Translater

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

O alento desta arte de esperar [298]

 

O alento desta arte de esperar,

paciente, está no feitiço da voz

do último silêncio e nos muros de finura

que entre nós interpões.

 

Díspar estátua,

salto os muros desatentos

e subo ao telhado

para escorregar pela caleira.

Ao cruzar com a janela,

passo leves os meus dedos

a chiar no vidro dos teus lábios.

 

Diva e gelatina,

atiras-me beijos em queda livre,

que me acertam em cheio

como um vaso de flores

no caminhante indefeso.

 

Com a arte deste alento,

vou tentando

e esperando que te lances da janela

e dês aos meus braços

o que me roubas faz tempo.



42 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Mais um excelente poema de que gostei.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Marta Vinhais disse...

Esperar é uma arte... É uma certeza, uma vontade, é a paixão a despontar...
Repito-me, mas a verdade é que é um poema brilhante...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Poesia Portuguesa disse...

Esperar, é uma arte, sem dúvida.
Escrever sobre ela, ainda é maior.
Gostei muito.
Um abraço

" R y k @ r d o " disse...

Sempre sublima na arte de bem escrever poesia. O meu elogio e aplauso. Poema lindíssimo.
.
Cumprimentos

Ana Freire disse...

A arte de esperar... é a que todos mais temos vindo ultimamente a exercitar... com a vida num limbo, desde que um pequeno ser... nos fez sentir a todos infinitamente pequenos... e nos tem feito voltar uns contra os outros por esse mundo fora, ainda mais do que o habitual, quais capuletos e montéquios... por tudo e qualquer coisa, no momento, enquanto nos continua a manter seus reféns... mas há que manter mesmo o alento... pois já se vislumbram no horizonte bons motivos para tal...
Adorei este poema, que nos remete para belos cenários poéticos, românticos e esperançosos!...
A arte da boa poesia, é que está sempre bem patente por aqui!...
Beijinhos, Jaime! Continuação de uma boa semana!
Ana

Roselia Bezerra disse...

Boa tardinha outonal, Jaime!
Tão bonito o desejo saudoso que almeja ser alcançado pelos mais belos gestos amorosos.
Que seja curta a espera e contemplada!
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos

Andreia Morais disse...

Adorei, particularmente, a intensidade da última estrofe!
Belíssimo, como sempre

Continuação de boa semana

Cidália Ferreira disse...

Um poema simplesmente brilhante! Parabéns!
:)
-
Cores matizadas, alegres ciprestes
-
Beijos, e uma boa noite:)

Diná Fernandes disse...

Boa noite poetamigo Jaime,
Admiro profundamente sua arte poética, as metáforas usadas são de beleza rara.

" Diva e gelatina,
atiras-me beijos em queda livre,
que me acertam em cheio
como um vaso de flores
no caminhante indefeso."

Lindeza poética de altissimo nível.

Meu abraço com votos de noite repousante de outono.

Magui disse...

Saber esperar é uma virtude.
Beijo

Fá menor disse...

Gostei do encadeamento das palavras - uma arte, mas de poetar com talento.

Beijinhos.

Pedro Coimbra disse...

Uma espera que confesso começa a desesperar.
Aquele abraço, bfds

alfacinha disse...

Um poema brilhante, é arte poético.
Infelizmente é
Esperar uma atitude que o homem moderno não tem.
Abraço

Graça Pires disse...

A linguagem do poema a levar-nos a saltar os muros desatentos, subir ao telhado para escorregar pela caleira para espreitar o Poeta com o feitiço na voz. Lindíssimo, Jaime!
Muita saúde.
Um beijo.

N A S S A H disse...

Brilliant poem i loved

Dalva Rodrigues disse...

Jaime, suas metáforas são maravilhosas, não tem como não se encantar com elas, meus parabéns mais uma vez.
Lendo seu poema lembrei-me de em amor platônicos de minha adolescência, sempre no mesmo horário, lá estava eu a espiar no cantinho da janela para ver o moço passar, mas ele não descia pelas calhas a me beijar.
Abração e aplausos, poeta! E bom final de semana!

Isamar disse...

Olá querido amigo Jaime,
As suas palavras, que constroem estas inteligentes frases, compõem uma poesia de um nível excepcional.
Adorei (para não variar) mais este belo poema!
Desejo-lhe um excelente fim-de-semana!
Tudo de bom, beijinhos!

A Paixão da Isa disse...

pois hoje em dia é mesmo espar mais um lindo poema bjs

teresa dias disse...

"O alento desta arte de esperar,
paciente, está no feitiço da voz
do último silêncio e nos muros de finura
que entre nós interpões."
Inspiradíssimo, poeta meu amigo.
Gostei MUITO!
Beijo, fica bem.


Andreia e Jéssica disse...

Um belíssimo poema
Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/

MARILENE disse...

Jaime, você deu arte à espera em nome da realização de um claro desejo. O caminhante indefeso mantém abertos os braços, o que se faz quando tudo vale a pena. Amei seu poema. Abraço.

vieira calado disse...

É um poema que revela muito sentimento.

Gostei.

Saudações outonais!

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Gostei da postagem, amigo!
Gostei do novo layout!
É um Scotch puro malte
Curtido em barril antigo,
Cujo sabor eu consigo
Traduzir com precisão:
Este teu espaço, irmão,
Se identifica comigo!

Belo novo layout e magnífica postagem! Parabéns! Abraço fraterno! Laerte.

Sandra Figueroa disse...

La espera de amor es desesperante. Magnifico poema amigo Jaime. Saludos.

Maria Rodrigues disse...

Saber esperar é uma grande virtude.
Maravilhoso poema
Bom fim de semana
Beijinhos

LuísM Castanheira disse...

Do novo layout gostaria de dizer que e' alegre e bem conseguido. Bela pintura cubista.(nao conheço)
Do poema, a espera e' uma arte que, por vezes - quase sempre - desespera.
Mas ainda bem que há uma certa ironia nesta forma de escorregar (quando a queda e' certa e sabida) só para se encontrar um olhar...
Uma serenata, era o que eu tentava, mesmo sem afinação, mas com com os bombeiros por perto.
Bem construído, e agora deu-me para divagar, ao que o poeta me leva...)
Um bom fim-de-semana
Abraço

Teresa Almeida disse...

A janela é o ponto estratégico deste filme. E é tão insinuante que os braços se abrem, confiantes que o poema neles se despenhe.

Gostei imenso.

Um beijo, meu amigo Jaime.

Elvira Carvalho disse...

Saber esperar é uma arte, que às vezes compensa.
Abraço, saúde e uma boa semana


À margem:
Já tenho o computador em casa, veio ontem e em 6 horas encerrou-se 8 vezes. Depois esteve desde as 5 horas até à 1 da manhã sem se desligar; Esta manha em quatro horas desligou-se 6 vezes o que quer dizer que se não está na mesma, está pouco melhor apesar de desta vez eles me dizerem que substituíram uma peça. Noto diferenças, está mais rápido e o ecrã de encerrar voltou a ser azul. Passara a verde quando o problema começou. De modo que amanhã vai de novo para a loja.

Lia Noronha disse...

Jaime : a espera pode ser mesmo uma arte...porque desenvolve em nós habilidades que sequerimaginávamos possuir...e nos faz criativos...ao imaginar o porvir com infinitas possibilidades. Confesso que viajei nos seus versos.
Abraços carinhosos diretamente do meu canto reflexivo-poético.

Mariazita disse...

Este belíssimo poema tem imagens deliciosas!
Imaginar alguém a descer por uma caleira e, pelo caminho, passar os dedos, amorosamente, pelos lábios que antevejo ávidos de beijos.
E não só esta, mas muitas outras frases, são uma verdadeira ode à beleza.
ADOREI, querido amigo Jaime.

Continuação de Feliz Terça-feira e uma boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Manuel Veiga disse...

muito bem! um belo poema,
como é teu timbre

forte abraço, Caro Portela

luar perdido disse...

Diz o povo que: "Quem espera desespera" - "Saber esperar é uma virtude" - "Quem espera sempre alcança".
Querido amigo Jaime... qual deles eleger?

Eu gosto do segundo, porque me parece que quem tem a calma e a serenidade para esperar acaba alcançando o que deseja. E, mesmo quando isso não acontece, deu-nos capacidades que ajudam no dia-a-dia duro que enfrentamos.

Gostei imenso deste teu poema, meu amigo! Foi um "deslizar" pelas palavras que me levaram a bom porto.

Beijo de Luar

Teresa Isabel Silva disse...

Bonitas palavras...

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Ana Tapadas disse...

Inalcançáveis são as divas, mas belo é o poema!
Beijinho, caro amigo.

Majo Dutra disse...

Retribuindo o comentário de 22 de Junho, no A Vivenciar, que agradeço.

Tanta criatividade e talento! Maravilha de poema, Jaime.

Uma boa semana e que tudo te corra pelo melhor.

Abraço amigo.
~~~~~

Emília Pinto disse...

Nunca tive muita paciência para esperar, amigo, Jaime, mas, com o passar do tempo, com a maturidade que a idade nos dá, aprendi que tenho de esperar se não quiser seguir o caminho sozinha. Mas, pensas que foi fácil? Não...não foi e ainda é um bocado dificil. Tenho a mania de estar pronta antes da hora, sair com bastante antecedência e isso começou a trazer-me problemas, mas...confesso, sofro para me atrasar ; incrível...sofrer para atrasar e assim evitar discussões com o meu " mais que tudo" que há 44 anos consegue irritar-me com a sua paciência e calma. E sabes o que dizia a minha mãe? Que o pontual era ele e não eu; ser pontual, segundo ela, é estar à hora certa e não antes da hora. Bem..tudo isto para te dizer que devemos saber esperar e, em se tratando de amor, ainda se torna mais necessário. Não gosto de esperar, nem de fazer esperar, mas o certo é que tenho conseguido equilibrar as coisas, pois 44 anos já se passaram e os dois têm feito um esforço para que os horários sejam cumpridos a gosto. É uma arte, sem dúvida, mas quem disse que a verdadeira arte é para todos? Bem...a arte da poesia é para ti, Jaime, disso não há qualquer dúvida, Um beijinho e SAÚDE para todos ai em casa
Emília

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

excelente poema de que gostei bastante
esperar é um meio de conseguir
e o Poeta consegue tudo (ou quase)
boa semana.
beijinhos
:)

São disse...

Detesto esperas , tanto próprias como alheias.


Só te desejo que consigas mesmo o que esperas, meu amigo.


Te abraço

Ana Simões disse...

Tão lindo o poema... quem espera sempre alcança ...
Felicidades querido amigo.
Beijos

Pedro Luso de Carvalho disse...

O poeta tem mesmo razão, difícil é a arte da espera.
Há que se ter paciência.
Um abraço, amigo Jaime, uma boa semana.
Pedro

Ulisses de Carvalho disse...

Do chão ninguém passará, não é mesmo, Jaime?
Convém às vezes se lançar sem receio!
Um abraço.

Porventura escrevo disse...

Esperar é uma arte.
Escrever sobre a espera ainda é mais complicado..
Gostei