

Pedro Coimbra disse...

Eu até envelhecer recuso, Jaime Portela.
Aquele abraço, bfds

Sandra May disse...

Boa tarde, Jaime!
Primeiro quero agradecer a visita que fez em meu blog de fotografias e do comentário elogioso que deixou lá. Fiquei animada! Também vi sua fotinha lá como seguidor, obrigada pela ilustre presença.
Quanto â sua postagem, digo que gosto desse estilo de escrita, me leva a refletir. São versos mais complexos e no entanto, claros como água, pra quem já navegou por essas águas.
É meu desejo que você tenha todo o tempo do mundo para se descobrir nas janelas da vida, e que do futuro venham sorrisos coloridos e arrebatadores, para que a vida te seja plena, livre e feliz!
Um abraço petropolitano.



Marta Vinhais disse...

O tempo esgota-se... apesar de tudo... com ou sem memórias...
Às vezes, descobrimo-nos tarde demais...usamos o tempo mal...
Poema forte, brilhante....
Obrigada pela visita...
Beijos e abraços
Marta

Cidália Ferreira disse...

Simplesmente fantástico!

Sensibilidade de um olhar que te cativa.
Beijos - Boa noite!

Elvira Carvalho disse...

Gosto do poema. Também me recuso a morrer, mas tenho consciência de que a minha recusa de nada servirá quando chegue a minha hora.
Abraço e um sereno e feliz Novembro

Andreia Morais disse...

Acho que a parte mais assustadora de pensar na morte é percebermos que não teremos tempo para tudo o que idealizamos. Porém, não podemos permitir que isso nos limite

r: Muito, muito obrigada *-*
Resto de bom feriado e de boa semana

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, Jaime!
Muito bonito!
O final onde pede para que lhe devolva o que o outro se apossou é de um efeito poético incrível, gostei muito!
O passado não volta e o futuro nos aguarda bem, se estamos da mesma forma hoje.
Deus o abençoe muito!
Abraços fraternos de paz e bem

Quase Cinderela disse...

Arrebatou-me este poema...
Sinto-me igual.
Tenho sede de viver, sentir a vida, conhecer a vida.
E era tão bom se pudéssemos acrescentar tempo, reciclando o tempo que desperdiçamos no passado.
Obrigada pela partilha maravilhosa
Beijinho

Marina Filgueira disse...

¡Hola Jaime!


¡Bellísimos e interesantes versos! Que expresan la voluntad de recurrir la marcha, me parece genial, claro que sí, haber quien quiere irse… Yo pienso lo mismo, nunca estará todo visto, necesitamos más tiempo abrir la ventana para descubrir nuevos horizontes con nuevas perspectivas, jaja.
Me ha encantado leerte.

Te dejo un beso junto a mi estima.
Ten un feliz día.

Diana Fonseca disse...

A vida é para ser bem vivida. Ao máximo.

Lua Azul disse...

O tempo é o nosso carcereiro, infelizmente... É importante usarmo-lo bem, mas uma vida preenchida muitas vezes também depende do fator sorte.
Então, desejo-lhe a construção de boas memórias no presente, para o futuro, e a transformação daquelas que já não pode mudar em experiências de vida, senão aprazíveis, pelo menos não lamentáveis.
Um bom resto de semana.

Larissa Santos disse...

"Recuso-me a morrer" e quem não? Belíssimo poema.

Do nosso amigo Gil António, com- "Amantes" num Universo de apetência.

Bjos
Votos de uma óptima Sexta - Feira

luar perdido disse...

Querido amigo, Jaime;

Um magnífico poema, mas atrevo-me a dizer:

Um Poeta jamais morre!
Um Poeta perpetua-se nas palavras, ainda que pesem as memórias "não sentidas, sem interesse, obsoletas", porque só as mãos do Poeta sabem dedilhar o tempo e tecer grinaldas de magia. O tempo antigo é preciso para nos mostrar o tempo mais à frente.

Um excelente fim de semana, amigo.
Beijo de luar

Lua Singular disse...

Oi Jaime

Como sempre nos encantando com suas postagens.
Linda poesia
Beijo
Lua Singular

voza0db disse...

Eu... morro todos os dias.

Os olhares da Gracinha! disse...

Seus poemas são sempre de uma elegante beleza poética!!! Bj

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Jaime
BRAVÍSSIMO!
Bjins
Catiaho do Blog Espelhando

Pedro Luso de Carvalho disse...

Pois é, amigo Jaime, esse seu ótimo poema diz muito bem que o poeta não pode morrer. Aqui no Brasil temos um poeta,Thiago de Mello, que diz que o poeta não morre, transforma-se numa estrela.
Um ótimo fim de semana
Grande abraço
Pedro

Minhas Pinturas disse...

Bonito poema.
Mas a morte esta muito enaltecida e falada neste primeiro e dois de novembro, ela nem merece tanto, por causa dela temos dias tristes, lagrimas vertidas, dores e raiva.
Que sua vida seja longa e que todas as janelas que vires sejam floridas, e que nem penses na morte.
Beijinhos, Léah

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Maravilhoso, mais um maravilhoso poema meu amigo!
Parabéns por essa sublime inspiração.
Abraço

Olhar D'ouro - bLoG
Olhar D'ouro - fAcEbOOk
Olhar D'ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

Graça Pires disse...

Uma recusa mais que legítima, meu Amigo.
Gostei do poema.
Bom fim de semana.
Um beijo.

Arte & Emoções disse...

Eis que nos brindas com mais um dos teus belos poemas. A morte é o inevitável que nos espera.

Abraços e um ótimo final de semana para ti e para os teus.

Furtado
PS: Não estiva antes aqui porque meu parceiro (PC) teve que se submeter a um transplante. Rsrs.

Kasioles disse...

Amas la vida y eso es algo muy importante para distanciar a la muerte.
Sueña y verás que aún tienes muchas cosas bellas por descubrir.
¡Bonito poema!
Cariños y buen domingo.
Kasioles

Maria Rodrigues disse...

Um apelo à vida.
O tempo passa por nós tão velozmente que é fundamental, viver e apreciar cada momento o melhor possível.
Maravilhoso poema.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Ulisses de Carvalho disse...

Mais um belo poema, Jaime, muito profundo, mas ao contrário do que diz o título, eu não me recuso morrer. É claro que, se pudéssemos, viveríamos por muito, muito mais tempo, mas eu não apenas aceito a morte como também a considero tão importante quanto nascer. Há uma artista brasileira que disse: "o importante é nascer e morrer, de resto é uma linguiça que temos que encher, mas que não seja uma linguiça indigesta". Penso que o Universo sabe a hora de partirmos e, quando chega esse momento, convém deixar-se ir daqui para outra, se outra houver. Um grande abraço.

teresa dias disse...

"Recuso-me a morrer,
preciso de tempo para me descobrir
nas janelas de vida
que me acenam e sorriem do futuro."
Também eu, poeta, também eu!
Vida longa, Jaime!
E parabéns por mais um poema sublime!
Beijo e bom domingo.

SOL da Esteva disse...

Quem tem Vida, vive. Quem tem Amor, ama. Recuso qualquer desejo de despedida.
Forte este teu Poema. Parabéns.


Abraço
SOL

anamar disse...

Viva. Obrigada pela visita e resto de bom domingo, de chuva, logo conduz a um certo recolhimento para as suas leituras.

Beijinho

Alfredo Rangel disse...

Jaime, o tempo decorrido deveria ser reciclado, permitindo assim que pudéssemos salvar, de nós, todos os momentos em que a poesia nos abraçou... Grato pela visita e pela força...

By Me disse...

Quem se expressa deste modo não pode mesmo despedir-se! Ha-de perdurar na linha do tempo! Lembro a célebre frase; os que da lei da morte se vão libertando. Mesmo mortos, vivem incansavelmente. Porque a morte não existe, é o outro lado da vida.
Desperdício de tempo? ...não há memória que nos socorra. Este poema é profundo e remete-me para "Angústia para o jantar" . Entre os sonho e a realidade há aquele atalho que ficamos com a realidade e perdemos rasto ao sonho; as ideias brilhantes, os projectos... vamos perdendo coisas; como a" Viagem " de Sophia .... tema forte e interessante...para quem ainda reflete. O que falta.... sabe a pouco!
Grata pela visita e pelas palavras, é um enorme prazer e muito gratificante saber o que pensas e sentes, acerca daquilo que faço.
Boa semana, JP
Beijo

SOLIDARIEDADE disse...

O tempo nunca nos é suficiente para o pleno conhecimento do sentido de nossas vidas, das nossas paixões e amores. Nos resta o protesto e o inconformismo. Boa reflexão.
Abraços.

saudade disse...

Olá,
Podes sim recusar-te a morrer.... Pois um poeta nunca morre.... Ficará eterno nas suas palavras...
Boa semana Amigo....
Beijo de...
Saudade

manuela barroso disse...

Ah , se fosse possível descartarmos o que nos pesa e seguirmos caminhos em direção a leveza do poente ! Basta atiramos o saco de pedras ao chão e seguir o nosso rumo .
Será que iríamos tão leves assim ?
Beijinho, Jaime !

Daniela disse...

O titulo diz tudo! Aplausos ao seu poema!
=)
Bjinhos e noite quentinha
Por aqui com, Beleza rompendo o céu

Franziska disse...

excelente poema, señalo especialmente estos versos:

Recuso-me a morrer,
preciso de tempo para me descobrir
nas janelas de vida
que me acenam e sorriem do futuro.

Feliz semana. Un abrazo.

Ana Tapadas disse...

Uma solução excelente, num belo poema!
Beijinho

Emília Pinto disse...

Jå há muitos anos cantava Gilberto Gil, " Não tenho medo da morte, tenhom sim, medo de morrer " e eu também tenho, Jaime, mas não posso " recusar-me a morrer ", porque a vida nem sequer me dá o direito de pedir para me tirar este número que foi acrescentado ao 6 que já me acompanha há uns tempinhos; é só um numerozinho , mas...não adianta...andar para trás a vida não permite, varrer do nosso tempo vivido aquilo que não tem interesse nenhum, dando espaço para novos acontecimentos, novos tempos aqui neste planeta e assim ficarmos por cá lúcidos e fortes, também nunca foi visto e nunca será, por isso, Jaime, a única coisa que peço é que me dêem as flores enquanto aqui ando e não corram neste dia 1 de novembro para a minha casinha simples e humilde, cobrindo-a de velas e enfeites floridos. Nāo sei se vou ter tempo de me despedir, nāo sei se vou deixar saudades, não sei se vão chorar...não sei também se terei que pular algum muro e passar para o outro lado... se alguém estará à minha espera, se verei ou não aqueles que já se foram...não sei nada sobre essa terrivel morte....Só sei, amigo que não vale a pena pensar nela, não vale nada rezar a pedir que ela venha mansinha, suave, sem dor, porque a vida não ouve....a vida manda e quando ela quiser a morte chega e a nós....bem...só resta obedecer e
NUNCA RECUSAR. Depois destes dois poemas que acabei de ler, depois desta minha conversa, prometo que vou dormir sossegada, esperando que a vida me permita saudar o dia de amanhã. Dizem que os poetas não morrem, por isso, Jaime, podes ficar sossegado e também por seres poeta, vou-te desculpar pelo tema tão macabro. Beijinhos, amigo e até. ..
Emilia

Fá menor disse...

E... quantas vezes não morremos um pouco a cada dia!

Mas, é isso, é preciso levantar âncora e fazer-se à vida!

Beijinhos.

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Um poema lindo e forte no seu conteúdo e forma.
A recusa em morrer é um grito legítimo de quem sente que ainda tem muito a dar à vida!
Beijinhos,
Ailime

Caleidoscópio de Idéias disse...

Às vezes estamos quase a morrer afogados com tantas lembranças densas, tais estas que não nos fazem voar e ver além do muro que bloqueia a mente.
Como sempre, belo e profundo.
Abraços!

Smareis disse...

Olá Jaime!

Um poema muito inteligente. Gostei muito de ler.
Um abraço, um sorriso e um excelente mês de novembro.
Precisei me ausentar devido viagem de urgência, mas estou de volta. Tem nova postagem.
Escrevinhados da Vida

Teresa Almeida disse...

Eu também, caro Jaime, eu também! Amei.
Há até pedaços de vida que dispensaríamos, de bom grado, para ganharmos mais tempo - se de qualidade.

Beijos, meu amigo.

Ana Freire disse...

E que as janelas, nunca se fechem... e que permaneçam sempre abertas... para se respirar... futuro...
Ninguém morre... enquanto não for esquecido... apenas o esquecimento, mata verdadeiramente...
E eu não me vou esquecer, mesmo nada, deste poema... para o combinar qualquer dia, com uma das minhas janelas, que andei a fotografar nas férias... :-D
Vou já avisando... :-))
Um poema belíssimo, e muito bem construído, Jaime!... De quem sabe, realmente viver e valorizar a vida... sem se consumir, com o que em nada lhe acrescenta!... Adorei!!!
Beijinho
Ana

Agostinho disse...

O Poeta procura a alquimia do tempo, esse ladrão que nos rouba o pão comido. A humana pretensão no desejo de eternizá-lo numa oportunidade feliz.

Abraço.

Betonicou disse...

Oi Jaime! Me recuso a morrer, mas a morte nos acena e diz que esá a´espera no eterno. Somos teimosos e procuramos eternizar atravez de lindas escritas, assim como seu belo poema de recusa. Um grande abraço, amigo.