Cala-te,
a tua presença é excessiva
e lamento ser obrigada a ver-te.
Anseio que sejas lembrança apenas
e não enxame de aparências
que me rodeia de mentiras
como se eu fosse uma colmeia.
Deixa-me,
só de imaginar que te posso sentir
há um deserto sem oásis
onde nem camelos há
para que me turvem a água
onde tenho vontade de te afogar.
Vai-te,
encontras sempre razões
onde não há mais que insultos
a iluminar as tuas mãos
habituadas à violência
e ruído vomitado pela tua boca
a insistir na humilhação.
Se tu não vais, vou eu,
fartei-me da vergonha
de verem um lar desfeito.
Adeus,
estou sem coragem de te matar
antes que me tires a vida.
© Jaime Portela, Maio de 2026
44 comentários:
Se tu não vais, vou eu... (haja coragem) !!! 👏e boa semana Jaime 😘
Muito violento.
E sentido.
Abraço, boa semana
Gostei, dá vontade de dizer estas palavras a algumas pessoas :P
Boa semana
Boa tarde meu querido amigo Poeta Jaime. Muito obrigado pela visita e comentário. Parabéns pela sua poesia. Desejo uma excelente tarde de segunda-feira e um grande abraço do seu amigo carioca.
Un testo molto intenso e doloroso, che trasmette una relazione diventata soffocante e distruttiva.
Colpisce il senso di esaurimento emotivo e il bisogno urgente di liberarsi da un legame che fa male.
Buona settimana
Belo e fdorte recado e não há como não o entender ! Linda semana! abraços, chica
Bela poesia. Gostei bastante.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Un poema conmovedor e intenso.
Impactante lo que transmite.
Muy buenas tus letras.
Un abrazo.
Muy feliz nueva semana.
De facto, há muita gentinha que bem precisa destas palavras.
Gostei bastante deste excelente poema, amigo Jaime. Muito oportuno, sem dúvida.
Deixo os votos de uma excelente semana, com tudo de bom.
Abraço de amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Este poema tem uma dor muito crua e sufocante. Sente-se o desgaste emocional, o medo, a humilhação e ao mesmo tempo aquela necessidade urgente de quebrar o ciclo e fugir antes que seja tarde demais .
Beijinho na alma,
Daniela Silva | Alma Leve
Este poema tem uma dor muito crua e sufocante. Sente-se o desgaste emocional, o medo, a humilhação e ao mesmo tempo aquela necessidade urgente de quebrar o ciclo e fugir antes que seja tarde demais.
Beijinho na alma,
Daniela Silva | Alma Leve
Olá caro Jaime.
Um poema intenso
Eu escreveria que às vezes esse sentimento de raiva, sei lá, me vem a mente.
Vontade de apertar o pescoço de alguém, só passa na mente.
Muito bom amigo poeta.
Boa semana.
Beijo!
Até pra uma briga você faz uma linda poesia!
Parabéns poeta.
Uma boa semana
Forte abraço!
É melhor dizer-lhe com voz sonante e convicta:
"Por qué no te callas?"
Um abraço, amigo Jaime.
Boa semana
Gostei de ler! Os meus parabéns!
Bjxxx,
Pinterest | Instagram | Blog
Um poema muito forte, enérgico e impactante ao extremo!
Também inquietante, onde é demostrada a realidade da vida.
Parabéns Jaime, você constrói as palavras com muita sapiência!!
Abraços e uma ótima semana!! :))))
Formidável poema, caro Jaime! Um poema duro e intenso. Sente-se o peso da dor, do desgaste e da coragem necessária para dizer “basta”! Versos fortes que mexem com quem lê.
Boa semana, um abraço. 👏🏻
Há pessoas que precisam ouvir essas palavras, Jaime ótima semana abraços.
Es duro el poema.
Está escrito desde las entrañas.
Es poesía terapéutica.
Versos libertadores e viscerais do poeta.
Abraço das margens do rio Douro.
Olá, Jaime
Ir e quanto mais depressa melhor.
Poema que impacta pela violência das
palavras. Mais vale virar as costas e não
dar troco.
Continuação de boa semana.
Abraço
Olinda
Em determinadas situações, o melhor é mesmo ter coragem para romper com elas.
Gostei muito do poema.
Abraço, meu amigo, boa semana.
A cena do teu poema é aquele momento em que o copo transborda. Em que o diálogo já não existe e o respeito já acabou e amor então, já passa longe. Vai-te.
Talento não lhe falta para a escrita. Parabéns por mais um bonito poema.
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Olá Jaime,
Forte seu poema, mas há situações que não devemos insistir e quando mais rápido for melhor será.
Feliz dia, meu amigo.
beijos
Boa tarde Jaime,
Um poema magnífico construído por metáforas de palavras fortes e sentidas, dirigidas com certeza a um determinado sujeito (ou vários), mentecapto e que só diz e faz asneiras.
Também estou farta. O mundo anda farto...
Que se cale e vá embora!
Beijinhos e Parabéns pela excelência do poema.
Emília
Ciao, Parole forti e dolorose che trasmettono la necessità e il bisogno di liberarsi da un legame malato.
Buona settimana
Rakel
Numa tensão crescente desde o verso inicial "Cala-te" o eu lírico revela o peso do sofrimento e da exaustão nos versos que se seguem e culmina com o medo da morte.
O poeta se vale imagens fortes para traduzir mortificação em que vive a dama.
Um abraço, caro poeta!
Tradução: Um texto muito intenso e doloroso, que retrata um relacionamento sufocante e destrutivo.
Transmite a sensação de exaustão emocional e a necessidade urgente de se libertar de um vínculo doloroso.
Tenha uma boa semana!
Tradução: Olá, palavras fortes e dolorosas que transmitem a necessidade e o desejo de se libertar de um vínculo tóxico.
Tenha uma boa semana
, Rakel.
Intenso, a coragem necessária para o rompimento. Nem sempre é fácil, chegamos a morrer por dentro por não sermos capazes de terminar.
Um abraço.
Feelings of discontent are humanity's thin line between reality and insanity.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
Um poema duro e forte, um desalento total, quase ódio.
Deixo um abraço.
:(
Bem sufocante esse Adeus .Separação física que assinala dor excessiva. Que seja só poesia .Um abraço Jaime ,todos os abraços.
Jaime, ton texte est intense, profondément émouvant. On y sent une douleur qui cherche à se libérer, avec des images fortes qui frappent comme des éclats d’orage.
Tes mots portent une vraie puissance poétique et une sincérité bouleversante.
Avec toute mon admiration poétique
Bisou
Veronique
Dorido!... um aperto no coração.
Haja coragem para mandar ao ar relações tóxicas!
Mas não é fácil... por uns motivos ou por outros, não é fácil.
Beijinhos, amigo Jaime.
A passar por cá para desejar bom fim-de-semana!
Isabel Sá
Brilhos da Moda
As crianças adoram circos, tanto para ver os palhaços como até para ver oa animais, mas, há circos e circos e o que nós estamos a ver, sinceramente, não agrada a ninguém; apetece-nos colocar esses " palhaços " ( com muito respeito para estes senhores ) na arena e soltarem -lhes as feras. Como bem dizes, temos de os mandar calar; já ninguém os aguenta de tanta asneira que lançam pela boca fora e parece que isso lhes dá maior visibilidade,. Quanto mais loucos, mais aparecem e nós, se não taparmos os ouvidos, ficamos também loucos; não sou pessoa de vomitar, mas às vezes dá vontade. Eu não sei quem queres calar....isso só tu sabes, mas, seja quem for, o melhor é insistir ou então, virar as costas. Há tanta gente a quem queremos dizer " cala-te " que, qualquer interpretação que dermos a este teu poema servirá, não é verdade, Amigo?. Já cansei de mandar calar e por isso, agora, afasto-me, caladinha; não é fácil, mas é necessário.
Um beijinho, Jaime e fica bem, com saúde e muita calma...
Emília 🌻🌻🌻
Olá, amigo Jaime.
Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana com tudo de bom.
Abraço de amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Um poema muito duro, onde não se vislumbra a mais pequena possibilidade de reconciliação.
Bom fim de semana.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes
Imperativo e forte. Silenciar quem deve ser silenciado por abusos de posição, é necessário e urgente.
Magnífico este teu ilustre Poema de grande intervenção.
Gostei.
Parabéns, Jaime.
Abraço,
SOL da Esteva
As I once wrote in a haiku:
"When something suffocates our soul
And our mouths refuse to speak,
We poets have paper and pen to save us!"
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
Palavras duras e cruéis. Quantas vezes nos apetece dizê-las a alguém que incomoda o nosso viver.
Tudo de bom, meu Amigo Jaime.
Um beijo.
Hay que darse cuenta a tiempo
cuando decir basta! y seguir rumbos distintos...antes que se perturbe
y agrie todo el resto de la vida...
Saludos.
Enviar um comentário