Translater

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Neste vale à concertina [578]



O que me vale

é este sol que não me queima,

a bordalesa deste Lima a verdegar

e a serenata das Festas da Senhora da Agonia.

 

O que me estraga

é a lampreia a nadar em vinho verde,

a chieira das mordomas de peito dourado

e as caldeiradas bem regadas na Ribeira.

 

O que me encanta

é a chuva abençoada no verão,

a vaca das cordas que estranhamente não escorna,

as papas e o sarrabulho limianos.

 

O que me salva

são as moçoilas das veigas da Areosa,

de Santa Marta, da Meadela ou de Carreço,

que dançam melhor o vira de socas

que as bailarinas do Bolshoi de meias pontas.

 

O que me engorda

é a broa, a sardinha e o cozido à portuguesa,

o bacalhau que já não é da nossa seca

e tudo o que é bom e que faz mal.

 

O que me adoça

é a torta de Viana em qualquer lado,

as Bolas de Berlim do Natário

e o pão de ló que o Jorge Amado amava.

 

O que me enleva

é este Minho sempre verde

no vira que não vira na amizade

e já não vira varapaus às bordoadas.

 

O que me dói

é este mar que é um cemitério

de pescadores que não voltam

deixando órfãos e viúvas sem amparo na Ribeira.

 

O que me alegra

é o canto aguerrido ao desafio

de Barreiros e Canários

que abundam neste vale à concertina.

 

O que me inspira

é o pegar das palavras pelos cornos

mesmo ditas sem capa nem espada

sem trompetes nem passo dobles

das noites de tertúlia no Taurino.

 

 

© Jaime Portela, Setembro de 2024


28 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Quando entrei na idade adulta o meu pai resolveu oferecer-me um lauto jantar - arroz de lampreia no Restaurante O Alfredo.
Só eu e ele.
Infelizmente detestei.
Desde o cheiro ao sabor.
Um abraço, boa semana

São disse...

Mas que poema !!

Fazes uma linda pintura sobre esse Minho que também me encanta.

E que comamos por muito tempo o que sabe bem e faz mal.

Meu amigo, abraço e boa semana :)

chica disse...

Há coisas que fazem bem, outras que não gostamos, outras nos alimentam e outras queremos longe ver...
Fiquemos com as coisas boas e doces! linda poesia! abraços, ótima semana! chica

silvia de angelis disse...

Osservazioni molto personali, e intense, messe in bella poesia.
Un caro saluto

Graça Pires disse...

Aqui se diz o que se gosta o que enleva o que salva, o que dói, o que encanta, tudo o que mostra o poema com um imaginário variado e inspirador.
Uma boa semana.
Um beijo.

Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Jaime!
Todos temos algo que nos vale, estraga, encanta, salca, engorda, adoça, enleva, doi, alegra...
Creio que o melhor é ficarmos com o que nos inspira.
Você aproveitou a inspiração de forma plena.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos

Cláudia disse...

Bonito poema!

Boa semana

Marta Vinhais disse...

Um poema dedicado ao Minho... que encanta a alma...e liberta as palavras...
Beijos e abraços
Marta

Mário Margaride disse...

Uma bela homenagem às tradições minhotas, amigo Jaime. Em especial às festas e romaria de Viana do Castelo.
Gostei bastante.
Abraço amigo, e feliz semana.

Mário Margaride

brancas nuvens negras disse...

Caro Jaime, este poema funciona como um atractivo que nos leva a ir lá, onde está, a experimentar tudo aquilo que descreve. Algumas coisas serão desaconselhadas mas, é só uma vez.
Boa semana, aproveite.
Um abraço.

JoAnna disse...

Olá Jaime, me inspiro em bons poemas, lindas poesias. Saudações, tenha uma boa semana meu amigo!

Anónimo disse...

O que me encantou foi ter lido um poema que é um hino à Vida (com cacha alta) e que tu construíste, estrofe a estrofe, numa sucessão admirável porque simples, mas deslumbrante.
Meu caríssimo Jaime, mais poeta do que engenheiro (penso eu), com este encadeamento do «o que me...» deste uma lição de que afinal não é difícil escrever Poesia: basta ser Poeta!
Abração
Henrique

AMALIA disse...

Te felicito por tan buen poema.
Un abrazo.
Feliz semana.

ematejoca disse...

Hino admirável à bela região do Minho.
Fiquei com uma lágrima saudosa no olho.
Abraço de boa noite 😘

Lucia disse...

Olá caro Jaime.
Um bonito poema
Muito bom poeta Jaime.
Boa semana pra você.
Beijo!

Janita disse...

Um poema encantador que espelha na perfeição todo o amor do Poeta ao Minho verdejante.
O Minho festivo, alegre, da boa gastronomia, que enleva e adoça, não só o palato mas também o coração.
Um poema delicioso e terno. Adorei!

Um beijinho com votos de muita saúde e alegria, Jaime!

Silent Movie - ©Theda Bara disse...

The deceptive sun of our emotions often distracts and lulls us.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.

Vivir y dejar Vivir...Liz disse...

Querido Jaime, precioso poema, me encantó
Te felicito poeta.
Abrazos y te dejo un besito

J.P. Alexander disse...

Lindo poema uno se emociona con las pequeñas cosas. Te mando un beso.

lis disse...

Que bonita poesia ,Jaime
me deixou a encantar a enlevar a adoçar a me inspirar e
me alegrar O que não quis mesmo foi engordar.
Adorei, amigo poeta
e deixo um abraço

Isa Sá disse...

Bonito poema. Parabéns pelas escrita!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Andre Mansim disse...

Amigo poeta, confesso que não entendi muita coisa do texto.
Muitas palavras e nomes desconhecidos.
Mas também confesso que é um poema muito bonito.
As vezes não precisamos entender tudo para admirar e reconhecer a beleza.

Um abraço.

Malania Nashki disse...

Lo he leído varias veces para comprender el mensaje en este expresivo poema.
"Lo que me deleita

Es la bendita lluvia del verano" Y lo que me pone triste : "Este mar es un cementerio." Así es la vida querido amigo Jaime, y como decimos por acá "Una de cal y una de arena" Lo bueno y lo malo de nuestros días con alegrías y tristezas.
Un abrazo enorme y buena semana.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde JP
Um poema muito talentoso,falando nas festas no vinho na lampreia e muito mais numa homenagem ao Minho, muito bem conseguido.
Gostei muito de ler.
Boa semana com saúde e harmonia.
Um beijo
:)

Olinda Melo disse...

Bem. Apetece-me ficar aqui e ler e reler
este poema tão bem ritmado, que foca
as coisas boas e as menos boas mas
tudo faz parte da vida.
Momento feliz que me é dado viver,
através da leitura, neste rio sem margens.
Boa semana, amigo Jaime.
Abraço
Olinda

Mona Lisa disse...

Inspirado na beleza minhota, "cantaste" um hino poético de todas as sensações por que passas ao "provares" todos os seus "sabores" !
Parabéns!
Beijinho, Jaime.😘

Ane disse...

Adorei ler teus versos! O melhor da vida é o que me encanta, me salva, me engorda...Um abraço!

Kinga K. disse...

Es muy sentimental :D