Translater

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Diz-me [420]

 


Diz-me,
esboça nos lábios uma sílaba muda
de humana hesitação
que eu saberei ler os teus sinais.
Franqueia-me
as tuas verdades eternas,
pousadas em alicerces de realidade
ou assentes em areias de volúvel incerteza.

Diz-me,
esboça a ilusão da fantasia,
no limbo por onde erras
ou no redil cercado de lobos que evitas
em dias de sóbria embriaguez,
sem que as gargalhadas
alarmem a virtude do teu ser,
essa força dispersa que por vezes
te sacrifica o cordeiro feliz
no altar da fraqueza.

Diz-me,
esboça o teu ser entre o preto e o branco,
num crescendo de cores
sem espetros de céu e de inferno,
sem levantar muros
ao bálsamo da madrugada,
e foge do veneno das trevas,
mosto das mil cepas que moldam o vinho
que produzes e bebes.

Diz-me.
Não sou eu, és tu que tens de ouvir.

 

© Jaime Portela, Julho de 2022

32 comentários:

Marta Vinhais disse...

Diz tudo ou nada....
Porque o corpo tem que se escutar no delírio da paixão...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Porventura escrevo disse...

Um diálogo forte e unívoco.
Com argumentos bastante intensos.
Gostei Jaime.

Os olhares da Gracinha! disse...

Diz_me e eu procurarei entender!
👏👏👏... Bj

" R y k @ r d o " disse...

E ela do alto da sua muda e sóbria embriaguez responde: NÃO DIGO... rsrsrs

Mais um poema deslumbrante de ler.
Abraço .

Olinda Melo disse...


"Diz-me
És tu que tens de ouvir"

Eis o corolário das estrofes acima, em
que o poeta se espraia. Ele sabe tudo,
tem a certeza de tudo. A Musa é que se
tem de convencer dessa verdade
insofismável, que se recusa a aceitar...

Belo!

Abraço, Jaime
Olinda

Cidália Ferreira disse...

Gostei bastante da publicação :))
-
Coisas de uma vida

Beijos, boa tarde.

Maria Lucia (Centelha) disse...

Porque é dessas estrofes que guardam o segredo do poema que somente será revelado no final é que eu gosto e aplaudo!
É um estilo primoroso ao qual poucos chegam, poeta Jaime Portela. Ha poemas que desde o início dos versos, nem é preciso continuar a ler. O óbvio nos tira aquela ansiedade gostosa, aquela faísca que se tornará incêndio ao término da leitura. E tu, és mestre nessa arte.

Beijos com admiração, poeta.

Lucia disse...

Olá caro Jaime.
Muito bom poema.
Diz-me tu.
Boa noite pra você
Beijo!

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amigo Jaime, um belo poema
que vale a releitura!
Seu poema, "Diz-me" é inspirado e belo, aplausos!
Uma boa sexta-feira, com muita saúde e paz.
Grande abraço.

Ailime disse...

Boa noite Jaime,
Um poema magnífico repleto de emoção que muito apreciei.
'Diz-me' um dos seus melhores poemas.
Beijinhos,
Ailime

Caterina disse...

Uno stilt unico, ermetico e affascinante. Bravissimo Jaime, come sempre!

... disse...

THIS POEM TITLED " TELL ME " IS SIMPLY FANTASTIC

brancas nuvens negras disse...

Uma tentativa de pedir a alguém que se dê a conhecer.
Um abraço.

Roselia Bezerra disse...

Eu saberei ler os teus sinais.

Olá, amigo Jaime!
Feliz de quem encontra alguém que sabe ler os sinais no outro com atenção e delicadeza.
Tenha um novo dia abençoado!
Abraços fraternos de paz🕊️

Tais Luso de Carvalho disse...

Boa noite, amigo Jaime,
mais um dos seus lindos poemas que leio aqui,
gostei imenso, aplausos daqui, amigo!!!
Um final de semana com muitas inspirações!
Beijo, amigo.

J.P. Alexander disse...

Profundo poema. Es dificil escuchar y comunicarnos a veces. Te mando un beso

Pedro Coimbra disse...

Há já alguns anos puxei uma menina pelo braço para ser ela a ouvir.
Mas não gostei da resposta.
Abraço, bfds

Graça Pires disse...

O que te digo, meu Amigo Jaime, é que gosto imenso deste belíssimo poema.
Tudo de bom para ti.
Um beijo.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei deste belo poema.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Cláudia disse...

Gostei, nem sei explicar por quê.
Mas cada um lê e absorve a energia à sua maneira :)

Bom fim de semana

Rui Luís Lima disse...

Caro Jaime
Gostei de ler este poema, que convida sempre a uma nova leitura.
Bom fim-de-semana!
Um abraço!

Fatyma Silva disse...

Digo-te, amigo Jaime
Quer belissimo poema, aplausos!

A você e família, desejos de um feliz fim de semana.
Um abraço.

SOL da Esteva disse...

Sublime, Jaime. Um Poema sublime.
Diz-me tudo de ti ou guarda-te no silêncio.
Assim, sim!
Parabéns, Amigo.


Abraço
SOL da Esteva

Paula Saraiva disse...

Gostei bastante.

Tenha uma ótima tarde. Beijinhos

Manuel Veiga disse...

o amor e a paixão cantados num belo poema
abraçao, amigo Portela

Mário Margaride disse...

Olá, amigo Jaime,
Um poema sublime, onde os sentidos e as emoções se encaixam e se entrosam, num apaixonado diálogo.

Gostei muito.

Votos de um excelente fim de semana, com muita saúde.
Abraço amigo.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Meulen disse...

No solo de palabras se aprende a leer al otro, sino de sus gestos, su hacer y ese decir velado que nunca se sabe bien si habla de verdad o de fantasías...
sin dudas conocer a otro nunca ha sido fácil y muchas veces se deja llevar por ese momento , mejor los gratos que los insensatos , pero aceptarse cual somos es una verdadera batalla ...
Pero es bien cierto que debemos aprender a escuchar.

Buen fin de semana-

Regina Graça disse...

Diz-me o poema que, o silêncio oculto entre cada síliba, é magnífico!

Beijinhos, bom domingo

São disse...

Digo-te : continuo gostando muito de te ler!

Beijinho, boa semana

:)

Ana Freire disse...

Um poema belíssimo, em que esta sucessão de apelos, nos remete para uma série de cenários poéticos de grande intensidade emocional!
Gostei imenso! Finalmente passando de novo, por aqui, depois de uma fase mais ausente, também numa série de outros cantinhos... mas... o tempo tem andado bastante ocupado com outras prioridades... sobretudo, desde que o mundo começou a ficar estranhamente diferente... e as rotinas de então, ainda não puderam ser completamente recuperadas...
Deixo um beijinho e votos de um feliz domingo!
Ana

Fá menor disse...

Gostamos sempre que nos digam algo. Mas nem sempre nos sabemos dizer a nós próprios.

Beijinhos e boa semana!

MARILENE disse...

Pedidos que não precisam ser atendidos, eis que a leitura da musa é profunda e perfeita. Um final soberbo!!! Parabéns pelo rico poema! Abraço.