Translater

quinta-feira, 2 de julho de 2020

A vontade surda-muda de nos termos [286]



Na verdade, nunca foste minha.
Nem eu deveras fui teu.
A nossa entrega teve
as asas da liberdade dos pássaros vestida.

Antes disso, gostava sossegadamente
da essência das coisas e era feliz.
Era um gostar de alguém
que ama sem ter mais nada para amar.

Enquanto foste minha e eu teu,
sem o sermos, senti melhor e mais perto
o inteiro mar que nos olhava,
unos, ainda que esvoaçantes.
E fui ainda mais feliz,
porque me deste o sentir sem nada me retirar.

Agora que não te tenho, sem nunca te ter tido,
vejo que nada perdi do que me deste.
Sinto o mar como quando estava contigo.
Talvez porque, errantes, as nossas asas
se tenham tornado irrelevantes,
e sejamos, um do outro,
a vontade surda-muda de nos termos.


48 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia

Ter ou não ter eis a questão .... poética

Mais um fabuloso poema escrito por quem é possuidor de uma inspiração e criatividade poética superior.

Cumprimentos

Giancarlo disse...

Ciao Jaime, buona giornata.

chica disse...

Nooooooooossa! maravilhosa poesia e o tema palpitante! abraços, lindo JULHO! chica

Teresa Almeida disse...

Jaime Portela, este é um poema de elevado nível. Verdadeiramente execional, meu amigo. Há flashes fabulosos.

Um beijo.

Ps. Deixei um recado para ti no meu blogue.

Josélia Micael disse...

Bom dia!

Maravilhosos, todos os seus poemas amigo Jaime!
Este é mais um que é lindíssimo!
Beijo Fraterno:) Óptima Quinta feira.

Graça Pires disse...

As asas nunca se tornarão irrelevantes porque as palavras que escreve voam muito alto, meu Amigo Jaime. Belíssimo este ter sem ter...
Um beijo e cuide-se bem.

By Me disse...

Gostei! Mesmo muito interessante ! Como já vem sendo hábito, desde longe!

"Agora que não te tenho, sem nunca te ter tido,
vejo que nada perdi do que me deste." - Gostei ainda mais desta parte.

Um zero, será sempre um zero, venha disfarçado de rei ou príncipe...Só aos olhos dos cegos... vá para o espaço que é o seu lugar! Eh,eh,eh...

Querido amigo, continuação de uma excelente semana.

Beijo



A Paixão da Isa disse...

mas que bonito pois da que pensar gostei muito bjs

Marta Vinhais disse...

Apesar da partida, ficam as memórias de uma existência partilhada vivida por completo...
Interessante...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Cidália Ferreira disse...

Olá; Mais um poema brilhante! Obrigada pela partilha...
**
Luar em silenciada noite.

Beijo e uma excelente tarde!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Excelente e belo poema.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Karocha disse...

Lindo Jaime

Bjocas e bgs

NASSAH disse...

Maravilhosa poesia.. Bom dia

Andreia Morais disse...

Fiquei maravilhada com o poema! Sempre com a sensibilidade certa

Continuação de boa semana

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, amigo Jaime.
Poema lindo, sensível e fala com veemência o que sentes em seu coração, em sua alma, em seu corpo, "E fui ainda mais feliz,
porque me deste o sentir sem nada me retirar".
Quanta beleza nestes versos o amor incondicional.
Gostei muito, amigo poeta. Espero que esteja bem, continue se cuidando. Abraço!

Magui disse...

Definitivamente não pertencemos a ninguém.
Beijo

Isamar disse...

Olá Querido Amigo Jaime
Fico sempre surpreendida com a sua inteligência poética.
Este poema está fenomenal!!!
Fique bem, beijinhos!

Teresinha da Música disse...

Um poema sobre amores e ex-amores,achei que ficou muito lindo!! Feliz e abençoado mês de Julho para ti,muita paz e saúde!!

Manuel Veiga disse...

poema admirável, caro Jaime Portela
gostei muito da forma como o poema faz "a reversão" do sentido.

parabéns!
grande abraço

Dalva Rodrigues disse...

Amigo, sempre nos brindando com poemas maravilhosos que além de belos nos faz pensar, adorei!!
Penso que as pessoas apaixonadas geralmente não sabem lidar com as asas da liberdade, muitas vezes depois de tê-las já não conseguem aproveitá-la. A vida é cíclica, tudo muda o tempo todo, até os mares que parecem os mesmos não são, muito menos nós.
Obrigada pela leitura!
Boa noite, amigo!

Pedro Coimbra disse...

Poema de amor e saudade.
Tão português.
Aquele abraço, bfds

Sandra Figueroa disse...

Amor libre, sin ser siendo. Bello canto amigo, saludos.

Juvenal Nunes disse...

O sentimento de posse pode tornar a paixão doentia. Mas quando os amantes se entregam, sem nada retirarem um ao outro, o amor pode fluir com naturalidade.
Saudações poéticas.
Juvenal Nunes

Elvira Carvalho disse...

Muito interessante. Há pessoas que continuam presentes, mesmo quando partiram, porque nos ensinaram a ver e sentir de maneira diferente.
Abraço, saúde e bom fim de semana

LuísM Castanheira disse...

Um poema belíssimo dum amor sem posse
mas que pode possuir... para alem do voo,
para alem do mar...

Abraço, amigo (finalmente posso comentar)

silvioafonso disse...

Lindo, lindo jogo de palavras, poeta.
Gosto deste tipo de poesia, bonito e
verdadeiro, dentro do possível).
Quanto a seguir, meu poeta, te digo
que polícia e ladrão não fazem mal
maior do que u'a mulher enciumada.
Obrigado, prazer em conhecer tua
página e bom dia.

São disse...

Que te posso dizer que te não tenha dito já?....


Que desta vez voaste ainda mais alto do que já é teu timbre voares?
Então, digo-te ser este um dos teus mais belos poemas.

Beijo, meu Poeta, bom final de semana

Luísa Fernandes disse...

Olá amigo Jaime!
Simplesmente maravilhada com tão fabulosa inspiração poética.
Quando o amor e paixão se complementam sem se poder ter,
é um amor infinito que se vive sem se viver... que ao sentimento faz bem
e dá à alma um regozijar prazer. Lindo! Adorei, Parabéns Jaime.
Obrigada por me teres apelidado de Libelinha, sabes que até gostei!
Beijinho
Luisa


Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de muita paz, Rui!
Como você está? Desejo que muito bem.
Muito bem estruturada a magia do amor de uma forma diferente da habitual. Gostei da forma com escreveu um amor 'livre'.
Hoje passo para lhe desejar um final de semana abençoado!
Abraços fraternos de paz e bem

Artes Ideias e Dicas disse...

Boa tarde ...adorável poema.Eu nao sou entendida na poesia ,mas adoro ler poemas.

Ana Bailune disse...

Maravilhoso, Jaime. Ser sem compromisso de ter que ser.
Isso é ser de verdade.
Amei seu poema. Bom final de semana!

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Um belo poema em que a sua inspiração e criatividade estão presentes de forma genial.
Um beijinho e bom fim de semana.
Ailime

SOL da Esteva disse...

Efectivamente, ninguém é de ninguém. Mas o teu Poema conduz-nos muito além do ser ou não ser.
Excelente "meditação" Poética.
Parabéns, Jaime.


Abraço
SOL

Ygraine disse...

Oh how I adore this gorgeous poem, Jaime...the buried pain of loving, losing and remembering. Truly unconditional love, without possessing the loved one...so much more powerful than staying with the person for a lifetime after the passion has departed.
This is incredibly beautiful and deeply moving...it stirs the soul.😊😊

Have a magical weekend, my dear friend...and stay safe.

Kisses xxx

Fá menor disse...

Belíssimo!
Na verdade, "ninguém é de ninguém, mesmo quando se ama alguém".
Bom fim-de-semana!
Beijinhos, amigo Jaime!

Tais Luso de Carvalho disse...

Belíssimo, sentido poema, mas o apogeu deu-se no último verso:

Agora que não te tenho, sem nunca te ter tido,
vejo que nada perdi do que me deste.
Sinto o mar como quando estava contigo.
Talvez porque, errantes, as nossas asas
se tenham tornado irrelevantes,
e sejamos, um do outro,
a vontade surda-muda de nos termos.

Maravilhoso, meu amigo!
Um feliz fim de semana pra você!
Cuide-se.
Beijo.

Olinda Melo disse...


Caro Jaime

Nas suas palavras vê-se a contingência de se amar e deixar a liberdade
para quem se ama, sem peias ou amarras. E amar de verdade exige liberdade
de parte a parte. Asas para voar, de preferência em consonância com os
nossos mais caros desejos.

Poema belo. Adorei, meu amigo.

Abraço

Olinda

Humberto Maranduva disse...

Tal como diz a canção, "Ninguém é de ninguém"... mas todos almejamos uma espécie de "rêverie" suprema quando estamos perante a pessoa amada. Naturalmente que isto funciona para ambos os lados, mas como de rêverie se trata, depois desse instante de infinito, de felicidade partilhada, tudo volta à solidão que é própria da espécie humana.

Magnífico poema onde o amigo Jaime intuí todos estes fenómenos das relações humanas mais íntimas e sensuais.

Bom resto de Domingo.
Abraço

Amélia disse...

Mais um fabuloso poema,com um elevado nível de inspiração.Adorei ler.
Parabéns poeta!
Feluz domingo
Bj

saudade disse...

Na verdade nunca fomos um só, mas sinto como se tivéssemos sido.....
Gostei de te ler amigo.
Boa semana

Margarida Pires disse...

Olá Jaime!
Ter ou não ter!
Navegando na incerteza de um sentir tudo é mais intenso!
Lindo o seu poetizar!
Um abraço sorridente!💙🌷💙
Megy Maia🌈

Arte & Emoções disse...

Oi Jaime! Mais uma vez nos brindas com mais uma das tuas belas criações. Gostei, principalmente da estrofe abaixo:

Enquanto foste minha e eu teu,
sem o sermos, senti melhor e mais perto
o inteiro mar que nos olhava,
unos, ainda que esvoaçantes.
E fui ainda mais feliz,
porque me deste o sentir sem nada me retirar.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

JP

um poema belíssimo, um dos teu melhores, cheio de amor (platónico) ou simplesmente uma grande vontade de amar.

gostei bastante!

Desejo uma boa semana.

Saúde e paz.

Beijinhos

:)

Mariazita disse...

Vou te dizer um segredo :
ESTE é um dos teus poemas de que mais gostei - de todos!!!
Excedeste-te na perfeição e beleza de como abordas o tema de "amar em liberdade", que considero a mais perfeita forma de amar.
Parabéns, meu querido amigo Jaime!!!

RE - Alguns comentadores do meu último capítulo do "SEGREDOS" dizem desconhecer os personagens Jorge e Rui, homossexuais assumidos, a viverem juntos há anos.
Contudo, eles entraram em cena nos capítulos IV e V. Encontraram-se na entrada do prédio com a Nanda e estiveram um pouco à conversa.
É natural não os recordarem porque só agora reapareceram.

Cuida-te bem, porque o vírus ainda está vivo...

Desejo uma semana feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Vânia Moraes disse...

A poesia é viva em tuas palavras...

Donetzka Cercck L. Alvarez disse...

Que lindo seu poema ,amigo Jaime! Uma pérola!

Desculpe a demora da visita,mas estou só com o celular,sem laptop e com visão ruim. As letras ficam miúdas demais. Fiquei feliz ao ler seu comentário e o visual de seu espaço está maravilhosa!

Obrigada pela visita,mas volte mais vezes,pois continuo postando mesmo com dificuldade com o celular.

Beijos sabor carinho e uma quinta_feira de bênçãos!

Donetzka

Blog Magia de Donetzka

rosa-branca disse...

Lindo e "tão teu" este poema. Boa semana amigo Jaime e beijo com carinho

Ana Freire disse...

Absolutamente excepcional, este cativante desapego... em forma de declaração de amor...
Notável momento poético, Jaime! Parabéns!
Beijinho! Bom fim de semana!
Ana