Translater

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Supondo a salvação [332]

 

Supondo a salvação,

num renascer indiferente

aos preceitos divinos e humanos,

dei os passos para me condenar

num amor proscrito.

À chegada dos meus passos

o teu corpo curou-me das feridas,

a tua boca derramou fragrâncias

nas minhas cicatrizes,

a tua crença abriu uma nesga de luz

na noite da minha inquietação

e os teus olhos atearam o meu deleite.

Foi a minha bênção pós-moderna,

a libertação, a medrança e o declínio,

o avizinhar do meu fim.

Moldei a vida tal como o futuro

sintetiza o mundo sem limites.



39 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Excelente poema amigo Jaime, gostei.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Marta Vinhais disse...

Uma declaração de amor... naquele espaço que nada ou ninguém perturba....
Porque é só nosso...
Brilhante como sempre.
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

São disse...

Nunca deixes de moldar a vida nem de nos oferecer tão belos poemas.


Te abraço , meu querido Poeta

Maria Dolores Garrido disse...

Belo poema, Jaime, com muitos traços redentores (salvação,renascer, libertação, nesga de luz...), ainda que mais pessimista no final. Mas a vida tem, naturalmente, as suas fases 'sem limites'.
Abraço e um dia feliz.

Dalva Rodrigues disse...

Lindo poema, Jaime!
Adorei conhecer a palavra "medrança"!
Seria o amor a salvação da humanidade?
O amor em qualquer tempo pode ser a salvação ou a perdição, é uma doce ilusão de satisfação real nos momentos que são verdadeiramente vividos, no entanto, são finitos, penso eu.
Abraço, amigo, bom final de semana!

Cidália Ferreira disse...

Fantástico, o seu poema!! :)
-
O silêncio incita o coração...
-
Beijos e um excelente dia!

" R y k @ r d o " disse...

Poema lindíssimo que me fascinou ler. Saber moldar a vida não é causa fácil. Gostei mesmo muito. Li e reli.
.
Abraço fraterno
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Juvenal Nunes disse...

Viver virado para o futuro é sempre a melhor postura que se pode adotar, porque a vida não pode parar nem se compadece com perdas de tempo estéreis.
Abraço poético.
Juvenal Nunes

silvia de angelis disse...

Una serie di speciali immagini del profondo, che rendono immensamente raffinata questa lirica
Un sorriso,silvia

Roselia Bezerra disse...

À chegada dos meus passos

o teu corpo curou-me das feridas,

a tua boca derramou fragrâncias

nas minhas cicatrizes...

Boa noite de paz e saúde, amigo Jaime!
Muito lindo é o Amor agindo em nós por inteiro e verdadeiramente. Poema belo e sensível.
Tenha um amanhecer abençoado!
Abraços fraternos

Porventura escrevo disse...

Bravo Jaime
Um poema de vistas largas
Virado para o futuro
Gostei

Maria Lucia (Centelha) disse...

Grande poeta és tu Jaime Portela . Seu poema é docemente inspirador pra essa aqui que o lê, porque é muito mágico sentir as palavras mais enxergá-las nos versos.
Parabéns poeta .
Beijos poéticos !!

J.P. Alexander disse...

Bello poema para pensar mientras mientras logramos un mañana mejor. Te mando un beso

Pedro Coimbra disse...

Gosto da vida.
Esta, aqui e agora.
Abraço, bfds

Lua Singular disse...

Oi Jaime
Como sempre fazendo poesias lindas
Parabéns amigo, você é demais
Beijos no coração
Lua Singular

Sandra Figueroa disse...

Profundo y bello poema amigo Jaime. Saludos.

Graça Pires disse...

Só o amor redime assim, é verdade.
Gostei do poema, meu Amigo Jaime.
Bom fim de semana com saúde.
Um beijo.

Kinga K. disse...

Amazing words ❤

SARA disse...

Olá Jaime!
O poema é muito bonito como tal eu vivo só o presente hoje para mim o ontem já passou o amanhã não existe e só me resta mesmo o hoje e eu gosto de viver assim sem me preocupar claro que trabalhei muito para chegar aqui e tenho que todos os dias pensar da mesma maneira e olha que é muito bom um bjo e lindo fim de semana.

Beatriz Pin disse...

Amores passados são como a auga que passa e que ja não move muínho.
Voltar atrás para segundas voltas, não da resultado. Melhor seguir de frente e dar oportunidades novas ao que o vivir nos depare.
Um poema que refrexa esa experencia, expresada coa sabiduría dum poeta que sabe transmitir o que sente.
Abraço e bo fin de semana, Jaime

Giancarlo disse...

Buon fine settimana

stella disse...

Bellisimo poema Jaime, leerlo es dejarse atrapar en tus versos, te felicito
Buen fin de semana
Un abrazo
Carmen

R's Rue disse...

Great. So nice.

eli mendez disse...

Belleza de poema
A veces
una mirada
una persona
nos devuelve la vida
y la esperanza
Besos Jaime
bonito fin de semana

SOL da Esteva disse...

Excelente declaração de Amor.
"[...] À chegada dos meus passos
o teu corpo curou-me das feridas,
a tua boca derramou fragrâncias
nas minhas cicatrizes,
a tua crença abriu uma nesga de luz
na noite da minha inquietação
e os teus olhos atearam o meu deleite. [...]".
O futuro está já ali á frente.
Parabéns

Abraço
SOL da Esteva

Nal Pontes disse...

Belo poema. Bom dia querido. Abçs

NARDtheNERD disse...

hi, hope you are doing well :)

Fá menor disse...

Que todas as feridas sejam curadas.

Bom fim-de-semana!
Beijinhos, amigo Jaime.

Isamar disse...

Continuo a deliciar-me com as suas tão inteligentes palavras.
Um poema estrondoso, que demonstra um enorme talento poético.
Belíssimo!!!
Querido Amigo Jaime desejo-lhe um Domingo muito feliz.
Beijinhos

José Carlos Sant Anna disse...

Bela estética para traduzir esta experiência do sujeito de enunciação. Muita sensilidade na criação das imagens. Gostei do poema!
Um abraço, caro poeta!

Fê blue bird disse...

Boa noite, amigo Jaime,

Um amor proscrito que condenou o poeta, mas não a poesia.
Leio sempre tudo o que escreve, com fascínio e admiração.

Um beijinho, feliz semana!

Toninho disse...

O moldar a vida é uma bela arte Jaime.
Bonita e profunda inspiração no recriar-se.
Abraços e boa semana.

Maria Rodrigues disse...

O amor nos envolve, molda e nos faz renascer.
Belíssimo poema
Beijinhos

Ana Freire disse...

Um poema fantástico!... O amor revela-nos mesmo um mundo sem limites... pois quando é verdadeiro... tende a ser maior do que a própria vida...
Mais uma inspiração de excelência, Jaime! Parabéns!
Deixo um beijinho, e votos de uma excelente semana!
Ana

Ygraine disse...

Oh how utterly beautiful, Jaime...a love that neither time nor the arrows of fate can spoil...a love that is beyond limit, that renders the human heart immortal!
WOW!!!😊😊
Thank you so much for your wonderful comment on my blog, my dear friend...it has brought me so much comfort...

Have a great day, dear friend!

Kisses xxx

Teresa Almeida disse...

Moldas a vida numa poética arrebatadora.

Parabéns, amigo Jaime.

Beijo.

manuela barroso disse...

Só um grande amor cura grandes cicatrizes num domínio pleno das palavras elas também cicatrizantese
Belíssimo, Jaime .Bji para ti

Ailime disse...

Boa tarde Jaime,
Um poema de amor muito belo!
Parabéns pela inspiração!
Beijinhos,
Ailime

Parapeito disse...

Gostei muito.
que sejamos pois como o oleiro que molda com as suas mãos e ciência o barro.
Abraço*